Usina de Oxigênio da UPA em Juazeiro passa a abastecer rede pública de saúde

por Carlos Britto // 20 de agosto de 2022 às 12:25

Foto: Luan Medrado/Ascom PMJ/Sesau

A Usina de Oxigênio instalada pela Secretaria de Saúde (Sesau) de Juazeiro (BA) está fornecendo o gás não apenas para a UPA, mas a toda a rede pública de saúde do município. A cada 40 minutos, a usina consegue encher um torpedo de oxigênio, que é encaminhado ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para pacientes em home care, entre outros locais que necessitam do uso de O².

O equipamento foi instalado no último dia 11 de agosto e representa um dos grandes investimentos realizados pela atual gestão municipal. “É com grande satisfação que a gente passa para a população de Juazeiro os avanços do município. Estamos em outro patamar, em outro nível, com a saúde avançando. Daqui para frente, a população só tem a ganhar. A usina de oxigênio é um ganho muito grande para Juazeiro, porque salva vidas“, destacou o secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa.

A usina instalada na UPA municipal é reconhecida principalmente por quem sabe da importância de oxigênio para a manutenção da vida das pessoas. No auge da pandemia da Covid-19, muita gente precisou de oxigênio. Hoje Juazeiro conta com uma usina.

A diretora geral da UPA, Andreza Monteiro, explica que na unidade de atendimento de urgência, o oxigênio é utilizado em várias salas. “Na UPA de Juazeiro nós temos a sala de estabilização, onde temos um quantitativo grande de pacientes que fazem uso de oxigênio, sala de observação e os isolamentos. Essa usina de oxigênio foi um ganho muito grande para a população“, disse a diretora da UPA de Juazeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.