Inadimplência de IPVA e DPVAT é pauta de audiência pública em Dormentes

por Carlos Britto // 15 de dezembro de 2011 às 11:37

Nesta  sexta-feira (16) será realizada uma audiência pública em Dormentes (PE) para tentar solucionar o problema de inadimplência da população com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, ou por sua carga, a pessoas Transportadas ou Não (DPVAT).

Os vereadores da bancada de oposição, Fernando de Josimara (foto) e Betinha, solicitaram uma audiência pública para tratar do assunto, depois que a população pediu auxílio à Câmara de Vereadores de Dormentes.

Segundo a vereadora Betinha, as dívidas de alguns condutores ultrapassam o valor do veículo. “O maior número de transportes em situação irregular é de motocicletas, até porque hoje ela substitui o jegue. Os pequenos produtores utilizam as motos para transportar seus produtos da roça para vender no centro da cidade, e com a moto apreendida fica inviável”, declara a vereadora.

Foram convidados para a audiência pública os deputados Fernando Filho e Gonzaga Patriota (federais), além de Odacy Amorim, Adalberto Cavalcanti e Silva Costa Filho (estaduais), para discutirem de que forma será resolvido problema da inadimplência do IPVA e do DPVAT, no município.

“O que nós queremos é que o poder público se sensibilize com a situação destas pessoas, com o perdão parcial ou total da dívida, como aconteceu nos estados do Piauí e do Ceará”, afirma Fernando de Josimara.

Inadimplência de IPVA e DPVAT é pauta de audiência pública em Dormentes

  1. jorgilson cabral disse:

    cobrar 400,00 reais de emplacamento de uma moto, e assalto a mao armada, continuem votando nesses politicos sem compromisso com o povo.

    1. Rafael Macedo Coelho disse:

      em pernambuco o valor do ipva é muito alto,.
      no ceará o valor é bem menor.

  2. Salustiano disse:

    Que bom! Se conseguirem perdão da divida entro na justiça pra conseguir isenção de pagamento de DPVAT E IPVA..Afinal eles não são melhores nem mais bonitos do que eu!!!

  3. Luiz Carlos disse:

    Engraçado…os caras usavam jegues e passaram a usar motos…se nao tem dinheiro pra pagar licenciamento volta a usar jegues, uai!! Quer dizer que querem não pagar e continuar usando??? muito engraçado…pior que os politicos acham que eles tem razão…

  4. Wenderson disse:

    Tubo bem com a sensibilidade, mais as leis de transito são para todos e devem ser cumpridas, é fácil em tempos de eleições convocarem reuniões para eliminar o debito dos veículos. Vamos ficar atentos nesse caso pois qualquer coisa vamos entrar na justiça e pedir isenção do IPVA e DPVAT, se eles conseguem nos também conseguimos, e com argumento é mais fácil.
    Vamos tentar reduzir os impostos para toda uma nação e não e não para uma pequena parte em busca de fazer nome nas próximas eleições.

  5. PRA QUE TER SEM PAGAR disse:

    O povo de Dormentes como sempre!! Sempre querendo dar calote. Até um dia desses, a agência do Banco do Brasil de Afrânio estava impedida de fazer qualquer tipo de empréstimo pelo motivo do pessoal de lá estarem inadimplentes no referido orgão (BB).

    A SOLUÇÃO PRA QUEM DEVE, É PAGAR ou PAGAR!!!!

  6. Adalberto Bruno Filho disse:

    Para conhecimento.

    08/12/2011 21h38 – Atualizado em 08/12/2011 21h38

    Secretaria da Fazenda de Pernambuco convoca 60 mil devedores do IPVA
    Órgão espera arrecadar R$ 60 milhões com o pagamento dos débitos.
    Inadimplentes têm até 30 dias para realizar a quitação da dívida.
    Do G1 PE

    Donos de carros que não pagaram o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) devem ficar atentos. Sessenta mil pessoas, em todo o Estado, estão sendo convocadas a regularizar o débito. Quem não quitar a dívida poderá receber uma notificação e ter o valor do imposto duplicado. A Secretaria da Fazenda de Pernambuco espera arrecadar R$ 60 milhões com o pagamento dos débitos.

    De acordo com o diretor da Receita Tributária, Benedito Santos, os convocados já começaram a regularizar suas dívidas. “Em torno de 35 % dos contribuintes que receberam a carta pagaram à vista antes da notificação. Este é um dado muito importante para dimensionar o efeito da cobrança”, afirma.

    O engenheiro José Afonso Teles deixou de pagar o IPVA por dois anos e foi ao Detran – Departamento de Trânsito, acertar o pagamento da dívida. “Se eu for notificado a taxa duplica. E ela duplicando, o prejuízo é muito maior”, diz.

    Um total de 60 mil devedores foram escolhidos como alvos preferenciais da Secretaria da
    Fazenda. São os que devem há mais tempo ou têm as dívidas mais altas. As convocações continuam sendo enviadas pelos Correios, para lembrar o quanto devem do imposto.

    A carta também informa aos inadimplentes que eles têm até 30 dias para pagar o imposto com multa de 15% mais os juros pela taxa Selic. Os que não fizerem o pagamento nesse prazo serão notificados, a multa passa a ser ainda maior e o valor da dívida duplicado. A Secretaria da Fazenda espera que boa parte dos devedores atendam à primeira convocação.

    Pernambuco tem uma frota de 1,8 milhão de veículos, sendo que 15% deles estão com atraso no Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores. A taxa deve ser paga mesmo se o veículo não estiver sendo usado.

    G1 – Secretaria da Fazenda de Pernambuco convoca 60 mil devedores do IPVA – notícias em Pernambuco

    Atenciosamente,

    Ricardo Olímpio Lira

    Coordenador Detran Plaza

    Fones: 81 3184-8823 (Coord)

    81 3184-8821 (Controle Qualidade)

    81 9488-2900 (Coord)

    E-mail:rol@detran.pe.gov.br

  7. EU ACHO disse:

    realmente o valor é alto por ano,mas tem muitos que não pagam devido o comodismo que se acumulou durante anos.Se compro um veículo devo ter a consciência do devo pagar todos os anos.O problema é que as pessoas achavam que o interior nunca iria ser Brasil.pois as leis de trânsito são iguais para todos e nã é de agora.

  8. A verdade disse:

    A verdade é que quem tem veiculo tem que pagar e pronto!Não adianta fernando achar que vai resolver isso!Com conversinha bonito.Oque o povo tem colocar na cabeça isso é obrigatorio e politico néi um vai fazer vc pagar mais barato ou libera pra andar atrasado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários