Comitê incia debate da nova metodologia de cobrança da água bruta do São Francisco

por Carlos Britto // 10 de fevereiro de 2017 às 21:04

A minuta da nova metodologia a ser aplicada na cobrança pelo uso da água bruta do Rio São Francisco e o planejamento de sua apresentação e discussão entre os representantes dos diversos segmentos de usuários dessa água foi o ponto de pauta dominante da primeira reunião da nova Câmara Técnica de Outorga e Cobrança (CTOC) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).

A reunião com os integrantes da nova CTOC foi realizada na cidade de Maceió (Alagoas), no início desse mês de fevereiro. O tema da atualização da cobrança e sua nova metodologia foi introduzido por técnicos da empresa Gama Engenharia, após meses de pesquisa, trabalho de campo, entrevistas e compilação de dados.

Presente à reunião, o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, destacou a qualidade do trabalho realizado e sua utilidade “como plataforma sólida capaz de animar uma discussão mais objetiva e criativa na definição do modelo atualizado e sustentável de cobrança na calha do Rio São Francisco, através da introdução de parâmetros que estimulem o uso de tecnologias e práticas mais avançadas para o uso racional dos recursos hídricos”.

A reunião foi marcada por uma intensa discussão na qual os porta vozes dos diferentes segmentos de usuários explicitaram observações críticas, concordâncias e, em alguns pontos, opiniões convergentes ou conflitantes sobre o conteúdo da nova metodologia, elogiando, no entanto, a abrangência e profundidade do trabalho realizado.

Consultas

Como desdobramento prático do debate, foi aberto um período de consultas durante o qual a CTOC poderá receber contribuições dos membros da Câmara e do Comitê, até que nova reunião – a ser realizada no início do mês de abril – possa definir a minuta final da metodologia a ser apresentada à Diretoria Colegiada do CBHSF. Completando a pauta da primeira reunião da CTOC, a situação atual do Cadastro de Usuários da Água do Rio São Francisco foi objeto de uma primeira abordagem para os novos integrantes da CTOC. Nesse sentido a necessidade de uma ampla atualização desse cadastro foi unanimemente apontada como uma das tarefas do CBHSF para o ano de 2017. (foto/divulgação)

Comitê incia debate da nova metodologia de cobrança da água bruta do São Francisco

  1. Joaseiro disse:

    Chegou 2017 e a sede do comitê continua em Maceió, mesmo essa cidade não fazendo parte da Bacia do Rio São Francisco. Onde está o MPF que não ver isso e não entra com uma ação contra essa ilegalidade? E a Agência Nacional de Águas (ANA) vai continuar aceitando uma aberração dessa?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários