Vale do São Francisco sediará encontro em comemoração à imigração japonesa no Brasil

por Carlos Britto // 14 de maio de 2023 às 21:30

Foto: Divulgação

Petrolina e Juazeiro (BA) vão sediar, nos dias 26 a 27 deste mês, o 16º Encontro Bunkyo Rural, em comemoração aos 115 anos da imigração japonesa no Brasil e o 50º aniversário da chegada dos primeiros agricultores nipo-brasileiros ao Vale do São Francisco. O objetivo é promover o intercâmbio de ideias e conhecimentos entre produtores, profissionais, pesquisadores, estudantes e empresários/fornecedores relacionados à área rural.

Com o tema ‘A produção Agrícola no Semiárido Brasileiro’, o evento terá uma programação extensa que inclui visitas técnicas e palestras, e vai reunir autoridades a exemplo do embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi; o cônsul-geral do Japão de Recife, Hiroaki Sano, e o cônsul honorário de Salvador, Roberto Mizushima.

Realizado pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Comissão Bunkyo Rural / Prêmio Kiyoshi Yamamoto) em conjunto com Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Médio São Francisco (Acenibra), o  16º Bunkyo Rural também contará com a participação do representante chefe do escritório do Brasil da JICA, Masayuki Eguchi; do presidente da JETRO São Paulo, Hiroshi Hara, e do presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, Renato Ishikawa.

A inscrição é gratuita e com direito a certificado. O evento também marca os 40 anos da instalação do escritório da Cooperativa Agrícola de Cotia (CAC), em Juazeiro, e da instalação da estação experimental do projeto agrícola Curaçá, no município baiano de mesmo nome. 

Programação

Na sexta-feira (26) serão realizadas visitas técnicas às fazendas exportadoras de frutas, propriedades rurais, Barragem de Sobradinho, almoço em uma embarcação e jantar na sede da Acenibra, localizada à Avenida Irmã Dulce, 641, bairro Malhada da Areia, em Juazeiro, onde será feita a abertura oficial do encontro. 

No  sábado (27), o Hotel Grande Rio (Avenida das Nações 2, Centro de Petrolina) sediará a programação técnica de palestras, iniciando às 8h30, com abertura do presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, Renato Ishikawa, seguida da palestra magna ‘Governança e Sucessão’, ministrada pelo engenheiro agrônomo, escritor e ex-secretário de Meio Ambiente de São Paulo e ex presidente do Incra, Francisco Graziano Neto.

O ciclo de palestras prosseguirá até às 16h, com intervalo para o almoço, debatendo ainda temas a exemplo da relação entre o Japão e o Brasil, cooperação da JICA no desenvolvimento sustentável e o atual cenário da agricultura irrigada no Submédio São Francisco, além dos princípios fundamentais no controle das doenças, que será o assunto da palestra apresentada pelo consultor do Globo Rural, Chukichi Kurozawa (UNESP). Mais informações no site http://www.bunkyorural.com.br/.

Vale do São Francisco sediará encontro em comemoração à imigração japonesa no Brasil

  1. ESPEDITO RODRIGUES disse:

    ESPEDITO RODRIGUES
    MINISTÉRIO DA SAÚDE

    NOTA:

    SEU FRANCISCO REIS, SOU BRASILEIRO, NATURAL DE SANTA MARIA DA BOA VISTA/PE FORMADO EM MATEMÁTICA E RESERVISTA DE 1ª CATEGORIA DO 72º BI, SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL DO MINISTÉRIO DA SAÚDE. QUERO LHE DIZER QUE NÃO SOU NENHUM PSEUDÔNIMO COMO TAMBÉM VAGABUNDO COMO FOI DITO POR TE. PENSA ANTES DE VOMITAR OFENÇAS A QUEM NÃO O CONHECE, PEÇO A REDAÇÃO DO BLOG QUE DIVULGUE A NOTA POR FAVOR. OBRIGADO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Foto historica, de pessoas que contribuiram enormimente para o progresso da nossa regiao.