Vereadores criticam decisão de Lóssio em impedir abate de bovinos no matadouro: “Irresponsabilidade e falta de compromisso”

por Carlos Britto // 11 de abril de 2013 às 07:00

ronaldo cancãoA mais nova polêmica no Governo Júlio Lóssio rendeu comentários duros dos vereadores de oposição Ronaldo Cancão e Adalberto Filho, o ‘Betão’ (ambos do PSL). Os dois mostraram-se solidários aos marchantes, que na manhã de ontem (10) foram surpreendidos com a decisão da prefeitura municipal em barrar o abate dos bovinos no matadouro público, a partir da próxima segunda (15), e determinar que os animais sejam encaminhados ao matadouro de Juazeiro.

Cancão tachou de “irresponsável” a atitude do prefeito, que – segundo o vereador – tomou mais uma decisão sem consultar os envolvidos (no caso, os marchantes). “Todas as decisões (do prefeito) são dessa forma. Ela não tem humildade para dialogar. Parece que é um hábito deste governo entrar em choque com a população”, alfinetou.

O vereador lamentou, principalmente, o fato de que a medida acarretará sérios prejuízos aos donos de bovinos que ainda esperavam lucrar com o resto do rebanho que sobrou, dizimado pela seca. A preocupação maior é com a barreira sanitária imposta pelo Estado da Bahia, o que impede que os animais da região sejam levados para o abate na cidade vizinha. Mas Cancão ressaltou outros detalhes que precisam ser explicados pela atual administração.

Se o matadouro, que foi construído especialmente para o abate de bovinos, não serve, também não serve para o abate de caprinos e ovinos porque a inspeção é a mesma”, informou o vereador, que já administrou o local por duas vezes. Cancão chegou a lembrar do “discurso dúbio” do prefeito em relação ao assunto, quando afirma que o matadouro está sobrevivendo, mas num recente evento em Serra Talhada (PE), no Pajeú, ele solicitou ao secretário estadual Ranílson Ramos (Agricultura e Reforma Agrária) que possibilitasse a abertura da barreira sanitária porque matadouro estaria onerando o município.

O oposicionista lembrou ainda ter enviado, juntamente com os demais colegas da bancada, um requerimento coletivo ao governo do estado solicitando a construção de um novo matadouro para Petrolina. “Se o estado não pode, que entre com uma contrapartida. o que não dá para aceitar é que para mais de 4 mil pessoas que se utilizam do matadouro, direta ou indiretamente, fiquem no prejuízo”, destacou o vereador, acrescentando que a carne bovina abatida no matadouro (também conhecida por ‘carne verde’) abastece as principais feiras livres da cidade.

Sem compromisso”

Betão VereadorCancão também se posicionou veementemente contra a venda do matadouro e já deixou claro que vai mobilizar a bancada para impedir a aprovação do projeto de lei nº 034/12, de autoria do Executivo, que trata do assunto. “Não vamos dar um cheque em branco ao prefeito”, completou.

Integrante da mesma bancada e colega de partido de Cancão, o vereador Betão segue na mesma linha. Segundo ele, o prefeito demonstrou “falta de compromisso” com os marchantes. “Isso não é nenhuma novidade. Primeiro foram os postos de saúde. Agora, os marchantes”, desabafou. Dizendo ser “uma falta de vergonha” a população de Petrolina ter de consumir carne de boi abatida em Juazeiro, Betão ressalta que o consumidor provavelmente pagará por um produto muito mais caro. “Precisamos descobrir quem está ganhando com isso, porque quem está perdendo a gente sabe”.

Ele deixou claro também que será contra a venda do matadouro e reforçará qualquer movimento que os marchantes vierem a promover nesse sentido. “A maioria dessas pessoas votou de graça no prefeito e agora está pagando um preço caro”, finalizou.

Vereadores criticam decisão de Lóssio em impedir abate de bovinos no matadouro: “Irresponsabilidade e falta de compromisso”

  1. Maria disse:

    O que é que adianta tanta celeuma, se no final das contas o prefeito faz o que bem quer e fica tudo na mesma? Depois de uma semana todo mundo esquece.
    Até agora a Câmara de Vereadores tem sido conivente com os desmantelos do prefeito, fica jogando palavras ao vento, mas ele é quem decide, não entendo isso, em uma outra cidade esse prefeito não teria passado nem o primeiro mandato, era capaz até de estar atrás das grades diante de tanto desmantelo, mas como se trata de petrolina, cidade que acabou com sua história, tudo pode.

    1. Anônimo disse:

      Nao e fazer o que bem quer esses vereadores das oposição e qued deviam ser mais responsável
      Nas suas posições na câmara. Desta forma e faciala fazer oposição difícil e ser responsável

      1. Maria disse:

        Mas o prefeito faz o que bem quer é por isso mesmo, por falta de vereador que tome atitude de vereador e sobretudo de cidadão.
        Mas petrolina merece, pois já passaram quatro anos com uma gestão deficitária, incompetente, desleixada em todos os sentidos, e o povo sabedor de tudo isso o reelegeram, então, BEM FEITO, AGÜENTEM!

    2. Robson Moreira disse:

      O que adianta, Dona Maria, é que os nobres vereadores estão cumprindo com seus respectivos papéis de fiscalizar e apontar o que existe de errado, agora cabe ao povo que votou de graça enxergar a besteira que fez botando esse “prefeito” FRACO novamente na administração da cidade.

      Parabéns BETÃO, parabéns CANCÃO!!
      Continuem fazendo o papel de vocês, trabalho sério e com responsabilidade.
      VOCÊS SIM MERECEM A CADEIRA QUE ESTÃO SENTADOS NA CASA PLINIO AMORIM!!
      O RESTO É RESTO, só servem para dizer sim e fechar os olhos para as falcatruas do prefeito.

      1. Maria disse:

        Falar só não serve! Pois falam, falam, e no final das contas o desmantelo continua. A ação dos vereadores deveria ser de pressionar o prefeito, exigindo dele comportamento e respeito pela cidade e se for o caso, dar um impeachment dele, mas qual vereador tem coragem para isso?

  2. Gargamel disse:

    Bom, não foi falta de aviso. Essa é a primeira ação do pacote de ” presentes” a população de Petrolina. Quem mandou votar errado…

  3. Mauro Sérgio disse:

    Concordo com maria, já faz um bom tempo que petrolina não tem mais pulso sobre ás ações do Prefeito atual, o descaso é gritante.
    No tocante ao matadouro, se qualquer pessoa fosse lá olhar as condições que se abate as criações lá, não comia mais um quilo de carne sem uma fonte confiável.
    Infelizmente ás autoridades locais de qualquer esfera é omissa e negligente, se tivéssemos uma ação realmente eficaz, Petrolina era outra.
    Cada dia que se passa petrolina perde em todos os sentidos, mais infelizmente comento por desabafo, pois sei que nada será feito, pra se ter uma Cidade com uma qualidade de vida condizente.
    Petrolina cada dia que passa perde o titulo de Cidades dos impossíveis e ganhar o vergonhoso titulo da Cidade do possível.
    Possível se ver animais solto nos centro, Possível ser o descaso nos bairro em tudo, Saúde, segurança, iluminação. esgoto a céu aberto e muitas outras barbaridades que se for listar aqui vai longe.
    Cada dia que se passa temos vergonha de dizer que somos de Petrolina, tomei um pouquinho de vergonha na cara e trabalhem em pró da Cidade que vcs tb moram.

    1. antonio marcos soares disse:

      esta exelencia e um escolaxo para nossa cidade ,éno povo preciso mais vergonha eo povo de petrolina,.tenho certeza que unidos ,o colocaremos para rua ,e na cadeia.

  4. petrolinense disse:

    gente o que está acontecendo em petrolina , a prefeitura é do povo ou a empresa privada de julio lossio o homem está acabando o que ainda resta em petrolina e ninguem toma providencias cade os coelhos que estão apoiando o julio lossio não estão vendo isso acorda petrolinenses julio lossio vai deixar petrolina em um buraco

    1. Maria disse:

      os coelhos que o apoiam estão de comum acordo com ele. Então é botar eles para fora também uma vez que não estão respeitando o povo.
      Mas infelizmente o povo também está de acordo, pois se fossem petrolinenses de verdade, estariam tomando atitude. É tudo frouxos, covardes.

      1. Maria disse:

        Petrolina é terra de muita farofa e amostração.

  5. Ana Maria disse:

    Esta decisão acaba com os sertanejos que ainda tem poucas rês,como levar pra outra cidade?
    Prefeito governe a cidade,nao destrua as pessoas.Vc nos decepciona cada vez mais.As pesoas acreditaram em vc e é esta a sua resposta?

  6. ana disse:

    Rapaz isso é zuada!! Quando foi para o prefeito fechar as creches teve esse mesmo zum zum zum, muito barulho, reuniões e mais reuniões e deu em que? Em nada!!! Acho que Petrolina é a unica cidade do Brasil onde a educação infantil é privatizada, o povo fala, fala e no final das contas é como disse a Maria, acaba tudo do JEITINHO QUE ELE QUER!! PETROLINA ta morrendo aos poucos.

    1. ELIAS NUNES disse:

      Ronaldo Cancão deve estar esquecido que ele acabou com o estádio de Petrolina
      O povo realmente tem o que merece, pão e circo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários