Artigo do leitor: “Psicólogo não é pra maluco?”

por Carlos Britto // 29 de fevereiro de 2016 às 21:36

Em mais um artigo enviado a este Blog, a psicóloga Paula Bezerra (foto) fala sobre a importância da psicologia no dia a dia. No texto, ela tira algumas dúvidas frequentes da população e destaca várias esferas de atuação desses profissionais.

Acompanhem:

Já se foi o tempo em que as pessoas pensavam: “psicólogo é pra doido”. Trazendo uma definição, a Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais. No Brasil, a profissão foi regulamentada em 27 de agosto de 1962. No entanto, muitas pessoas ainda perguntam: “para que serve a psicologia?” Sabemos que, no dia a dia, vivemos expostos a fatores estressantes e conflitantes consigo mesmo, com familiares, amigos, na escola, no trabalho, e que podem causar alguma alteração de ordem emocional. Frente aos turbilhões de possibilidades, as pessoas podem se sentir entristecidas, confusas, desestimuladas e necessitarem de ajuda profissional para superação das dificuldades. O psicólogo é um profissional capacitado para acolher, escutar e ajudar o indivíduo a refletir, avaliar a sua situação e intervir sobre ela.

O psicólogo pode estar presente em variadas esferas profissionais, como por exemplo, na Psicologia Clínica estuda os transtornos mentais e suas manifestações psíquicas.  É o espaço no qual o cliente/paciente pode expressar seus conflitos, medos e sofrimentos. Atua através da prevenção, psicoterapia, aconselhamento, avaliação, diagnóstico, encaminhamentos, entre outros. Atende crianças, adolescentes, adultos e idosos. Na Psicologia da Educação, atua contribuindo com melhoras nos processos de ensino e aprendizagem. Na Psicologia do Trânsito estuda o comportamento humano e processos psicológicos, com a finalidade de desenvolver intervenções para melhorar a segurança do trânsito.

Atua ainda em outras áreas, como Psicologia Organizacional e do Trabalho, Psicologia Hospitalar, Psicologia Social, Psicologia Jurídica e Forense, Neuropsicologia, Psicologia do Esporte, Psicologia Ambiental, entre outros. O objetivo final da Psicologia é a saúde mental das pessoas, para que estas possam ter uma boa qualidade de vida.

Paula Bezerra/Psicóloga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários