Coluna do Blog

0
Foto: reprodução internet

Uma usina e diversas opiniões

Este Blog publicou ontem (1) que, nas missas de domingo, na igreja Nossa Senhora do Ó, em Itacuruba (PE), Sertão de Itaparica, o padre Luciano Aguiar não deixa de tocar no assunto da Usina Nuclear. “Eu sempre falo sobre o tema. Somos contra a usina porque acreditamos na defesa da vida. O povo indígena será deslocado. Alguns já vivem em estado de miséria.”

Em 13 de outubro, o religioso entregou pessoalmente uma carta ao papa Francisco, após cerimônia de canonização de Irmã Dulce, no Vaticano. “Tive sorte. Consegui entregar a ele uma carta que fala dos problemas da instalação da usina aqui. Um assessor já entrou em contato conosco, e estamos esperando para falar com o papa”, relatou o padre.

Mas essa peleja está longe de terminar. É que no sábado (30/11) em Petrolândia (PE), também na região de Itaparica, o deputado Alberto Feitosa (SD) falou sobre os resultados positivos da possível instalação da Usina Nuclear em Itacuruba.

Dentro do tema, o parlamentar abordou exemplos de usinas existentes na Europa, nos Estados Unidos, na Ásia e na Argentina. Também falou dos impactos sociais, econômicos e culturais refletidos na vida dos cidadãos brasileiros que se beneficiam do investimento em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, que neste ano foi escolhida como Patrimônio Mundial, Natural e Cultural da Unesco, bateu o recorde na produção de sardinha do País, além de ser um grande polo turístico nacional.

Quando esclarecemos o assunto, mostrando exemplos, a população se mostra receptiva à possibilidade de instalação de uma Usina Nuclear. Isso mostra que a negação vem pela falta de conhecimento do tema por algumas pessoas, e dizer ‘não’ a um investimento de tamanha capacidade de transformação positiva na vida dos cidadãos, principalmente uma população tão sofrida como os sertanejos, é negar a melhoria de vida de milhares de pessoas. Dizer ‘não’ à usina é dizer não à vida“, afirmou Feitosa.

Como se pode notar, todo lado acha que está certo e o fim da celeuma, com direito a toda angústia, parece estar ainda bem longe.

Ação ousada

Repercute ainda em Salgueiro uma ação de um criminoso invadindo um depósito de gás e furtando o dinheiro, que foi flagrada por câmeras de segurança. Para evitar a captação das imagens, o suspeito chegou a quebrar as máquinas e saiu do local com a quantia de R$ 700. Segundo informações, o alarme do depósito teria sido acionado, avisando aos proprietários por meio do celular. A Delegacia de Polícia Civil de Salgueiro vai investigar o caso.

Tem que tá na fita

O presidente do IPA, Odacy Amorim, quer mesmo entrar no jogo eleitoral. Neste fim de semana fez circular um vídeo criticando o governo municipal pela forma como a nova empresa de ônibus chegou à Petrolina. É a luta para ficar em evidência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome