Vôos da Gol têm 41,8% de atraso em todo o país

por Carlos Britto // 22 de dezembro de 2008 às 17:40

Os vôos da Gol estão com 41,8% de atraso em todo o país, divulgou a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) em boletim publicado no site. A porcentagem é calculada sobre vôos marcados para sair das 0h às 16h.

O total de vôos atrasados no país é de 270, ou 23% do total, desde a meia-noite. Entre as 15h e 16h, o índice chega a 4,4%. Outros 22 vôos foram cancelados.

Em nota divulgada nessa manhã, a Infraero informou que as condições climáticas e o número reduzido de trabalhadores da Gol são alguns dos problemas que geram atrasos nos vôos em todo o país. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, culpou os despachos da Gol pela série de atrasos nos aeroportos brasileiros.

NO RIO DE JANEIRO

Funcionários de empresas aéreas fizeram no início da manhã desta segunda-feira manifestação no Aeroporto Internacional Tom Jobim, pedindo aumento do piso salarial para operadores de equipamentos e melhorias nas condições de trabalho. O ato gerou atrasos em alguns vôos.

No último domingo (21), os passageiros da Gol tiveram que lidar com atrasos em 50% dos vôos da companhia até as 23h. A empresa afirmou em nota que os primeiros atrasos ocorreram por conta de uma falha de conexão que deixou inoperante o sistema de atendimento no check-in do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP). A companhia também alegou que um suposto defeito nas esteiras de bagagens do terminal da Infraero teria contribuído com a demora.

A Azul tem a maior porcentagem de atrasos desta segunda-feira, de 60% dos vôos. A Varig vem em terceiro, com 38,6%. O número equivale a seis viagens da primeira companhia e 39 da segunda.

Brasília tem o maior índice de atrasos entre os principais aeroportos do país: chega a 31,7% desde a meia-noite. Também houve dois cancelamentos durante o dia.

O Galeão, no Rio de Janeiro, tem 25,5% de atrasos até as 16h. Apesar de manifestação no local no início dessa manhã, não houve nenhum cancelamento.

Em São Paulo, Guarulhos tem 23% de atrasos e dois cancelamentos. Já o aeroporto de Congonhas foi fechado às 15h30 por conta da forte chuva que atingiu a capital paulista, e não tem previsão de reabertura para pousos e decolagens.

Manifestação no Aeroporto Tom Jobim
Uma manifestação de funcionários de empresas aéreas que atuam no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, provocou alguns dos atrasos registrados pela Infraero. O protesto ocorreu no Terminal 2 do aeroporto, para reivindicar aumento do piso salarial dos operadores de equipamentos de viaturas e melhorias nas condições de trabalho.

A categoria fez uma paralisação das 5h às 8h, fechando a rua que dá acesso ao aeroporto, o que provocou um engarrafamento de oito quilômetros nos arredores do Tom Jobim. De acordo com a secretária-geral da Federação Nacional da Aviação Civil, Selma Balbino, essa é uma paralisação de advertência e caso não recebam nenhuma resposta das companhias aéreas, os funcionários farão um protesto no dia 24, véspera de Natal.

*Com informações da Agência Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários