Artigo do leitor: Osvaldo Coelho, além do seu tempo

por Carlos Britto // 06 de novembro de 2015 às 14:01

zé carlos moura e osvaldoAmigo de longas datas do ex-deputado Osvaldo Coelho, o médico e professor da Univasf, José Carlos Moura, é mais a destacar o legado deixado pelo líder sertanejo para a região.

Confiram:

Conheci Doutor Osvaldo Coelho em 1980, quando cheguei nesta região. Nesta década, fui a uma recepção do Presidente da República na casa de dona Josefa Coelho, ainda viva. Conheci Nilo, Osvaldo, Geraldo, Augusto Paulo e José Coelho. Percebi que ali se encontravam vários abnegados e predestinados a fazer o bem pelo Sub-Médio São Francisco. Através de Washington Barros e Giuseppe Mucinni, tive maior aproximação com Paulo e Osvaldo Coelho e posteriormente Geraldo Coelho.

Deus colocou esta família com a grande missão de transformar o Sub-Médio São Francisco em “um lugar de referência para o crescimento desta região”, e eles fizeram uma verdadeira revolução cultural. Com Osvaldo Coelho evoluí para uma amizade fraternal, fui contaminado por sua visão humana, progressista e sobre maneira, pela sua constante preocupação com a melhoria na qualidade de vida dos mais necessitados. O Hospital Neurocárdio, o Laboratório Cedila, a Clínica de Diagnóstico por Imagem CDI e a Fundação Neurocárdio têm muito de sua inspiração.

Sua visão nunca foi assistencialista, ele sempre dizia “O sertanejo é um forte, o que lhe falta é oportunidade”. Ao mesmo tempo em que buscava o macro com grandes projetos na irrigação, escolas, CEFET, IEF e por fim a UNIVASF, também fazia questão de ir pessoalmente aos fins de semana visitar no interior e cidades circunvizinhas, as famílias destas localidades. Nas necessidades deles com saúde, sempre me ligava, pedindo atenção com os enfermos e seus familiares. Preocupava-se com detalhes, que poderiam parecer ser mínimos ou irrelevantes, mas que com isto valorizava um aniversário do homem do campo, o estudo dos filhos e netos dos sertanejos, sempre com um olhar paterno e ao mesmo tempo incentivador. A cada conquista apresentava uma vibração contagiante, pelo avanço que trazia para seu povo.  Suas viagens nacionais e internacionais sempre eram para novos aprendizados e para trazer os projetos de sucesso para sua aldeia.

Conversar com Doutor Osvaldo Coelho era abrir uma enciclopédia, era alimentar o espírito com belas ideias e ter a coragem de enfrentar os desafios. Ao mesmo tempo em que se preocupava com detalhes da vida diária do sertanejo, estava lutando por grandes metas com Deputados, Senadores, Governadores e Presidente da República. Doutor Osvaldo Coelho foi além do seu tempo, foi suprapartidário. Qualquer homem público faz referência a ele como espelho da dignidade, do visionário e da ética. Doutor Osvaldo Coelho, o Deputado que nunca perdeu o mandato, pois mesmo não estando na câmara, trabalhou e influenciou governos até seu último suspiro.

Para quem conhece a história da Família Coelho, sabe que seus filhos foram   predestinados por Deus para cumprir uma missão, e que o pioneiro Nilo Coelho encontrou em Osvaldo Coelho a força do Sertão, o seguidor mais ilustre e que assumiu esta bandeira com galhardia e com uma luz, com certeza divina. Sua esposa, Ana Maria e seus filhos, Patrícia, Ana Amélia, Guilherme, Ana Carolina, Ana Maria, Ana Josefa, participaram ativamente, abrindo mão da presença do esposo e pai, para que toda a população do Sub-Médio São Francisco e do Nordeste tivesse mais oportunidades.

Seu último objetivo, o bônus (20%) na nota do ENEM para aluno do Sub-Médio São Francisco, significa tratar desigual os desiguais. É fato que as oportunidades dos sertanejos não são as mesmas dos demais, como também é fato que a capacidade dos sertanejos não é menor do que as dos demais. Logo a Universidade não cairá em qualidade e sim fará justiça aos menos favorecidos, pela seletividade cruel.

Agradeço a Deus por ter tido a oportunidade de desfrutar da amizade de Doutor Osvaldo Coelho, Meu Eterno Guru.

Dr. José Carlos de Moura/Médico e Professor de Neurocirurgia da Univasf

Artigo do leitor: Osvaldo Coelho, além do seu tempo

  1. Umberto disse:

    O Dr. Professor da Univasf não perde a oportunidade de fazer seu marketing

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários