Zoneamento das Áreas Suscetíveis à Desertificação em Pernambuco será lançada em live nesta quinta

por Carlos Britto // 04 de março de 2021 às 07:59

Em uma live que acontecerá nesta quinta-feira (4), será lançado o Zoneamento das Áreas Suscetíveis à Desertificação em Pernambuco. O estudo é resultado de uma parceria entre a Embrapa Semiárido de Petrolina, Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas) e a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). O evento será transmitido simultaneamente pelos canais das três instituições no YouTube, a partir das 10h.

O Zoneamento apresenta dados, informações e análises sobre o grau de suscetibilidade à desertificação em que se encontram os 123 municípios do Estado localizados na região semiárida. Este é um importante instrumento para a elaboração de planos, programas, projetos e políticas públicas de desenvolvimento sustentável.

O documento faz parte da Política (Lei º 14.091/2010) e do Plano de Ação Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAE/PE), e atende ao Programa de Ação Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAN Brasil), do Ministério do Meio Ambiente.

De acordo com o coordenador técnico do projeto, o pesquisador da Embrapa Semiárido Iêdo Bezerra Sá, “com este trabalho nós  damos uma noção clara e atualizada de onde acontece o problema e em que estado ele está, e isso deve auxiliar as gestões estadual e municipais”. Ele ressalta, ainda, que estudos semelhantes podem e devem ser desenvolvidos por todos os estados que têm áreas no Semiárido, e, portanto, o zoneamento de Pernambuco também pode colaborar com o esforço de outros estados e municípios que passam pelo mesmo tipo de problema.

Lançamento

O lançamento do documento terá com a participação do chefe-Geral da Embrapa Semiárido, Pedro Gama, do secretário da Semas, José Bertotti, e da coordenadora-Geral de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente da Sudene, Beatriz Lyra. Também contará com apresentações do processo de construção e dos resultados do trabalho, feitas pelos responsáveis das três instituições envolvidas. A programação da live pode ser conferida abaixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários