Vereador Aero Cruz e secretário Fred Machado asseguram intervenções para melhorar segurança no trânsito da Sete de Setembro

por Carlos Britto // 26 de junho de 2019 às 10:56

(Foto: Alexandre Justino/Divulgação)

A morte de uma mulher no último domingo (23), atropelada por um carro de passeio quando tentava atravessar a pista da Avenida Sete de Setembro, de bicicleta, reacendeu o debate sobre medidas para garantir a segurança de pedestres e ciclistas que circulam pelo local. Lideranças comunitárias da zona norte de Petrolina, a exemplo do presidente da Central Única de Bairros (Cubape) Pedro Caldas, vêm cobrando melhorias para o local com a implantação de uma ciclovia. Na manhã de hoje (26), essa questão foi destacada pelo líder do governo na Casa Plínio Amorim, vereador Aero Cruz, e pelo secretário Fred Machado (Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos), ao Programa Carlos Britto na Rural FM.

De acordo com Aero, a prática de ciclismo vem crescendo significativamente em Petrolina, e a administração municipal, por sua vez, está atenta a isso. Tanto é assim que já construiu uma ciclovia na Avenida Cardoso de Sá, na orla. Outras duas, respectivamente no Bairro Henrique Leite e a que liga a Cardoso de Sá ao Bairro Jatobá, também estão encaminhadas.

Sobre a mais recente tragédia ocorrida na Sete de Setembro, Aero se solidarizou com a família da vítima, Jakeline da Silva. Ele também justificou que, infelizmente, outras pessoas já tiveram suas vidas ceifadas no local, e as providências não podem ser tomadas apenas depois do fato. “A gente não pode agir só quando acontecer (acidente)”, avaliou.

O vereador informou ainda que o prefeito Miguel Coelho tem se esforçado em busca de recursos para a cidade, e um dos segmentos a serem contemplados é a mobilidade urbana. Aero lembrou que o trânsito de Petrolina já avançou muito, e na atual gestão, continua avançando com a implantação de rotatórias e da sinalização, além de medidas educativas. Mas os constantes acidentes deixam um sinal de alerta.

Quando da inauguração dessa ciclovia de frente ao 5º Batalhão, o prefeito já tinha anunciado que está trabalhando para fechar o ‘cinturão’ de ciclovias. Agora, a gente sabe que não se faz uma obra de uma hora para outra”, justificou Aero, garantindo que a ciclovia da Sete de Setembro será concretizada.

Viadutos e passarelas

O secretário Fred Machado reiterou também o compromisso da gestão com a ciclovia na Sete de Setembro. No entanto, ele levou em conta alguns pontos. Primeiro, esse espaço terá de ser construído na lateral da avenida, por esta se tratar de uma rodovia federal. Segundo, Fred destacou que a ciclovia só poderá ser implantada após a construção dos viadutos, que estão a cargo do DNIT. “Miguel já tinha pedido paciência, por diversas vezes, porque o DNIT tinha de iniciar e concluir as obras dos viadutos, pra gente não estar fazendo uma ciclovia e depois ter de destruir por conta dos viadutos”, frisou.

Fred destacou ainda que a construção dos viadutos, pelo cronograma do DNIT, deve ter início a partir de julho ou agosto deste ano. Já sobre a possibilidade de passarelas, o vereador Aero Cruz disse que dificilmente serão implantadas, uma vez que – segundo ele – seriam pouco utilizadas na cidade.

Vereador Aero Cruz e secretário Fred Machado asseguram intervenções para melhorar segurança no trânsito da Sete de Setembro

  1. Defensor da liberdade disse:

    Seriam pouco utilizadas? Esse cidadão não é vereador de Petrolina, e o pessoal que tem tem que atravessar da Areia Branca para o José e Maria? E no trecho da Cohab Massangano, e no Ouro Preto?

  2. Sempre Atento disse:

    Eu pensava que isto era responsabilidade era da prefeitura e quem mandava era o prefeito,mas pelo que estou vendo as coisas mudaram quem manda é um suplente de vereador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários