Vacina contra tuberculose em recém-nascidos é centralizada na UBS da Vila Eduardo

0
Foto: Ascom PMP/SMS divulgação

Após receber poucas doses da vacina BCG, distribuída pelo Governo de Pernambuco, a Prefeitura de Petrolina centralizou a aplicação do insumo. A BCG, que protege os bebês contra as formas graves da tuberculose e é dada para os pequenos no primeiro mês de vida, deixando a famosa marquinha no braço, está sendo disponibilizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Bernardino Campos, na Vila Eduardo, zona leste da cidade.

O serviço acontece às quartas-feiras, durante todo o dia, enquanto houver estoque do imunobiológico. De acordo com a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, a medida é temporária e é necessária diante do quantitativo recebido, através do VIII Regional de Saúde, de apenas 540 doses para o município.

“Normalmente, a vacina era ofertada em 16 unidades de saúde, além do Hospital Dom Malan. Após essa redução, para termos um maior controle, estamos disponibilizando em apenas uma unidade. Lembrando que as crianças que nascem no Dom Malan continuam recebendo dentro da maternidade. É importante ressaltar que após normalizar o quantitativo recebido, o fluxo continuará o mesmo“, frisou.

A BCG é considerada obrigatória e deve ser aplicada em dose única no recém-nascido com peso acima de 2 kg. Para a imunização, os pais e/ou responsáveis devem apresentar documentos pessoais, registro de nascimento da criança, cartão SUS e o cartão de vacina, caso houver.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome