Usando Petrolina e Juazeiro como exemplos, lideranças de Cuiabá pedem unidade da Embrapa

por Carlos Britto // 02 de maio de 2024 às 12:30

Foto: Reprodução

Maior produtor nacional de grãos e algodão, de etanol de milho, além de deter também o status de maior rebanho bovino do Brasil, o estado do Mato Grosso poderá contar com o suporte e toda a expertise da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) na capital, Cuiabá.

Lideranças políticas, como o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, defenderam instalação de unidade da Embrapa, em Cuiabá, para desenvolver a pesquisa na fruticultura da Baixada Cuiabana. Já existe uma unidade da Embrapa em Sinop, a Embrapa Agrossilvipastoril.

A proposta foi apresentada pelo deputado estadual Lúdio Cabral e entregue ao ministro e ao presidente do Conselho de Administração da Embrapa (Consad), Carlos Ernesto Augustin, após a cerimônia de celebração dos 51 anos da empresa em sua sede, em Brasília, nesta semana. “É uma forma de gerar oportunidades e identidade na produção de alimentos da Baixada Cuiabana”, ressaltou Fávaro.

Polo Petrolina/Juazeiro

Ele citou como o exemplo a transformação ocorrida nos municípios de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), no semiárido nordestino, que hoje é um grande polo da fruticultura nacional e expoente na exportação de frutas para o mundo.

Para Lúdio, a instalação de uma unidade da Embrapa, com foco na fruticultura e horticultura na capital mato-grossense, é fundamental para identificar as vocações da Baixada Cuiabana para o desenvolvimento econômico, da agricultura e da agroecologia. (Fonte: Diário de Cuiabá)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Era tão articulado que foi eleito sem voto pelos militares. Não ganhou por mérito próprio, foi imposto.