Usuários do CAPS Petrolina desenvolvem atividades coletivas no Parque Josepha Coelho

por Carlos Britto // 26 de setembro de 2022 às 21:49

Foto: Ascom PMP/SMS divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) organizou em Petrolina, nesta segunda-feira (26), uma manhã diferenciada para os usuários do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD III) e da Unidade de Acolhimento Adulto. Foi promovida uma ação no Parque Municipal Josepha Coelho, área central da cidade, que envolveu discussões sobre redução de danos (estratégia de cuidado relacionada à diminuição dos danos e riscos causados pelo consumo de substâncias psicoativas), ampliação do repertório comportamental, atividade física e contato com a natureza.

Esse tipo de programação ocorre de forma rotineira. A cada encontro são discutidas temáticas diferentes, a exemplo do gênero; paternidade; família; dispositivos da rede de saúde; e assistência social. As ações extramuros buscam conduzi-los à reinserção social e à valorização dos pacientes enquanto indivíduos.

O coordenador do CAPS AD, Roberto Junior, explica Essas atividades são importantes porque promovem a reinserção social dos usuários do CAPS, uma vez que há proliferação de estigmas e o afastamento do meio social, auxiliam no debate da saúde em um aspecto amplo. “As ações são pensadas a partir de uma perspectiva holística, onde corpo e mente compõe um só organismo e, no mais, são atividades que promovem psicoeducação”, destaca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.