Ex-prostituta famosa em Arcoverde será homenageada pela Câmara de Vereadores

22

Nena CajuínaUm acontecimento curioso envolvendo a Câmara de Vereadores de Arcoverde, no Sertão pernambucano, tem causado polêmica e gerado os mais diversos tipos de comentários entre moradores do município.

No último dia 15 de abril, a Casa aprovou por unanimidade uma proposta de homenagem à empresária Nivalda Rafael de Siqueira, mais conhecida como Nena Cajuína, uma prostituta famosa da cidade. Ela receberá a Medalha de Honra ao Mérito Cardeal Arcoverde, a mais alta comenda entregue pelo Legislativo, dada a personalidades que possuem serviços prestados no município.

O projeto é de autoria da parlamentar Célia Cardoso (PR), que não esconde a admiração por Nena. “É uma mãe de família, que veio de Custódia e começou a trabalhar cedo, lavando prato nas casas noturnas, para sobreviver. Ela trabalhou a vida inteira para dar uma vida digna aos filhos”, explica.

Conhecida por quase todos em Arcoverde, a homenageada também costumava ajudar às prostitutas que não tinham condições de criar os filhos. Uma dessas crianças, inclusive, foi adotada ainda recém-nascida pela vereadora, graças ao intermédio de Nena.

Prostituta assumida, dona Nivalda, hoje com 64 anos, começou no ramo aos 13. Atualmente, é proprietária de um bar no bairro de São Cristóvão, conhecido na região como “Colégio”, de onde tira seu sustento. Ela teve três filhos, sendo que apenas um deles, um pastor evangélico, continua vivo.

“Eu já tive muito cliente, mas hoje eu só vendo minha cervejinha mesmo”, diz. Além do bar, Nena ainda costuma montar barracas para comercializar bebidas em eventos que acontecem na cidade.

Preconceito

Mesmo com a homenagem da Câmara, o preconceito ainda existe nas ruas. Com certa frequência, Nena é alvo de piadas e, mesmo assim, não perde o bom humor típico de quem tem muitas histórias para contar.

“Tem homens que eram apaixonados por mim e hoje me chamam de vó, de tia”, revela. “Antigamente, quem tinha filho homossexual trazia os meninos para mim e eu dizia que era tudo macho. Quando chegavam perguntando, eu dizia logo que o menino tinha ‘ficado’ com umas três na mesma noite”, lembra, aos risos.

Apesar de a proposta da homenagem já ter sido aprovada, a data para a entrega da medalha segue indefinida. O motivo: Nena Cajuína mostra um pouco de resistência em receber pessoalmente a comenda. No entanto, a vereadora Célia Cardoso está certa de que ela irá ceder. Recentemente, uma moradora da cidade teria dito para dona Nivalda que ela não merecia receber o “diploma”, referindo-se à medalha. A resposta veio de imediato: “Minha filha, eu já tenho esse diploma desde os 13 anos”, brinca. (Fonte/foto: G1)

22 COMENTÁRIOS

  1. O Brasil tá no caminho certo?! acho que a opinião publica realmente perdeu o senso moral. Aí mulheres, querem ser homenageadas? naum estudem, virem “ps!

    • Quantos prostitutos e prostitutas, verdadeiros bandidos da politica brasileira já receberam honra semelhante? A hipcrisia fede. Parabenizo a veradora pela coragem da indicação e seus colegas pela aprovação unanime da mesma.

  2. Inversão total de valores na sociedade!
    Não julgo o que essa senhora fez para criar seus filhos. Mas, homenagem a quê mesmo? Qual o motivo? Tantas mães batalham para dar vida digna aos seus filhos, lavam roupas, fazem faxina, catam papelão para reciclar…E o que tem de especial, nessa senhora para receber um homenagem na câmara dos vereadores? o Fato de ter sido prostituta?

  3. Acho que nessa cidade os vereadores estão sem pauta, não querendo desmerecer a senhora mas homenagem se faz á pessoas que realmente contribuiu, ou fez algo de grandioso pela cidade.

  4. É curiso tamanho interesse desta vereadora colocar o nome desta antiga prostituta para ser homenageada, provavelmente lhe deve favores por ter adotado uma filha que ela lhe deu…vamos ser coerentes, apesar da camera de vereadores não estar recheada de pessoas éticas e com moral não devemos esculhambar e sair homenageando prostitutas, ladorões etc…

  5. Não é ético para o ser humano, em qualquer cultura, ter aversão a pessoa que moralmente tem o procedimento mau. Todos têm o direito de ser privilegiado um dia. É nessa hora que a insensibilidade aparece como um intrusa só para atrapalhar quem é privilegiada um dia ( feliz)?!.

  6. Estes são os políticos que o povo escolheu e vai continuar escolhendo. Não podemos mais ficar criticando os políticos se sabemos que nós os colocamos lá.
    BRASILEIROS, TOMEM VERGONHA NA CARA!

  7. Nada contra a profissão que ela escolheu. Mas esse ato desta vereadora sem princípios, só faz com que nós MÃES que
    – ralamos duro no dia a dia,
    – sem tirar dinheiro de nenhum Pai de família
    Fiquemos envergonhadas com políticos do tipo dela, ainda partindo de uma mulher.
    Imagino como devem estar a MULHERES QUE VOTARAM NESTA VEREADORA.
    Lastimável. Impeachment nela mulheres !!!

  8. Realmente não merece comentários. Lastimável mesmo. Homenagem de que mesmo? Que horror. Ela não quer receber pois sabe que não tem merecimento nenhum. Viram o que ela respondeu a senhora que disse que ela não merecia? Pela resposta se tira a qualidade da homenageada. Deve ter deixado muitas mães chorando e muitos filhos com fome tomando seus maridos e pais. Que país é este?. Os vereadores estão mesmo perdendo o juízo com os altos salários que perderam a noção.kkkkkkkkkkkkkkk

  9. Nada mais justa a homenagem. Assim como comerciantes, empresários, autônomos, vendedores de cachorro quente, pastores evangélicos (e mais uma renca de profissionais liberais, assalariados, autônomos) são homenageados pela Câmara de Vereadores, essa senhora também merece a homenagem. Não sejam hipócritas: na hora de se apresentar como guardião da moral e dos bons costumes, todo mundo sabe; agora, na hora de ir pro colo da Nena procurar pelas meninas, ninguém quer assumir.

    Parabéns à vereadora pela homenagem inusitada, mas de valor.

  10. EU GOSTARIA QUE TODOS OS HIPÓCRITAS QUE CRITICAM A EX-PROSTITUTA, FOSSEM PESSOAS TEMENTES A DEUS JEOVÁ E A ELE OBEDIENTES, NO ENTANTO NEM A DEUS CONHECEM E NEM SEGUEM OS MANDAMENTOS DE JESUS CRISTO, SENÃO AGIRIAM DE OUTRA MANEIRA.

  11. Melhor seria se vcs,se preocupa-se com as ratazanas que estão acabando com o dinheiro do brasil, nas câmaras municipais,federais no senado federal e no palácio do planalto,pois kd dia que se passa estamos,ficando na miséria e o povo tá cego,com esta bolsa esmola.Que Deus d~e inteligencia a nosso povo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome