Urgente: Tentativa de fraude em concurso da Guarda Municipal de Petrolina tem sete suspeitos detidos

por Carlos Britto // 30 de junho de 2019 às 23:16

Foto: Blog do Carlos Britto

O concurso público da Guarda Civil Municipal (GCM) de Petrolina, realizado na tarde deste domingo (30), teve uma tentativa de fraude. Sete pessoas, segundo informações recebidas pelo Blog, foram detidas.

A empresa responsável pelo concurso já vinha investigando o esquema. Até o momento o que se sabe é que um dos detidos foi sargento do Exército Brasileiro e havia sido expulso da instituição por irregularidades. Outro detalhe é que ele faria parte do quadro de funcionários do IF Sertão-PE, mas sua identidade ainda vem sendo mantida em sigilo pela Polícia Civil (PC) e essa informação ainda não foi oficialmente confirmada.

Ele seria o líder de um esquema que funcionava da seguinte maneira: os candidatos ligados a esse esquema entravam para fazer a prova munidos de um pequeno celular, não detectado pela organização do certame, tiravam fotos da prova e as enviavam para o suspeito, que resolvia as questões do exame e mandava de volta para essas pessoas. Outras partes da prova também foram fotografadas e enviadas para o suspeito.

A polícia localizou o suspeito em sua residência e o flagrou tentando destruir aparelhos celulares e documentos que pudessem comprometê-lo. A equipe policial constatou também que não houve vazamento de prova, apenas fotos do exame.

Urgente: Tentativa de fraude em concurso da Guarda Municipal de Petrolina tem sete suspeitos detidos

  1. concurseiro revoltado disse:

    É hora de dar um basta nessa quadrilha do Pernambuco. Esses caras estão fraudando concurso em vários Estados.

  2. Maria disse:

    Dionísio Felipe dos Santos Júnior

  3. Assessoria disse:

    *IDIB* traz novo conceito de *segurança* para Concurso da *Guarda Municipal de Petrolina*.

    Neste domingo (30/6), o IDIB realizou o concurso público para oficiais da guarda municipal armada de Petrolina com aproximadamente 15 mil inscritos.

    *IDIB apresentou vários mecanismos de segurança* para garantir a lisura do certame, dentre eles *biometria facial e de digitais com tabletes, detecção de metal não somente em candidatos que se dirigissem aos banheiros*. Esse “pente fino” fora feito de maneira *extremamente rigorosa. Os candidatos foram surpreendidos e as detecções foram realizadas nos candidatos DENTRO DAS SALAS DE AULA* mesmo não tendo requerido irem ao banheiro.

    *Diante desse rigor*, alguns candidatos que possivelmente tentariam cometer fraudes foram *identificados, detidos e encaminhados à delegacia* com apoio da Policia Civil da cidade e do apoio efetivo e preventivo dos agentes da guarda municipal. Uma das candidatas detidas fora *uma mulher* que quando inspecionada ainda em sala no *método padrão IDIB de fiscalização*, identificou-se que essa teria algum *metal nas proximidades das partes íntimas *. A mesma foi conduzida à inspeção separada durante a qual acharam um relógio com capacidade de transmissão e recepção de mensagem no *interior de órgão reprodutor feminino*. Ela também se encontra recolhida na delegacia da cidade de Petrolina.

    Foram percebidos vários *mecanismos de seguranças que transformam a forma de organizar concursos*.

    Agindo em parceria com a Polícia civil e comissão do concurso, o *IDIB COM SEUS MÉTODOS DE SEGURANÇA* conseguiu eliminar candidatos que foram conduzidos à delegacia da cidade, e um homem preso em casa conhecido na cidade como *professor DIONÍSIO apontado como um líder da quadrilha*.

    *O sucesso da fiscalização comprova a seriedade, compromisso e competência da instituição organizadora*, bem como da comissão e polícia civil que trabalharam conjuntamente para sucesso do certame.

    A divulgação do gabarito e cadernos de provas para acesso dos candidatos participantes mediante login e senha individual via site da organizadora.

    1. Revoltado disse:

      1h depois da realização da prova, já estava rolando nas redes de Watsap a prova de tipo B, e quando fui no site não havia nada e o gabarito saiu 2:30 min depois da prova. Tem q ter mais transparência.

  4. Lais disse:

    Muito vulnerável a fiscalização por parte da Banca Organizadora, se quer tinha detector de metal.

    1. Fabiano disse:

      Não foi disponibilizado o CADERNO DE PROVA, apenas o gabarito. Isso até às 14:00 h de 01/07.

  5. Mary disse:

    Tinha dedector de metal apenas nos banheiros.

    1. Fabiano disse:

      Concordo !

  6. Gomes disse:

    É bom que continue investigando e que investigue o da câmara municipal também, por que segundo boatos que rolam na cidade de pessoas que serão nomeadas que nem precisaram fazer a prova. E que a banca até agora não disponibilizou a classificação geral. Só consegue vê a classificação individual, ou seja, só quem fez. Então não adianta banca adotar segurança de primeiro mundo se não vai dá transferência do resultados.

    1. TG disse:

      Justamente! Total falta de transparência. Muita gente boa estudando, pretendendo dar o seu melhor ao assumir o cargo e a gente vendo que pessoas desqualificadas estão entrando no serviço público sem estudar. Na minha opinião esse concurso da Câmara foi uma palhaçada!

  7. Darlen disse:

    Não achei rigorosa, vi vários entrando nas salas com bolsas, mochilas, óculos, etc.
    E Diante do acontecido é possível acreditar que outros também tenham fraudado e não sido pegos. Sem falar no transtorno que os candidatos da sala e escola destes(pegos) passaram. Isso e muito ruim e injusto para as pessoas que agem corretamente.

  8. Um candidato qualquer disse:

    Não foi rigorosa e muito desorganizada, o gabarito mesmo,várias questões com duvidosas em relação ao gabarito publicados pela banca, eu mesmo não recorri,pois fiz isso com algumas questões do concurso da câmera e a banca nem se quer me enviou um e-mail de retorno. Primeira e última vez que faço concurso no âmbito Municipal, péssima experiência,vergonha principalmente visto por aqueles que vieram de longe para fazer essa prova.

  9. Edurado disse:

    Uma galera usando telefone dentro da sala

  10. Ernandes disse:

    Não foi nada rigorosa só tinha detectores de metal no banheiro não ouvi revista tinha gente entrando com objetos no bolso,triste vê que estuda e faz investimento com cursinho caro perde vaga pra quem não estuda ……….

  11. Luiz disse:

    Estava fácil para fraudar. Um candidato entrou com boné. Deixou embaixo da carteira. Detector de metal apenas no banheiro.

  12. Marcia keyla disse:

    Em Petrolina é assim nunca tem concurso e quando tem a bandidagem é grande isso porque ja se tornou publica a falta de lisura desse meio fraudulento dos apadrinhados da elite sebosa e sem escrupulos daqui.

  13. HENRIKUE disse:

    E melhor cancelar o concurso com fraude vai ficar uma pergunta no ar! Justiça deve ver isto

  14. Francisco Flávio disse:

    Carlos Brito, você poderia entrar em contato com a banca IDIB e exigir informação para a imprensa e disponibilizar a quantidade de pessoas que efetivamente participaram do concurso, bem como os faltantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários