Vereador denuncia consumo de água não tratada em povoado de Petrolina e apela a prefeito: “Estão bebendo esgoto”

por Carlos Britto // 14 de setembro de 2015 às 08:40

EdilsãoO vereador Edilsão do Trânsito (PSL) disse a este Blog que os moradores da comunidade de Porto da Ilha, área ribeirinha de Petrolina, consomem água sem tratamento. Segundo o vereador, cerca de 400 famílias vivem na localidade e toda a água consumida por lá é captada diretamente do Rio São Francisco, através de um sistema de bombeamento instalado por um morador.

Todos consomem água captada diretamente do rio, sem tratamento algum, e isso não pode acontecer. Ainda mais porque a comunidade fica próxima à Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes, que tem seu esgotamento despejado diretamente no rio. Aquelas pessoas estão bebendo esgoto”, afirmou Edilsão.

O vereador se disse indignado, principalmente porque na escola da comunidade os estudantes também consomem água sem o devido tratamento. “A Escola Municipal São José, onde estudam 210 alunos, está passando por uma reforma. Os alunos de lá consomem a mesma água que todos da comunidade consome. No ano que vem, provavelmente, a escola acolherá mais estudantes, pois estão sendo construídas mais duas salas, e esses estudantes também vão consumir água bruta”, argumentou.

De acordo com Edilsão, a comunidade necessita urgentemente de uma ação da prefeitura, para que os moradores deixem de consumir água imprópria para o consumo humano. “Fiz um ofício ao prefeito Julio Lossio para que ele providencie a implantação do sistema de abastecimento d’água na comunidade. Funcionaria assim: A prefeitura faria o sistema de abastecimento e, quando estivesse concluído, passaria para a Compesa operar e oferecer água de qualidade para o povo”, disse.

Projeto

No ofício encaminhado ao prefeito, o vereador pede rapidez na elaboração de um projeto para que o sistema de abastecimento seja implantando em Porto da Ilha. “Não é justo que, nos dias de hoje, uma comunidade viva naquela situação. Além do esgoto do presídio, esgotos de outras partes da cidade são despejados sem qualquer tratamento no rio, e eles estão bebendo essa água. Portanto, esse sistema de abastecimento tem que ser feito o mais rápido possível“, concluiu o vereador. A reportagem do Blog acionou a assessoria de comunicação sobre o fato.

Vereador denuncia consumo de água não tratada em povoado de Petrolina e apela a prefeito: “Estão bebendo esgoto”

  1. Rebeca disse:

    Bom dia!
    Existem outras comunidades que se encontra na mesma situação que porto da ilha, consumindo a água puxada direto do rio sem tratamento algum, um desses exemplo também é a comunidade do roçado que fica em frente as travessias para o rodeadouro, Estrada da tapera. Vale conferir esse povoado também!

  2. FLAVIO disse:

    EU QUERO PARABENIZAR ESTE VEREADOR, QUE ELE CONTINUI ESTA LUTA. POIS CONHEÇO ESTA COMUNIDADE E SEI O QUANTO ELES TEM SOFRIDO POR FALTA DE AGUA POTAVE, LA TABEM TEM MUITA CRIAÇAS QUE SERIA UMA BENÇAO SE TIVESSE LA UMA NOVA SEMENTE , PESSO A ESTE VEREADOR LUTE POR ESTAS CAUSAS QUE DEUS ABENÇOE……

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários