Vigilância Sanitária de Petrolina orienta sobre compra segura de pescados

por Carlos Britto // 26 de março de 2024 às 10:31

Foto: Ascom PMP

A Semana Santa é marcada pela alta demanda por consumo peixes e outros tipos de pescado. Para garantir que os petrolinenses façam suas compras com segurança, a Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) está intensificando as orientações sobre os cuidados necessários na hora da compra. Durante esta semana, fiscais sanitários estarão visitando estabelecimentos comerciais que vendem esses produtos para garantir que eles estejam sendo armazenados e comercializados corretamente.

Os inspetores sanitários classificam e orientam com base no tipo de pescado. Para aqueles que vão comprar peixe fresco, é importante verificar se o produto está refrigerado e coberto com gelo. O peixe deve ter a superfície do corpo limpa e com brilho metálico, olhos brilhantes e salientes, as brânquias podem variar de róseas a vermelhas e devem estar úmidas. Além disso, a musculatura deve estar firme e elástica, sem marcas duradouras à pressão dos dedos e o odor deve ser próprio da espécie.

No caso de pescados secos, salgados ou desidratados, como o bacalhau, é necessário verificar se está armazenado em local limpo, protegido de poeira e insetos. O produto deve estar livre de sinais de mofo, ovos ou larvas de moscas, manchas escuras ou avermelhadas na superfície, limosidade, amolecimento ou odor desagradável.

Se a população identificar que algum estabelecimento não está seguindo as normas sanitárias ou que os produtos estão sendo armazenados e comercializados de forma incorreta, pode ser feita uma denúncia anônima através da Ouvidoria, pelo 156.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Tem que desapropriar o imóvel onde ficava a casa da criança, atrás do regente, para fazer um terminal de ônibus.

  2. Deu lugar ao mercado turístico? Por que deram esse nome? Bom, acho que já mudou, mas era melhor ser chamado…