Comissão de Direitos Humanos aprova projeto sobre “cura gay”

por Carlos Britto // 19 de junho de 2013 às 08:20

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados aprovou ontem (18), por votação simbólica, o projeto de decreto legislativo que autoriza o tratamento psicológico para alterar a orientação sexual de homossexuais, chamado de “cura gay”. A matéria segue agora para análise da Comissão de Constituição e Justiça.

O relator da proposta, deputado Anderson Ferreira (PR-PE), argumentou que a proibição fere a Constituição. “A regulamentação tem graves implicações no plano jurídico e constitucional”, frisou.

Suplente na comissão, o deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA), participou do debate e disse que a votação do projeto da “cura gay” é inócua. Segundo ele, a comissão não tem prerrogativas para deliberar sobre disposições do Conselho Federal de Psicologia. “Estamos aqui brincando, me parece que está clara aqui a esterilidade do debate. É preciso que o tema tenha alguma relação com uma prerrogativa concreta do que se está propondo. Não podemos discutir aquilo que não pode ser revogável por esse Poder”, ponderou.

O projeto de decreto legislativo foi aprovado depois de várias tentativas de votação frustradas. O projeto, que está sendo chamado de projeto da ‘cura gay’, propõe a suspensão da validade de dois artigos de uma resolução do Conselho Federal de Psicologia, em vigor desde 1999.

De autoria do deputado João Campos (PSDB-GO), o projeto quer suprimir um dos trechos da Resolução nº 1/99, que proíbe os profissionais de participar de terapia para alterar a orientação sexual e de atribuir caráter patológico (de doença) à homossexualidade. Os profissionais também não podem adotar ação coercitiva a fim de orientar homossexuais para tratamentos não solicitados. (Fonte: Agência Brasil).

Comissão de Direitos Humanos aprova projeto sobre “cura gay”

  1. Observadora disse:

    Oh! Quantas pessoas inteligentes administrando o nosso país. Só que não!

  2. Marivaldo disse:

    Mudar o SUBCONSCIENTE que é a mente interior (O EU SOU) da pessoa que já nasceu com a mente masculina em corpo feminino ou mente feminina em corpo masculino é muito difícil, inclusive impondo leis sobre isso, pois depende do livre arbítrio do ser em condição homossexual e seu caminho evolucional espiritual e que na maioria só deixará essa condição depois que morre.
    Na maioria das vezes se você perguntar ao homossexual como ele deveria ter nascido, ele lhe responderá que deveria ter nascido num corpo que sua mente vive no momento. E a melhor CURA para o homossexual é deixá-lo viver e agir em paz segundo seus pensamentos. Por outro lado, erros, crimes e pecados que alguns cometem, muitos héteros também cometem!

  3. claudio herminio da silva disse:

    EU ACHO QUE TUDO ISSO E ,FALTA DE DEUS PORQUE DEUS . DEIXOU ADAO E EVA .NO PARAISO . DEUS NAO DEIXOU . HOMEM SEXUAL.LESBICA . EU ACHO QUE A HUMANIDADE VAI ACABA . PORQUE HOMEM COM HOMEM E MULHER COM MULHER. E FIM DO MUNDO QUE DEUS .TENHA COMPAIXAO DE VOCES.

  4. CUCA BELUDO disse:

    o SUS nao consegue curar uma virose, vai “curar gay”???

    sei nao…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários