Coluna do Blog

por Carlos Britto // 25 de abril de 2018 às 07:22

Paulo Valgueiro e a descoberta da roda

O líder de oposição na Casa Plínio Amorim, Paulo Valgueiro (MDB), levou a plenário na sessão de ontem (24) a gravação de uma entrevista concedida pelo diretor de benefícios da Prefeitura de Petrolina, Pedro Caldas, concedida a um programa matutino da Rádio Jornal do Commercio, em que diz claramente que o prefeito Miguel Coelho colocará cargos comissionados para pedir votos aos seus irmãos pré-candidatos, Fernando Filho (DEM) e Antônio Coelho, nas eleições deste ano. Tais cargos seriam preenchidos no lugar daqueles que seriam indicações do ex-vereador Pérsio Antunes (Solidariedade) e Coronel Heitor Leite (PP).

Em seu discurso, Valgueiro alega que a prática incorreria em crime eleitoral. O efeito da denúncia, no entanto, só chocou quem não conhece os mecanismos de uma administração pública.

Cargo comissionado é prerrogativa de qualquer gestor público e pode ser substituído de acordo com os interesses (inclusive políticos). Esses cargos exonerados pelo atual prefeito Miguel Coelho foram indicados por aqueles que, hoje, não são mais seus aliados. Portanto, não haveria sentido mantê-los.

Valgueiro reforça a denúncia como se fosse algo revelador. Como se o ex-prefeito Julio Lossio (REDE), seu aliado, ou como se outros ex-gestores não tivessem utilizado o mesmo expediente. Talvez o equívoco resida no fato de que, em vez do próprio Miguel ter informado sobre essas exonerações, quem o fez foi um cargo comissionado.

Mas daí atribuir esse fato somente à atual gestão é o mesmo que ter descoberto a roda ou a pólvora em pleno século 21.

Vereador quer melhorias na Avenida Adolfo Viana

Principal avenida de acesso ao Centro de Juazeiro (BA), a Adolfo Viana carece de melhorias e a situação foi colocada pelo vereador Charles Leal (PDT) na Câmara Municipal. O vereador sugeriu ao prefeito Paulo Bomfim que seja construída uma pista para que os ciclistas possam trafegar com segurança pela avenida chegando ao Centro, bem como seja incluído no projeto um novo projeto de arborização.

Pernambuco de Verdade

Depois de visitar mais de 80 cidades dos Sertões do Pajeú, Moxotó, Araripe, São Francisco, Agrestes Setentrional, Meridional e Central, Zonas da Mata Norte e Sul, a bancada de oposição na Alepe está de volta com o Pernambuco de Verdade à Região Metropolitana. Os parlamentares vão mostrar as obras paralisadas no Recife pelo Governo Paulo Câmara.

Mais uma audiência

O deputado estadual Odacy Amorim (PT) quer trazer a Petrolina a Comissão de Agricultura da Alepe no intuito de debater uma suposta ‘cartelização’ no preço da gasolina na cidade. Odacy já havia comprado essa briga ao promover uma audiência desse tipo, há alguns anos. O resultado disso, na prática, como se vê, foi zero. Evidentemente não é culpa do deputado, mas o petrolinense anda cético que dessa vez funcione.

Há controvérsias

Aliado do prefeito de Petrolina Miguel Coelho (PSB), o vereador Ronaldo Cancão (PTB) saiu mais uma vez em defesa do gestor, ao afirmar que nenhum antecessor dele fez tanta obra num primeiro mandato como Miguel. Teve colega de Cancão que, em off, contestou. “Guilherme Coelho também fez”.      

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários