Araripina: Juiz eleitoral decide proibir pesquisa de intenções de voto para prefeito

por Carlos Britto // 28 de setembro de 2016 às 06:50

eleicoes-2016Em Araripina, no Sertão do Araripe, o juiz da 84ª Zona Eleitoral, Demetrius Liberato, deferiu liminar na última terça (26), proibindo a divulgação de uma pesquisa eleitoral (nº PE-00437/2016) encomendada por uma assessoria e consultoria em Marketing e um blog da cidade.

Na decisão o juiz aponta uma série de argumentos que caracterizam a pesquisa como irregular, a exemplo de ausência do perfil socioeconômico dos entrevistados. Demetrius Liberato sentencia: “o registro do plano de amostragem e ponderação na Justiça Eleitoral com a descrição do nível econômico dos entrevistados é obrigatório, sob pena de suspensão da divulgação dos resultados da pesquisa(…)”

Ainda nos autos, o juiz argumenta que outro aspecto que também recomenda a suspensão da divulgação da pesquisa refere-se ao fato de o estatístico responsável pela pesquisa, Sérgio Laurentino de Melo, não fazer parte da lista de inscritos do Conselho Regional de Estatística, da 6ª Região, contrariando as informações prestadas de que o mesmo teria registro profissional, sob o número 7.232, o que aponta para indícios de irregularidade na pesquisa.

Para o magistrado, “a divulgação de pesquisa eleitoral pode influir na vontade do eleitor, capaz de causar uma errônea impressão acerca do efetivo pleito”. A decisão de Demetrius tem o processo nº 209-69.2016.6.17.084. A representação contra a pesquisa foi feita pela Coligação ‘Araripina que a Gente Quer’, do candidato a prefeito Raimundo Pimentel (PSL).

Araripina: Juiz eleitoral decide proibir pesquisa de intenções de voto para prefeito

  1. LUZ G. VALERIANO disse:

    PARA CONHECIMENTO DESTE BLOG, O ESTATISTICO QUE FEZ A PESQUISA DE ARARIPINA, É BACHAREL EM ESTATITIC FORMA EM 1991, REGISTRADO EM 1994, SE O BLOG QUISER EU ENVIO A XEROX DA IDENTIDADE FUNCIONAL COM O REGISTRO DO CONRE.

  2. SERGIO LAURENTINO DE MELO disse:

    Informo aos senhores(as) que por um erro de digitação, foi informado ao TSE que minha inscrição era da 6ª Região, como fazia parte o estado de Pernambuco anteriormente, faço parte da 5ª Região com sede em Salvador-BA, que abrange atualmente todo o nordeste. http://conre5.org.br/2018/#

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários