Uso de tecnologias destacam-se na Educação de Juazeiro sob gestão de Suzana Ramos

por Carlos Britto // 25 de setembro de 2023 às 08:00

Foto: Ascom PMJ/Seduc divulgação

O uso pedagógico da tecnologia na Educação Básica Municipal de Juazeiro (BA) tem consolidado um novo tempo de avanços no setor, conquistando espaços de destaque nacional. O município foi o primeiro no país a receber mais de 800 chips com internet gratuita no celular para os estudantes, através do Programa ‘Internet Brasil’, além de ser o único na Bahia escolhido pelo Ministério da Educação (MEC) para implantação do Programa de Inovação Educação Conectada, que beneficia 58 unidades de ensino com internet de alta velocidade – incluindo as Praças Digitais, que contempla duas praças centrais da cidade com oferta de serviço de internet totalmente acessível e gratuito.

Eu me sinto muito orgulhosa de ter contribuído para tornar Juazeiro uma referência de excelência no uso pedagógico de tecnologias, e isso é reflexo de uma gestão que trabalha comprometida para ofertar cada vez mais desenvolvimento para o nosso município. Todas essas conquistas me deixam ainda mais motivada para entregar novos avanços ao nosso povo“, ressaltou a prefeita Suzana Ramos.

Outros avanços e conquistas

Estreando mais uma iniciativa do governo federal, Juazeiro foi a primeira cidade brasileira a receber um projeto pioneiro da gigante chinesa das telecomunicações, a Huawei, com a implantação da tecnologia Wi-Fi 6, somado a entrega de 30 tablets e uma TV 65 polegadas smart. Todos os equipamentos são de última geração para o melhor aproveitamento dos benefícios oferecidos.

Com destaque para a tecnologia e inovação, também houve a implantação do projeto-piloto Minecraft Educacional na Escola Municipal Estação do Saber José Carlos Tanuri, que promove engajamento em sala de aula através da metodologia da gamificação. Além disso, a houve a implantação do projeto ‘Maluquinho por Robótica,’ ofertado nos Anos Iniciais, ‘Explorum’, disponível para os Anos Finais, ‘Alfabetização e Letramento Digital’, exclusivo para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), assim como, a oferta da EJA EaD, iniciativa inédita na rede municipal e que propõe aos estudantes da EJA, formas mais maleáveis e acessíveis de concluir os estudos no Ensino Fundamental.

Para garantir ainda mais qualidade no ensino, com recursos próprios, a gestão municipal adquiriu mais de mil Notebooks para auxiliar alunos e professores durante o processo de ensino e aprendizagem. Além disso, 13 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), já foram contempladas com o Programa Escola Conectada, que oferta internet de alta velocidade de forma gratuita.

EducaJá

Faz parte desse conjunto de avanços, a criação do portal EducaJuá, que integra soluções simples, através de um sistema de automação de tarefas na gestão, incluindo também, o Mapa Educacional Interativo da rede municipal de ensino, com dados geográficos que oferecem informações sobre a localização exata das escolas municipais, facilitando a identificação das unidades de ensino, para melhor atender o interesse da comunidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Fui uns dos primeiros moradores do José e Maria, Com certeza, foi no ano de 1980, mais ou menos, que…

  2. Verdade no ano de 1980, eu fui uns dos primeiros moradores do José e Maria.

  3. A vila Papelão no José e Maria foi no ano de 1980 e não 1987.