Vale do São Francisco volta a ter canção indicada ao Grammy

por Carlos Britto // 21 de setembro de 2022 às 21:36

Foto: divulgação

O Vale do São Francisco está novamente na vitrine da música internacional. Depois da aclamada ‘Esperando na janela’ ter arrebatado o Grammy Latino em 2001, mais uma canção saída desses rincões está novamente concorrendo ao maior prêmio mundial da música.

O CD “Belo Chico” foi indicado e está concorrendo na categoria Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa. O álbum é de autoria dos artistas Roberto Malvezzi (Gogó), Targino Gondim e Nilton Freitas, com produção da Toca Pra Nós Dois e realização do IRPAA e da Articulação São Francisco Vivo, com apoio do Ministério da Cooperação Alemã, por intermediação da Cáritas Alemã.

“Belo Chico” foi lançado em novembro de 2021 como um importante instrumento em defesa  da Bacia do São Francisco. A obra denuncia a situação da bacia e chama atenção para a necessidade de revitalização do Rio Opará (como os povos originários chamavam o Velho Chico). O CD, composto por 13 canções músicas e o encarte do álbum, evidencia um pouco das lendas do rio, suas dores, aflições e celebra a cultura dos povos ribeirinhos.

Para nós é uma excelente referência, tanto do ponto de vista artístico, do tipo de música que a gente faz, de uma temática que a gente desenvolveu, como do ponto de vista da nossa causa, da defesa do Velho Chico, do nosso Belo Chico“, ressalta Roberto Malvezzi (Gogó).

Cícero Félix, coordenador Geral do IRPAA, reafirma o papel pedagógico da obra ‘Belo Chico – a convivência com o Rio São Francisco através da música’. “É a arte fazendo educação e a educação fazendo arte numa perspectiva de uma educação contextualizada. Esse é o Belo Chico que está sendo indicado para a grande premiação da música internacional“, pontuou.

Lista

O Grammy Latino divulgou a lista oficial de indicados ontem (20), em evento online. Os vencedores das 53 categorias serão anunciados em 17 de novembro, em uma cerimônia na MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas (Estados Unidos).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.