6º Seminário Direito à Diversidade é aberto em Juazeiro

por Carlos Britto // 06 de julho de 2010 às 09:05

seminário_JuazeiroA inclusão escolar, enquanto paradigma educacional, tem como objetivo a construção de uma escola acolhedora, onde não existam critérios ou exigências de natureza alguma, nem mecanismos de seleção ou discriminação para o acesso e a permanência com sucesso de todos os alunos.

É nessa construção de uma escola acolhedora que gestores, coordenadores pedagógicos e educadores das redes municipais de ensino de Juazeiro e dos 29 municípios que compõem o norte do Estado da Bahia estarão reunidos até sexta-feira (9) no Grande Hotel de Juazeiro participando do 6º Seminário do Programa Direito à Diversidade, cuja proposta é discutir a política nacional da educação especial e a garantia do atendimento especializado.

O Seminário acontece em Juazeiro desde 2003, quando o Ministério da Educação lançou o programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade.

Neste primeiro dia, os 150 participantes trabalharam temas sobre “Bases Neurológicas da Aprendizagem e suas Implicações” e “A condução da investigação de uma escola dentro das novas perspectivas de diagnóstico”, ambos ministrados pelo palestrante Rubens Wajnsztejn.

Informações da Secretaria de Educação de Juazeiro apontam que hoje na rede pública de ensino existem aproximadamente 600 crianças com deficiência inseridas nas salas comuns de ensino e com garantia de atendimento especializado em horário oposto. O problema mais comum, segundo a Coordenação Municipal de Educação Especial Inclusiva, é a deficiência intelectual.

Foto: Ascom/PMJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários