Vacinação contra febre aftosa começa neste domingo

0

imagesComeça neste domingo (1º) e segue até 31 de maio em Pernambuco a  primeira etapa de vacinação contra febre aftosa. A imunização de todos os bovinos e bubalinos é obrigatória por lei, independente da idade do animal. Na segunda-feira (2), todas as farmácias veterinárias cadastradas já estarão disponibilizando doses da vacina que devem ser adquiridas pelos criadores pernambucanos.

A gerente-geral da Agência de Defesa Agropecuária de Pernambuco (Adagro), Erivânia Camelo, explica como o criador deve proceder para ter uma vacinação mais eficaz. “ Além de imunizar o rebanho, o produtor não deve esquecer de declarar a vacinação nos escritórios da Adagro, pois o inadimplente pagará multa e terá restrições para transitar com seu animal”, pontuou.

A vacina deve ser mantida entre 2°C e 8°C, por isso é recomendado que seja transportada num isopor com gelo, para garantir a eficácia da imunização do rebanho. O local da aplicação da vacina deve estar limpo para evitar contaminação, e a agulha deve ser trocada ou higienizada a cada dez aplicações. “Também é recomendado que a aplicação ocorra nas horas mais frias do dia”, continuou Erivânia.

Nesta etapa, a Adagro também irá realizar um recadastramento do rebanho suíno do Estado, visto que Pernambuco deverá se tornar área livre da peste suína clássica. As informações são da asessoria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome

10 − 2 =