Vereador garante: Gratuidade de bolsas “não é projeto politiqueiro”

por Carlos Britto // 06 de abril de 2010 às 07:01

DSC02215

Cogitado como um dos eventuais candidatos nas eleições deste ano, o vereador Osinaldo Souza (PSB) descartou que poderia tirar vantagens eleitoreiras sobre um projeto de lei de sua autoria, que prevê a distribuição de bolsas de estudos integrais aos servidores municipais e seus dependentes na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape).

Pelo projeto do vereador, os servidores precisam ser aprovados na cota de bolsas de estudos para ter direito ao benefício. Segundo Osinaldo, serão distribuídas 20 bolsas por ano, ao contrário dos rumores que começam a se espalhar na cidade de que todos os 5 mil servidores da prefeitura também seriam contemplados.

De qualquer maneira, Osinaldo deixou bem claro que o projeto não tem nada de “politiqueiro” pelo fato de ser pré-candidato a deputado federal. “Nossos projetos para a disputa de deputado são mais elevados, que venham garantir recursos para trazer a gratuidade a todos os alunos da Facape, e não simplesmente um projeto municipal que vem beneficiar somente os servidores,como também outras pessoas que se enquadram nas bolsas (alunos de baixa renda e oriundos de escolas públicas”, assinalou.

O vereador petrolinense também revelou ter dado um ultimato à Facape, uma vez que a Câmara Municipal ainda não enviou as informações solicitadas pela Casa sobre cargos comissionados, receitas e despesas da instituição, folha de pagamento entre outros itens. “O que recebemos foi uma prestação de contas normal, enviada ao Tribunal de Contas”, disse Osinaldo. O professor Remígio havia garantido a ele, numa recente entrevista à Rádio Petrolina FM, que essas informações estariam disponíveis até a última sexta-feira (2).

Portanto, o prazo regimental de 48 horas para a apresentação do relatório já se esgotou. Ainda ontem (5) o professor Remígio marcou uma reunião com a Comissão de Finanças para dar os detalhes requisitados pela Câmara. Caso contrário, o Ministério Público pode ser acionado para cobrar explicações da Facape. Sem essas informações, os vereadores não devem aceitar o convite do professor Remígio, que sugeriu um encontro com eles nesta quarta-feira (7) à noite para tratar do assunto.

Por Antonio Carlos Miranda

Vereador garante: Gratuidade de bolsas “não é projeto politiqueiro”

  1. luiz carlos soares disse:

    Eu gostaria de dizer aos nobres vereadores que “é sim” politiqueiro o projeto pois é TOTALMENTE INCONSTITUCIONAL, pois onde ja se viu Vereador aumentar despesas da Prefeitura? onde ja se viu vereador dizer qual vai ser o desconto concedido pela Prefeitura? logico que é politiqueiro, ate pq nao tem a menor chance de passar nas vias Judiciais o prefeito vai vetar a camara, mais uma vez, numa atitude irresposnsavel e politiqueira, vai derrubar o veto e a justiça decidirá pela ilegalidade da Lei.

    grato

    Um abraço

  2. Vera Lucia disse:

    Dizer que é politicagem, isto é um absurdo!!! Politicagem é encher a FACAPE com mulheres de Secretários(que por sinal nem da cidade é), e ainda nos fazem acreditar que houve processo de seleção… Agora permitir que estudantes menos favorecidos possam ter acesso a ensino superior “MUNICIPAL” e sequer mostrar as contas da Instituição…. Remigio se apertar vai descobrir muitas irregularidades.

  3. Roberto Carlos disse:

    Eu acho que se esses dois vereadores colocassem as roupas de BATMAN E ROBI chamaria mais atenção, porque como legisladores não disseram ainda pra que vieram. Será que eles esqueceram de QUIRINO que só gritava(pelo menos de forma inteligente) e deu no que deu. Só os bobos não sabem o que eles querem……

  4. Valter Falcão disse:

    Luiz Carlos,

    O vereador é quem fixa até o salario do prefeito por que não pode determinar desconto para bolsas de estudo? Ainda bem que temos o vereador Osinaldo e outros vereadores lutando pelas pessoas mais simples.

  5. MJ Santos disse:

    É sempre a mesma coisa, sai um entra outro e tudo continua do mesmo jeito, Os politicos só fazem projeto para beneficiar a eles mesmo, é almento de salario, é bolsa de estudo para os proprios filhos. (A exemplo da Colegio militar) quem é militar os filhos tem uma grande chance de engressar no colegio ou seja; VENHA A NÓS…e o vosso reino nada.
    É lógico que esse projeto feito por esse vereador, vai beneficiar só os da panela, por que agora virou moda, só criarem planos para os servidores publicos, aposentados, pensionista. E os outros e cidadãos onde fica? não tem direito nenhum, será que o resto da população não cumpre com os seus compromissos.
    Isso já virou epidemia, está na hora de dar um basta.
    CHEGA!!!!!!!

  6. Me engana que eu gosto disse:

    ha vereador, o senhor e uma resenha…

    vou fingir que e porque o senhor e bom e nao quer ganhar as eleiçoes para deputado apartir dessa ” boas açoes”.. aswaswasw

  7. Eli silva disse:

    Nâo acredito , que este projeto , do vereador
    Osinaldo , seja politiqueiro, pòis esse vereador,
    nas suas propostas politicas ainda nas eleiçôes,2008
    falava sobre essa proposta, mim lembro muito bem disso:
    entâo , o edìl , tem um compromisso com a classe mais
    pobre da nossa cidade, e vai em frente com este projeto
    que vai beneficiar as pessoas carentes da nossa cidade ,
    que estudam em escola pùblica……agora queremos ver à
    transparência da Facap , em abrir suas contas , e provar pra
    petrolina que nâo tem condiçôes de liberar as bolsas, enviando os
    relatòrios para a câmara para serem analizados.
    Acredito que a Facap, enviara os documentos solicitados,
    pòis è uma instituiçâo sèria e transparente!!!
    quero parabenisar o vereador : Osinaldo , pòis esse
    projeto è nota 10 , para à populaçâo , que sabe o que è dificuldade
    para pagar mensalidade.

  8. carlos amorim disse:

    OLHA VALTER FALCÃO CONCORDO PLENAMENTE COM VC TEMOS QUE TER VERIADORES ASSIM MESMO .

  9. Sara Soares disse:

    O Projeto de natureza de inclusão social que altera uma lei de 2006, tem como principal foco acabar com a contra prestação de serviços de quatro horas dia dos alunos bolsistas, e é um avanço, pois a realidade social da nossa região é que um aluno oriundo de escola pública precisa trabalhar pra se manter ter. se a lei não for alterada ela mais exclue do que inclue. eu encontrei uma jovem que trabalha no comercio e ganha um salario minimo, que seu sonho é fazer direito, mas não tem condições de pagar a FACAPE, e se fizer o vestibular de bolsa tem que parar de trabalhar. A LEI DO PONTO DE VISTA SOCIAL É CONTRADITÓRIA, precisa ser alterada.

  10. Gilvan disse:

    FUI FAZER O VESTIBULAR DE BOLSAS, PARA O CURSO DE DIREITO, COMO DEPENDENTE DE FUNCIONÁRIO DA PREFEITURA COM RENDA DE 600 REAIS, POIS A MAIORIA GANHAR MUITO MAL, E O EDITAL SÓ OFERECE UMA VAGA PARA O TURNO DA NOITE. É ESSA VAGA QUE VAI QUEBRAR A FACAPE?

  11. Gilvan disse:

    COMO PODE UMA FACULDADE PUBLICA-FACAPE- COBRAR UMA MENSALIDADE TÃO ALTA? SE O ENSINO PÚBLICO NO BRASIL É GRATUITO E DIREITO DO CIDADÃO? É MUITO FACIL CRIAR UMA FACULDADE “PUBLICA” E JOGAR PRA SOCIEDADE SUSTENTAR.

  12. Suzana Magalhaes disse:

    um projeto de inclusão social que cobra horas de trabalho é um aberração. valeu vereadores tem que mudar a lei.

  13. silvana barros disse:

    OS VEREADORES OSINALDO E ALVORLANDE ESTÃO FAZENDO A VONTADE DO POVO PETROLINENSE, ISSO É QUE IMPORTA. BATMAN E ROBI SÃO FICÇÃO ELES, POREM, REALIDADE. SÃO SEM DÚVIDA DOIS GRANDES VEREADORES E ESTÃO INCOMODANDO ALGUNS. VÃO EM FRENTE VEREADORES, POIS, EU TAMBEM ACREDITO QUE A FACAPE TEM RECURSOS FINANCEIROS PARA ARCAR COM OS CUSTOS DESTE PROJETO DE LEI E AINDA SE QUISEREM BAIXAR A MENSALIDADE. FORÇA!

  14. fernandista disse:

    tenho que adimitir que o nobre vereador osinaldo desta vez acertou que projeto vem ajudar o povo de baixa renda eu como petrolinense fico triste em ver comentarios contra esse projeto tenho certeza que osinaldo chegando a deputado federal nossa região vai ganhar muito porque não antes (fernando filho,gonzaga,osvaldo coelho)porque não agora (fernando filho ,gonzaga,osinaldo)ele merece é filho desta terrra!

  15. aline santana disse:

    esse vereador acaba de ganhar meu voto para deputado federal,estava dando uma olhada no blog e acabei descobrindo que o vereador estar lutando pele meu filho que é bolsista da facape.valeu meu deputado!!!!

  16. Snoop disse:

    Claro que é politiqueiro, seu cara-de-pau. Quando acontecer a audiência pública pra discutir isso, se prepare para saber o que os alunos pensam disso. E não sei se eles vão se expressar de maneira muito didática.

  17. José de Aquino disse:

    Por que politiqueiro. E tudo que seu Lula faz junto com seu Educardo não é politiqueiro? Ou será que estão preocupados com o povo. Povo é bom na hora de votar. Pergunta a Júlio Lóssio? O projeto certo seria dar gratuidade a TODOS os que passam no vestibular e não só aos filhos de servidores públicos. Ou será que na UPE a gratuidade é só prá funcionário público. será que pobre é sinônimo de funcionário público? Não, incompetencia e preguiça é que e sinônimo de servidor público. O vereador só peca porque inclui apenas gente da prefeitura. Deve incluir todas as pessoas que querem estudar. Acabar com essa bolsa para privilegiados é uma coisa maravilhosa. Acabar com apacrinhameto para cargo comissionado na FAcape é melhor ainda. Esses sabidões ganham mais de dez mil reais por mês. Onde já se vui isso. É porisso que remígio quer enrrolar os veradores chamando pra uma reunião secreta. Vai oferecer cargos ou grana prá ninguém falar mais das irregularidades da FAcape. Todo puxa-saco do prefeito vai dizer que o projeto é politiqueiro porque tem medo de perder a mamadeira.

  18. Zé Burrito disse:

    Ô gentinha tem na Facape. Estão escondendo as contas prá a Câmara não botar a boca no mundo ou os vereadores não forçar a barra. Ajudar o povo de baixa renda é dar a gratuidade para os que consigam ser aprovados no vestibular. Como é que pode uma faculdade pública, no interior, querer cobrar mensalidade mais cara que na capital? É só pra filho de rico estudar? É só prá apadrinhado politico entrar ou é só prá abrigar parentes de secretários?

  19. Luiz Carlos Soares disse:

    Gostaria esclaraecer apenas um ponto. O nobre Vereador Osinaldo que é inteligente sabe que VEREADOR nao pode aumentar despesa da prefeitur, nem tampouco dar bolsas, isentar taxas ou qualquer outras despesas.Eu so to dizendo que os nobre Vereadores estao jogando pra plateia, pois sabem que nao da em nada esse Projeto, pq é ilgel do ponto de vista da CONSTITUIÇÃO, se é moral ou nao é outra historia, mas que é poliqueiro isso é….

  20. Me engana que eu gosto disse:

    Ô Aline Santana,

    Tu acabasse de provar que o projeto é mesmo politiqueiro..

    Will Smidth quer aparecer de todo jeito

  21. pedro caldas disse:

    Amigos o que se discute é a isenção da mensalidade para aqueles que forem aprovados no vestibular e não haverá acrescimo de mensalidades. Quer um dado: No ultimo vestibular foi disponibilizado apenas 24 vagas para servidores ou dependentes sendo que apenas 02 vagas no curso de DIREITO. O projeto não abre vaga para os mais de 4 mil servidores como estão enganando o povo de Petrolina.
    Sou favorável a distribuição de vagas por igualdade, ou seja se tem 126 vagas como foi oferecida no ultimo vestibular e temos 12 cursos na FACAPE que se divida em partes iguais ou seja 10 vagas por curso…

    Como servidor público municipal PARABENIZOos vereadores: Alvorlande e Osinaldo.

    E se alguns da FACAPE estão querendo mostrar força vamos convocar os servidores público municipal para invadir a Casa Plinio Amorim.

    Queremos a isenção das mensalidades e a distribuiução das vagas em partes iguais….

    Vamos mostrar aos servidores quem está contra os nossos direitos. Começando dia 09 na manifestação dos servidores em frente à prefeitura.

  22. Armando disse:

    Parabéns a todos os vereadores que votaram a favor do projeto.
    É um projeto de lei que beneficia os mais carentes(alunos de escolas públicas, cidadãos carentes e servidores públicos municipais com baixos salarios). A distribuição tem que ser igual em todos os cursos
    para que o filho do pobre que deseja ser advogado, administrador eu contador ter tambem a aportunidade. Se como vereador Osinaldo apresenta um projeto tão inteligente imaginem quando for deputado federal!

  23. FUNCIONARIO DA FACAPE disse:

    professor remigio apresente a sociedade de petrolina e aos alunos da facape a relaçao dos professores dos cordenadores de cursos chefes e sub-chefes que receberam que se apropiaram de forma fraudulenta dos recursos desta honrada facape recebendo com acumulos de cargos e funçoes metendo a mão no dinhero da autarquia e ate o momento nao foi devolvido aos cofres dessa instituiçao o dinhero surrupiado dos cofres da facape faça algo para que agente tenha orgulho de ter le dado um voto

    ATENDA A DETERMINAÇAO DO MINISTERIO PUBLICO CONFORME O PROCESSO QUE SE ENCONTRA EM PODER DA FACAPE!

  24. bolsista disse:

    Essa contra prestação é uma vergonha!
    Essa mensalidade exorbitante tambem!
    Tanto cargo comissionado tambem!
    E essa quantidade tao pequena de bolsas é um absurdo!
    e ainda dizer que os vereadores querem quebrar a FACAPE isso é conversa pra boi dormir. Pensam que os alunos da FACAPE são bobos é?

  25. messyas r r disse:

    na verdade amigos,quem não estudou como bolsista naFACAPE não sabe o que é essa bolsa ou melhor trabalho escravo,nunca vi uma pessoa que vem de classe baixa ter que pagar para estudar quando se fez um vestibular para entrar como projeto social,outra será que vcs não que a facape está tirando a oportunidade de emprego de muita gente,pois em vez de abrir concurso público USA OS ALUNOS BOLSISTAS para atender na biblioteca,atender no CAAD,ser ajudante de coodenador de curso,enquanto ELA própia forma pessoas de níveis SUPERIOR como secr.execultivo e a própia secretária do diretor não é,é formada em letras,onde foi agregada pela “lei”,SEM CONTAR QUE A INSTITUIÇÃO NÃO PAGA UM REAL DE IMPOSTOS PARA NINGUEM RESULTADO QUE NAO PODE RECEBER NINGUEM DO PROUNI,SEM CONTAR QUE RECEBEU RECURSOS DO GOVERNO PARA CONSTRUIR A GRANDE E NOVA BIBLIOTECA,OK!se o aluno perde duas disciplinas no mesmo período ele perde a escravidão( a bolsa),ou seja é para se aproveitar pelo menos 2 períodos por que tem trabalhar para a facudade,ISSO É UMA VERGONHA,ESTÃO CERTOS OS VEREADORES,PARABENS!ESSE PROJETO VAI VOLTAR SIMMMMM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários