VLT: Um bonde chamado desejo ou conto do vigário?

por Carlos Britto // 07 de março de 2014 às 06:20

Lóssio VLTA viagem do prefeito de Petrolina, Julio Lossio (PMDB), ao Leste Europeu continua rendendo em Petrolina.

Para conhecer mais sobre isso e levar esse conhecimento aos nossos leitores, o Blog se aprofundou um pouco sobre o tema e vai jogar luz para a avaliação dos seus leitores.

Vamos começar bem pelo início:

Muita gente não sabe, mas o VLT, sistema de transporte que o prefeito Lossio promete implantar em Petrolina desde o seu primeiro mandato, é, na verdade um bonde (como aqueles que circularam no Brasil até meados do século passado) modernizado.

Foi na França, no final da década de 80, por causa da crise do petróleo, que surgiu a ideia de ressuscitar o bonde. E como eles já não eram mais fabricados, coube à indústria francesa projetar os “bondes modernos”  de acordo com os padrões mais modernos. Isso, é claro, colocou a França na vanguarda dessa tecnologia – que hoje também é dominada por empresas da Alemanha, Canadá e Espanha.

Aliás, uma rápida pesquisa na internet mostra que os VLTs que estão sendo construídos no Brasil usam, justamente, tecnologia desses países.

Em Cuiabá (MT) os VLTs têm tecnologia espanhola; em Santos (SP) usarão projeto alemão; e no Rio de Janeiro (RJ) serão franceses. Aliás, a indústria francesa que ficou encarregada de produzir os VLTs do Rio anunciou, recentemente, que irá fabricá-los no Brasil, mais precisamente em Taubaté/SP (veja aqui:  http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/alstom-vai-abrir-linha-de-producao-de-vlts-em-taubate-2).

Aí a gente se pergunta: se temos VLTs sendo implantados no Brasil com tecnologia francesa, espanhola e alemã, por que o Prefeito escolheu uma indústria da Polônia para conhecer a tecnologia, mesmo depois que a referência seria o Ceará?

Afinal, uma das líderes mundiais do setor está implantando uma fábrica logo ali, em São Paulo… Será que a realidade do transporte na Polônia é mais parecida com a nossa que a do sistema de Juazeiro do Norte (CE)?

Se Lossio não consegue nem pavimentar ruas, vai colocar trens e trilhos pela cidade e cumprir a promessa que já tinha feito na campanha política do seu  primeiro mandato? E os vereadores, não enxergam isso ou são coniventes?

Até quando esse conto do vigário vai enganar?

Intrigante…

VLT: Um bonde chamado desejo ou conto do vigário?

  1. mary conceicao disse:

    Carlos Britto issso que vc escreveu é sua opiniao pessoal.

    1. Roberta Monte disse:

      Mary, o blog dele é de opinião mesmo. Conteste o que ele disse

    2. Paulinho. disse:

      VAI TE …UDER BABONA SAFADA, ARROMBADA PENSE UM POUCO NA PÉSSIMA SITUAÇÃO DO POVO PETROLINENSE, AO INVÉS DE FICAR CHUPANDO O OVO DO PREFEITO.

      1. sonia disse:

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    3. É isso mesmo! disse:

      Concordo plenamente!

    4. Jair Lima disse:

      Se é opinião, só pode ser pessoal rsss

  2. Alddo disse:

    ESTA CONVERSA DE VLT DO PREFEITO A MUITO TEMPO SABEMOS QUE É CONVERSA PRA NINAR BOVINO. SÓ OS SEUS SEGUIDORES ACREDITAM NELE.
    ELE NÃO ESTÁ CONSEGUINDO RESOLVER QUESTÕES MAIS SIMPLES EM NOSSA CIDADE, COMO O TRANSPORTE COLETIVO, QUE ELE TROUXE DIZENDO QUE O PROBLEMA DE TRANSPORTE ESTAVA RESOLVIDO, INCLUSIVE COM ÔNIBUS NOVOS ETC. GOSTARIA QUE OS VEREADORES EXPUSESSEM A POPULAÇÃO QUANTO CUSTOU ESTAS FÉRIAS DO GESTOR.

    1. Jair Lima disse:

      “há muito tempo” vc quer dizer.

  3. Jaime Monteiro disse:

    Lóssio consegue fazer coisas mesmo com o boicote do governo do estado, e isso está intrigando muita gente. Pavimentação de ruas, AMEs, Creches, Iluminação, Praças, só os contrários estão detonando, como se pode ver são minorias.
    O choro é livre… kkkkkkkkk

    1. Bruno Cezar disse:

      Você mora em que cidade? Petrolina que não é.

  4. Maria disse:

    Muito bem Carlos Britto…A imprensa que questiona

  5. Martins disse:

    Continuo repetindo a mesma coisa:

    Todo castigo para quem votou nele é pouco!!! Vou de vestido verde e meias rosas para a inauguração do VLT caso ele termine até o fim do mandato dele.

    Isso é palhaçada!!!

    1. Jair Lima disse:

      Se tivesse uma terceira eleição para o mesmo mandato de prefeito e o candidato da oposição fosse do grupo de FBC, eu votaria de novo, pela terceira vez, em Júlio Lóssio.

      1. Josemar disse:

        Você deve ser mais uma que come dá prefeitura, uma babaca dessa falando isso!
        Júlio não passa de um …., Sangue suga….

  6. Paulinelly disse:

    Isso é conversa pra boi dormir. os vereadores ganharam um tôco para ficarem caladinhos

  7. francisco enio goncalves lima disse:

    ELE ESTÁ PASSEANDO COM O DINHEIRO DOS PETROLINENSES! Kkkkk

  8. Luiz Carlos disse:

    Meu caro Carlos Britto…e você ainda acredita que o nobre prefeito foi ao Leste Europeu ver sistema de transporte?? Acorda garoto!! Quem domina a tecnologia desse tipo de transporte a muito tempo é a França, e não países do leste europeu que sempre foram tecnologicamente atrasados devido ao comunismo. O rapaz foi passear durante o carnaval pela Europa às custas do povo de Petrolina, e saiu com essa balela.
    Esse “desgoverno” não consegue nem tapar os milhares de buracos nas ruas e avenidas para melhorar a circulação da frota sucateada de ônibus que opera nessa cidade, que dirá implantr sistema de VLT…acorda Petrolina!!!

  9. Rafael disse:

    VLT não é bonde, e sim um pequeno metrô de superfície! O sistema sobre trilhos é mais econômico do que manter ônibus circulando na cidade , e que transportam uma maior quantidade de passageiros, ao contrário dos ônibus que consomem grandes quantidades de combustível e transportam uma capacidade menor! Além do mais o VLT pode utilizar desde combustíveis fósseis como diesel, combustíveis orgânicos como o biodiesel, até Gás natural ou energia elétrica, ao contrário dos ônibus que só consomem o famigerado e poluidor diesel comum!

    É uma revolução nos meios de transportes públicos e a maioria dos países da europa utilizam os VLTs e BRTs! Só um abestalhado para ser contra o projeto!

    1. petrolinense disse:

      Rafael, o problema não é ser contra o projeto, e sim, se fingir de cego, abestalhado, é enganar-se a si mesmo acreditar que esta LÁSTIMA do JULIO LOSSIO vai ter COMPETÊNCIA pra desenvolver tal projeto. Acorda bobão!! ESSE PREFEITO foi o maior b….o que ja vi aqui em Petrolina!!!

      1. Jair Lima disse:

        E vc por acaso é mãe Niná para prever o futuro!?

      2. Rafael disse:

        ô filho, para que você tem internet em casa? é para ficar postando estas falácias para se achar o intelectual politicamente correto? A maioria dos VLTs que estão sendo implantados no país estão sendo bancados com verbas federais do PAC 2 e algumas contrapartidas municipais e estaduais! O próprio lóssio conversou com a nossa presidente para a construção deste sistema aqui! Ser realmente bobão é torcer para que o projeto dê errado, como vc e muitos outro estão fazendo!

    2. Allane disse:

      Acredito que muitos iriam continuar usando os ônibus… Pois o VLT é de poucas paradas, já que os ônibus para a não sei quantos poucos metros a cada ponto de ônibus. E quando der defeito, vai ficar parado, por ser caro a manutenção, peças, pessoas qualificadas no conserto. Seria mais inteligente dele em usar os milhões ou bilhões (sei lá quanto custaria isso), usar em outras prioridades na cidade.

      Tenho pena de quem precisa ir ao médico, precisa de remédios da farmácia de Secretaria de Saúde e entre outros que é muita coisa, não dá para falar aqui que fica até chato de ler tanta necessidade que Petrolina tem

      1. Rafael disse:

        Minha filha, precisa estudar mais um pouquinho: é lógico e necessário que quando se instala um sistema de transporte sobre trilhos, que uma empresa o administre, e é lógico que esta empresa irá contar com profissionais que irão fazer manutenções e reparos com peças específicas nas composições do sistema, bem como nos trilhos e demais equipamentos envolvidos no funcionamento do sistema! O dinheiro arrecadado com a passagem que as pessoas irão pagar para usufruir do sistema serão destinados a manutenção e pagamento do combustível que for utilizado pelo VLT e o pessoal que trabalha no sistema!

  10. Amaral disse:

    vai na Europa olhar vlt, chegar aqui vai construir lombadas, a realidade é essa. Esses veículos nem conseguem se locomoverem em cima de llombadas.

    1. Jair Lima disse:

      Se for passarela em nível, eu aprovo. Pouco investimento e bastante eficiente no controle de acidentes de trânsito.

    2. Rafael disse:

      procure na internet como funcionam os sistemas de transporte sobre trilhos. Não existem lombadas onde são colocados os trilhos não, pois um trem não precisa reduzir a velocidade em cruzamentos! os outros veículos é que tem que parar onde há cruzamentos de via férrea, onde são colocadas passagens de nível, protegidas ou não por cancelas automáticas e semáforos!

      Lombada é para carros e não para trens! já imaginou um trem passar numa lombada? vai logo descarrilar! Vai propor o que? lombadas para navios e aviões?

  11. Jair Lima disse:

    Engraçado é que quando JL falava que ia implantar o VLT no modelo de Juazeiro do Norte, Carlos Britto criticava, agora apresenta como justificativa de sua crítica exatamente o que ele condenava antes. Difícil de entender…

  12. João disse:

    Esse Prefeito é o maior fanfarrão que eu já vi na vida e também o mais cara de pau, pois ele caga na cara da sociedade o tempo todo e nada acontece!

  13. Maninho disse:

    Bom, não há contestação que Lóssio é, no mínimo, esperto; Foi passar duas semanas na Europa às custas do contribuinte petrolinense e ainda com as bênçãos da Câmara de Vereadores. Se vem VLT ou não, é detalhe irrelevante, como nunca veio a “revolução” na saúde, nem nenhuma promessa grandiosa feita pelo prefeito “dos migué”. Já dizia o Olavo de Carvalho há muito tempo que não temos povo no Brasil, temos massa, manobradas ao bel prazer dos poderosos. Mas tudo bem, acabamos de pular carnaval e a copa vem aí, para que falar de problemas se em vez disso eu posso ir assistir ao BBB ou ouvir o lepo lepo??? Que falta faz a formação de mais mestres e doutores (acadêmicos, não os auto-intitulados) no meio de nosso inculto povo.

    1. A+B=C disse:

      Maninho parabéns pelo seu comentário, Adorei!!!

  14. verlania disse:

    ISSO É ENVEJA PQ ELE FOI PRA EOROPA COM TUDO PAGO E VOCES NAO!

    1. verlania disse:

      ISSO É SÓ INVEJA DOS DESCONTENTES. CONCORDO COM VC JAIME.

  15. Josemar disse:

    A culpa é desses vereadores safados que fazem a citação.

  16. Josemar disse:

    A culpa é desses vereadores safados que fazem a bancada de situação.

  17. ESTAMOS DE OLHOS BEM ABERTOS disse:

    EITA QUE PETROLINA ESTÁ ENTRANDO NUM BURACO SEM FIM.SOCORRO, JUSTIÇA..

  18. A+B=C disse:

    Olha, sou petrolinense nato, Faz um ano que moro no Ceara e aqui estão implantando o VLT mas contrario do que muitos pensam isso só traz transtornos ao transito, ao comercio e as casas onde os trilhos vão passar pois só se for sub-terraneo, pelo contrário muitos comércio estão parados porque não existe acostamento e algumas casas tiveram que ser indenizadas e lógico a preço de banana e não resolve o problema já que o problema é a educação da população, administração do município e a segurança pública. Sem isso, pode trazer máquinas de teletransporte que não vai resolver nada!!!

    1. XIS disse:

      GOSTEI DO SEU COMENTARIO A+B=C POIS,NOSSA CIDADE ESTA JOGADA NA LAMA NADA AQUI FUNCIONA PRINCIPALMENTE TRANSPORTE COLETIVO,QUER UM EXEMPLO? JA FAZ MAIS DE DUAS SEMANAS QUE EU VEJO ONIBUS PRESO NA PRF E O PIOR OS MESMO SÃO OS QUE O PREFEITO DIZIA SER DA NOVA FROTA DA CIDADE ,PARECE ATE PIADA,AI AGORA ELE VEM COM HISTORIA DE VLT PARA UMA CIDADE QUE NÃO TEM NEM 300 MIL HABITANTES É REALMENTE UMA PIADA DESSE PREFEITINHO…RSRSRSRS

  19. POPO disse:

    O Povo de Petrolina esta c/ maior decepção da Historia Politica dessa Ciddae… Esse Prefeito de Brincadeira de Dr.Osvaldo Coêlho..é uma. Vergonha pra Petrolina ter uma pessoa descomprometita c/Nossa Cidade como esse Dr.Julio Balão Lossio

  20. Maria Cunha Entyssen Piedade disse:

    Olá, sou de Recife, e discordo do projeto do prefeito. Essa alternativa de transporte é indicada para grandes centros urbanos, o que não é o caso de Petrolina.
    E, caso ele quisesse obter mais informações sobre o VLT, conforme escrito pelo blogueiro, deveria procurar os projetos locais, em Juazeiro ou em Cabo de Santo Agostinho, por exemplo. Essa viagem ao leste europeu não se justifica!
    O sistema de transporte coletivo da cidade é um dos piores que já vi. Passagens caras, pessoal despreparado para o atendimento, veículos desconfortáveis e trajetos acidentados e limitados. A maioria anda de mototaxi – que também é outro absurdo de desorganização e exploração – e de carro. Pelo fato da cidade ser plana e ter muitas ciclovias, a bicicleta poderia ser uma boa alternativa para a locomoção urbana, porém, o forte sol e o desrespeito de alguns motoristas dificultam a vida de quem se arrisca. Enfim, o debate é bem extenso, porém, há uma quase certeza sobre tudo isso, não vale à pena insistir em VLT.

  21. Fernanda Karine disse:

    PRECISO DE UMA AJUDA , URGENTE!

    Gostaria de saber onde e quando surgiu o VLT, estou pesquisando mas ainda não achei minha resposta, se alguém poder me ajudar eu agradeço !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários