Vale do Salitre terá sua 1ª Feira da Agricultura Familiar e de Caprinos e Ovinos

0

Tradição em demais distritos do município de Juazeiro (BA), a 1ª Feira da Agricultura Familiar e de Caprinos e Ovinos do Vale do Salitre pretende apresentar inovações tanto no formato quanto na programação. O evento, que vai acontecer de 1º a 3 de setembro, será realizado às margens do Rio Salitre, na sede do distrito de Junco, zona rural de Juazeiro (BA).

A Feira é uma iniciativa da prefeitura municipal, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap), em parceria com a União das Associações do Vale do Salitre (UAVS). O objetivo desta 1ª Edição é promover as potencialidades existentes no Salitre, apresentando a viabilidade da economia local com base na agricultura familiar praticada há centenas de anos pelas famílias ribeirinhas.

A abertura do evento está prevista para as 17h do dia 1º, com a chegada dos animais para exposição e comercialização, com forte presença daqueles sem raças definidas, o chamado “pé duro”, uma vez que o melhoramento genético ainda é uma prática pouco explorada no distrito. A feira será uma oportunidade de discutir a temática, considerando as condições climáticas da região e a adaptabilidade de raças exóticas. Na ocasião estará aberto também o espaço de visitação de estandes de artesanato e gastronomia local, expostos ao público pelas associações, grupos informais e pessoas das comunidades.

Um dos diferenciais da feira será a aposta na valorização da identidade regional, possibilitando a memória da história do Salitre como forma de fortalecer o sentimento de pertencimento das pessoas. O público irá prestigiar manifestações culturais como Reisado e Samba de Véio, Roda de São Gonçalo e Roda de Braço. Além disso, uma exposição fotográfica e o “Museu do Salitre” pretendem atrair jovens, adultos e crianças para conhecer um pouco da história local.

Apoio

A feira conta com o apoio de organizações como Irpaa, Sebrae, Univasf, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Juazeiro, entre outras. A programação completa do evento pode ser conferida acessando aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome