Workshop em Petrolina pretende estimular agricultura de baixa emissão de carbono

por Carlos Britto // 26 de novembro de 2014 às 08:20

GEDC0011Nesta quarta e quinta-feira (27) agricultores e representantes da Embrapa Semiárido estarão reunidos no Sebrae/Unidade Sertão do São Francisco, em Petrolina, para discutir técnicas de produção com baixa emissão de gases de efeito estufa.

De acordo com a coordenadora do evento, a pesquisadora da Embrapa Semiárido Vanderlise Giongo (foto), o encontro faz parte das discussões atuais sobre o meio ambiente com o intuito de minimizar os impactos da atividade humana, propondo tecnologias que tornem os sistemas agrícolas mais sustentáveis.

A pesquisadora diz ainda que as tecnologias visam a aumentar a fixação de carbono e nitrogênio no solo e reduzir as emissões de gases do efeito estufa.

Estas tecnologias tornam o sistema mais econômico, diminuindo a utilização de insumos, reduzindo a evaporação de água no solo – o que pode aumentar a eficiência do uso da água – e minimizando os danos ambientais, inclusive os processos associados à degradação do solo, como a salinização e redução dos teores de matéria orgânica“, ressalta.

Segundo Vanderlise durante o 2º workshop sobre ‘Agricultura de Baixa Emissão de Carbono: Desafios e Perspectivas para o Semiárido’ serão apresentadas práticas de revolvimento do solo, o desenho de sistemas integrados e a semeadura de adubos verdes especialmente nos cultivos de meloeiro e mangueira.

O evento é voltado para produtores das áreas irrigadas da região e demais interessados. Hoje (26) haverá palestras e mesas redondas a partir das 8h. Amanhã (27) acontece um dia de campo, em que as tecnologias serão demonstradas na prática, na Estação Experimental de Bebedouro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários