Valorização do São João de Petrolina deixou de fora Targino e Maciel

por Carlos Britto // 29 de junho de 2009 às 15:02

maciel-melotargino1Os comentários sobre o resgate cultural do São João de Petrolina, proposto pelo prefeito Júlio Lóssio, deixaram uma interrogação no ar.

Se era para valorizar a tradição do forró pé-de-serra, ninguém entendeu por que nomes ilustres da nossa região, como os cantores Maciel Melo e Targino Gondim, ou até mesmo a rapaziada dos Matingueiros, não fizeram parte da programação oficial.

Valorização do São João de Petrolina deixou de fora Targino e Maciel

  1. Maria disse:

    Parabéns por lembrarem dos Matingueiros.
    Estiveram participando da programação de São João de Caruaru, Cabrobó, Jaguarari e outras cidades baiana.
    Enquanto isso, Petrolina vai ficando cada dia que passa mais sem cultura.
    Façam uma pesquisa de rua, nas escolas sobre a cultura que um dia houve em Petrolina, raríssimas pessoas, só aquelas que vivenciaram, é que vão lembrar, porque o Poder Público ao longo dos anos fez o grande desfavor de acabar com a cultura regional. E pelo visto esta atual gestão vai continuar a fazer igualzinho aos outros: Cultura Regional? Zero de incentivo. Para quê incentivar a cultura? Se o próprio povo aceita o lixo que a mídia empurra goela abaixo, a prefeitura incentiva este lixo pagando para eles tocarem a depravação do ser humano.

  2. Marcos disse:

    Tem certas coisas que não nos são respondidas, mesmo!
    Como, por exemplo, essa regionalização sem motivo (já que o forró é nordestino e não somente sertanejo, o próprio São João já é uma festa regionalizada).
    Também o fato de a festa ter ocorrido no Bodódromo mesmo com tantas críticas e o motivo de regionalizar sem contratar bandas conhecidas da região, como os acima citados, desejo de menina e tantas outras.

    Enfim, eu n entendo!

  3. SOBREVIVENDO disse:

    Eu acredito que os 300 mil reais de Cadoca só deram pra Assisão, Amelinha, Geraldinho Lins, gente da nossa região, a chamada gente da gente, não tem vez, não. Petrolina, terra dos impossíveis.

  4. Pedro Olinda disse:

    ôh, Grande Jornalista Carlos,

    Será por causa da agenda dos artistas da região. Como sabemo, os são joão de petrolina foi feito de ultima hora. Será que eles já não tinham compromisso. Deixe de ficar lançando essas coisas no “ar” sem apuração correta. Abraços.

  5. pedro disse:

    SENTI FALTA DE GERALDO AZEVEDO!!!
    PETROLINA SO TEVE UM SAO JOAO BOM ESTE ANO O VERDADEIRO SAO JOAO DO POVO DAS PESSOAS. O DO RIO CORRENTE, ERA GENTE…DEU UM BANHO DE GENTE E ORGANIZAÇAO.
    MAS O RESTO INCLUINDO O PIOR DA AREIA BRANCA.

    PEDROPETRUS2009@HOTMAIL.COM

  6. benne disse:

    SANTO DE CASA NÃO FAZ MILAGRES…NA VERDADE ESSES DOIS ARTISTAS E TANTOS OUTROS REGIONAIS, SÃO RECONHECIDAMENTE BONS POR OUTROS LOCAIS AFORA. PORTANTO OS CONTRATA ANTES, NÃO DEIXA P CIMA DA HORA. PQ ARTISTAS BONS SÃO REQUISITADOS, SÃO CONTRATADOS BEM ANTES, E NÃO DE ULTIMA HORA. ISSO É COISA DE QUEM QUER ACHAR Q ENGANA, TRAZEM QUALQUER COISA PQ SÓ ACHARAM ESSES E DIZEM Q É P VALORIZAR. ACHO Q A DESCULPA É OUTRA. INCOMPETENCIA….E AINDA DIZEM Q DOMINGOS SÁVIO TEM SANGUE DE ARTISTA NA VEIA…IMAGINE SE NÃO TIVESSE. BEM Q OS PRIMOS DELE DEVIA ENSINA-LO A FAZER EVENTOS.

  7. Erivano disse:

    Isto aí é desculpa esfarrapada pra poder economizar nas verbas e fazer uso delas para outroas finalidades…

  8. A VERDADE 2 disse:

    DEIXE EU COMENTAR TBM!!

  9. Jumento disse:

    Eu tenho um nome para isso: Malandragem e conversa mole.
    Só quem realmente não tem juízo acredita na conversa fiada desse pessoal que está na prefeitura. A começar pelo prefeito.
    Têm um discurso politicamente correto mas são gestores da elite, politiqueiros a la Osvaldo Coelho e Companhia.
    De novo eles não têm nada. Que for jumento que acredite.

  10. Jumento disse:

    Targino/////Mas, que devia tá, o bixim devia… Será que foi ele que não quis??

  11. epaminondas disse:

    sera que a escolha dos conjtos juninos tem aa ver com jabacule?isso e coisa da bahia minha gente!?>>>…..

  12. ISTO VALE UM ABRAÇO COMPANHEIROS! disse:

    O problema maior é que é PEDIR MUITO para está gestão que tenha RUMO, pois estão passando os meses e até agora não acertam em nada OPORTUNIDADE estão tendo, em Juazeiro veja só o Prefeito está RUIM, mas pelo ao menos os POVOS lá falam que ele fez o CARNAVAL BOM, mas enquanto aqui, até os nossos patrimônios sem impedido de TOCAR, preferem dar, mas para AMELINHA (com todo respeito), ASSISSÃO (com todo respeito) PÔ!! Prefeito deixar o MACIEL E TARGINO fora do SÃO JOÃO é no mínimo falta de interesse, abra o OLHO PREFEITO, mude logo está sua equipe, comece a fazer a coisa certa ainda está em tempo, convoque os FILHOS de PETROLINA para lhe assessorar, demitir os SECRETARIOS forasteiros, coloque quem conhece o nosso chão é apenas um pequeno recado! ISTO VALE UM ABRAÇO COMPANHEIROS!

  13. Andréa disse:

    Ô..desculpa ai o Sr. Pedro Olinda qdo diz: “Será por causa da agenda dos artistas da região. Como sabemo, os são joão de petrolina foi feito de ultima hora. Será que eles já não tinham compromisso. Deixe de ficar lançando essas coisas no “ar” sem apuração correta”. O descaso jácomeça por ai..São João de última hora, e porque foi de última hora? Por causa do descaso de sempre, não só na gestão de Júlio qto do prefeito anterior..Vamos valorizar o que é nosso, Maciel Melo é um grande nome da música pernambucana, tem um acervo musical grande de alta qualidade, está nas vozes de Elba, de Flávio Jose , de Fagner, e de tantos outros, impossivel pensar no São João de Petrolina e não enxergá-lo aqui…

  14. Bernadete disse:

    Sabemos que Petrolina estava nos ultimos anos sendo um dos melhores São João do Interior, mesclado(qdo falo de forro pe de serra), mas tivemos aqui muitas atrações boas. Lembro de Varios artistas com trabalhos bonitos, trabalho de pesquisa com qualificação cultural. Irah Caldeira (de Recife) ela é maravilhosa, Marciel Melo e outros. Porque eles não estavam em nosso S.joão.
    Atenção administradores de petrolina, Pernambuco é muito conhceido pela valorização cultural, então não deixem (AXES) que pessoas que não tenham compromisso nenhum com pernambuco tomar a frente da nossa Secretaria de Cultura.
    Acredito muito que eles vão rever e pensar muito bem em toda esta situação que criou, foi de muito mal gosto e muita má FE.
    A cultura da nossa cidade de nosso nordeste não pode morrer, estas pessoas que estão na secretaria não tem compromisso mesmo com o nosso povo com o nosso nordeste tão querido.
    Prefeito tenha compromisso com o Povo com o nosso nordeste, este tipo de compromisso que você tem o as pessoas que estão à frente da secretaria da Cultura é NÓTORIO o porquê!!!!

  15. Cecilia Alencarc disse:

    É… SANTO DE CASA NÃO FAZ MILAGRES. ACHO QUE NÃO FAZ MESMO.
    E TEM OUTRA COISA ELES QUEREM COBRAR UM PREÇO MUITO
    ALTO, PREFEREM TOCAR EM OUTRO LUGAR POR UM PREÇO
    MENOR, DO QUE NA SUA CIDADE.
    TIREM A CULPA DO PREFEITO.
    JÁ TEVE OUTROS FESTAS JUNINAS QUE NÃO CHAMARAM OS
    ARTISTAS DA CIDADE, DEIXEM DE MARTIRIZAREM JÚLIO LÓSSIO.

  16. GALEGO ABOIADOR disse:

    DE TODAS AS FESTIVIDADES JUNINAS DE PETROLINA O QUE MAIS PRESTOU EM TERMOS DE ORGANIZAÇÃO FOI O FORRÓ DA ESPORA E A MISSA DOS VAQUEIROS NA ORLA.

    NÃO SEI QUEM FOI OS ORGANIZADORES, MAS ESSES SIM !!!!!!
    ESTÃO DE PARABENS.

  17. INDIGNADO disse:

    POR QUE MACIEL MELO, MATINGUEIROS E TARGINO GONDIM NÃO TOCARÃO NO SÃO DE PETROLINA ?

    RESPOSTA: PERGUNTEM A XENIA…. MAS SEGUNDO TARGINO GONDIM EM ENTREVISTA A UMA EMISSORA DE RADIO NA CIDADE, O MOTIVO FOI OS VALORES QUE A CACO DE TELHAS NÃO ACEITOU.

  18. KBÇA, O DR. SECRETARIO disse:

    SR. CARLOS BRITTO, BOA NOITE! PARABENS PELO BLOG (BIS)

    GERALDO AZEVEDO, MACIEL MELO, TARGINO GONDIM, OS MATINGUEIROS…., FICARAM DE FORA DO SÃO DE PETROLINA QUE VINHA EM ESCALA ASCENDENTE NA MÍDIA, COMO O MELHOR SÃO JOÃO DO INTERIOR PERNAMBUCANO, DO BRASIL!

    AGORA, FICO “AKI COM MINHA KBÇA” PENSANDO: SERÁ QUE SABEM, “ELES OS PENSANTES DO SÃO JOÃO DE PETROLINA”, CÁ ENTRE NÓS:O QUE É CULTURA REGIONAL?

    HÁ SR. CARLOS, O GONZAGÃO, NOS “CRITÉRIOS” ESTABELECIDOS PARA ESCOLHA DOS ARTISTAS, NESSE S.J. DE PETRÓ, TAMBÉM FICARIA DE FORA.. SABE PORQUÊ? ELE JÁ CANTOU TUDO QUE AI ESTÁ ACONTECENDO… VEJAMOS:
    “. Seu doutô os nordestino têm muita gratidão
    Pelo auxílio dos sulista nessa seca do sertão
    Mas doutô uma esmola a um homem qui é são
    Ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão
    É por isso que pidimo proteção a vosmicê
    Home pur nóis escuído para as rédias do pudê
    Pois doutô dos vinte estado temos oito sem chovê
    Veja bem, quase a metade do Brasil tá sem cumê
    Dê serviço a nosso povo, encha os rio de barrage
    Dê cumida a preço bom, não esqueça a açudage
    Livre assim nóis da ismola, que no fim dessa estiage
    Lhe pagamo inté os juru sem gastar nossa corage
    Se o doutô fizer assim salva o povo do sertão
    Quando um dia a chuva vim, que riqueza pra nação!
    Nunca mais nóis pensa em seca, vai dá tudo nesse chão
    Como vê nosso distino mercê tem nas vossa mãos

    “SRS. PENSANTES” (DO SÃO JOÃO DE PETROLINA), SR. LUIZ GONZAGA, MACIEL, GERALDO, MATINGUEIROS, TARGINO, ELES SÃO OS EXPONTES DA CULTURA REGIONAL NORDESTINA! SÃO NOSSAS RIQUEZAS; CLARO AO LADO DE TANTOS OUTROS QUE POR AQUI JÁ PASSARAM…E NO SÃO JOÃO DE 2010, KBÇA, O DR. SECRETÁRIO, SE NUM MUDAREM VAI OPINAR DE NOVO, VIU! HÁ, MAIS UMA: SEM ESSA DE FICAR FAZENDO PORPAGANDA DUM SR. DEPUTADO QUE “DESIGNOU 300 MIL PARA O SÃO JOÃO”. VOCES TBM NUNCA OUVIRAM QUE “CAVALO DADO NUM SE OIA OS DENTIS?” VENHA QTO VIER, MAS, FICAR MASTIGANDO ISSO, DURANTE TODO O EVENTO, HAJA TÍMPANOS!.
    O KBÇA, O DR. SECRETÁRIO, TÁ LIGADO. GRTO.

  19. Bruna disse:

    Targino só ñ foi incluso pq cobrou alto!
    com se só pq cheegou o são joão ele tivesse dobrado a qualidade do show da mesma forma q dobrou o custo exigido!
    isso é verídico!

  20. amo petrolina disse:

    gostaria que a cultura de petrolina desse mais atenção as quadrilhas por ex: fazer um campeonato de quadrilhas juninas, nos finais de semanas teriamos o encontro ex: areia branca x atrais da banca como se fosse uma partida de fotebol isso durante 6ou 7 meses do ano todo o bairro estaria envolvido gerando emprego disiplinando os jovem ,valorizando a nossa cultura por que as quadrilhas tem teatro,artezenato,musica,dança,modelos,com isso petrolina iria ser conhecida como a capital das quadrilhas juninas todos os citados fazem falta a qualquer são joão

  21. gabriela disse:

    sinceramente o são joão de petrolina caiu mt vio !
    no de 2008 venho ate leonardo, zeze, entre outros e agora nem targino tem ! Me poupe né Júlio Lóssio

  22. Mariana disse:

    São João sem Targino não é São João!

  23. ELLEN disse:

    Dizem que no Parque Josefa Coelho, consta um teatro… Pago… recebido…
    ALGUÉM JÁ O VIU?
    Observação. Nunca trabalhei a política de Petrolina, Nunca “mamei”…
    EM NIMGUÉM!!!
    Petrolina, linda menina, meu carinho inesquecivel.

  24. ELLEN disse:

    E mais….
    Sabiam que tentaram
    “TOMAR” A SOCIEDADE 21 DE SETEMBRO, para fins “sociais”?
    Rsrrsr…
    Igual outras que existem em nossa terra.
    Peçam para olharem a documentação…
    QUEM HERDADARÁ ESSA INSTITUIÇÃO SOCIAL?
    Morrerá com o “autor”?
    Ficará sobre responsabilidade do Município?

    Snif… Snif… Snif…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *