O turismo de negócios tem crescido em Petrolina e movimentado a economia, mas ao mesmo tempo um fator que preocupa é o aumento da exploração sexual entre crianças e adolescentes. Segundo o vice-prefeito, Domingos Sávio Guimarães esta é uma preocupação que acontece não só no turismo como também em outros setores da economia.
“Principalmente as mulheres que trabalham no raleio da uva e deixam seus filhos em casa, muitas vezes sozinhos ou com outras pessoas. Tem-se aí a força da economia da uva e as mães deixam as crianças em situação de risco sexual e de cuidados, como educação, por isso a nossa grande necessidade de creches”, destacou em visita ao Blog.
De acordo com Domingos Sávio, no ano passado a Infraero forneceu dados de que houve um aumento de 32% nos embarques e desembarques no aeroporto de Petrolina. “Isso demonstra o quanto nosso turismo de negócios está crescendo. A rede hoteleira tem em torno de 90% da taxa de ocupação dos hotéis. Isso faz com que mais eventos venham para a cidade, traz desenvolvimento e progresso, mas também traz essa preocupação para discutir esta problemática do trade turístico atrelado à exploração sexual de crianças e adolescentes”, enfatizou.
Para combater a exploração sexual o Vale do São Francisco ganha hoje (13) um programa social de proteção aos direitos das crianças. O programa Criança com Todos os seus Direitos é uma iniciativa da organização internacional Save the Children, que visa contribuir para melhorar as condições de vida de crianças de populações excluídas na faixa etária de zero a 5 anos. O projeto conta com o apoio financeiro da União Europeia.
O lançamento do projeto aconteceu nesta quinta-feira com um seminário no auditório do Senai, em Petrolina. O tema do evento foi Turismo e Proteção à Infância e teve como objetivo sensibilizar os profissionais que trabalham na cadeia turística. Segundo a assistente técnica de projetos especiais da secretaria de Turismo de Pernambuco, Maria Juliane Loureiro, “os profissionais do turismo precisam estar sensibilizados com os adolescentes e crianças para proteção contra a exploração sexual. No seminário também convocamos a categoria para estarem alerta e seguirem o código de conduta ética do turismo”, informou.
Domingos Sávio realmente é preocupado em desenvolver o Vale, buscando a devida proteção, ou seja, pensa lá na frente, pois o que pode ser uma oportunidade ou desenvolvimento, também pode ser uma grande ameaça.
Parabéns Domingos!
Vamos desenvolver conscientizando primeiro nosso povo.
muito bem lembrado, temos que ter esta responsabilidade
Meu querido Domingo Savio, parabenizo pela a iniciativa e pela a preocupação. Realmente com as mães das crianças trabalhando, esses menores ficam vulneraveies as esse tipo de crime.
Mais vamos lembrar tambem que não é o turismo em si, que faça com que as nossas crianças sofram esse tios de abusos.
Isso é uma questão de falta de carater, respeito, sensibilidade de certos HOMENS. Que se aprovieta da ingenuidade das crianças e dos adolescente. Isso é uma questão de Conciencia dessa raça tão desprovida de afeto, de amor ao proximo.
E falo homem, porque é muito mais dificil se ouvir noticias de abusos cometidos por mulheres.
Temos que tambem criar uma campanha de educção para sensibilizar os homens, pois estas criaturas estão cada vez mais monstruosas.
Pense nisso.
Parabéns pela preocupação!
No entanto, é sabido que os grandes hotéis de Petrolina e principalmente os que lidam com turismo de negócios têm vários buques de garotas que quando solicitado pelo empresário é só ligar e os garotos ou garotas se apresentam.
Agora, tem muito pai e mãe que sai para trabalhar já sabendo do que vive a filha ou o filho, portanto, não é culpa apenas das administrações de Petrolina de hoje e que estão por vir, se Deus quiser, sem Júlio Lóssio a frente, pois qualquer pessoa é mais capacitada que esse rapaz.
Já presenciei casos em que as mães dão apoio as filhas para que façam programa simplesmente pelo fato de entenderem que filho tem que fazer de tudo para retribuir os que seus pais lhe fizeram no passado.
Agora, quanto as crianças menores, de 14 anos ou menos, tem um monte de tarado solto por todas as áreas de Petrolina e, infelizmente, há pais que mandam seus filhos de no máximo 5 ou 7 anos irem a mercearias, padarias, supermercados e lanchonetes sozinhos, nem sequer acompanham os movimentos dos filhos até chegar nesses locais, o que é um absurdo ja que crianças e adolescentes muito mais velhos somem e ninguém tem sequer pista de quem sumiu com eles, enquanto se os pais ao menos acompanharem o trajeto do filho, em minha opinião, tornaria um pouco mais segura a vida de nossas crianças.
Certo MJ Santos. Errado, se ele disse isso, se o vice prefeito insinua que turista é igual a explorador sexual !