UPE/Campus Petrolina prepara-se para o 4º Clisertão

0
Foto: CLAS Comunicação/divulgação

Consolidado no cenário cultural de Petrolina e região, o Congresso Internacional do Livro, Leitura e Literatura no Sertão (Clisertão) será realizado pelo quarto ano. O evento é promovido pela Universidade Estadual de Pernambuco (UPE) e será realizado de 7 a 11 de maio próximo.

A programação completa foi apresentada na noite da última quinta-feira (12), durante o lançamento do evento no campus da UPE Petrolina. Um público de estudantes, educadores, gestores, escritores e produtores culturais conheceu em primeira mão o tema desse ano – ‘As Margens da/na Literatura, Linguagem e Leitura’ e os homenageados, o poeta Patativa do Assaré, a professora Yeda Barros (fundadora do curso de Letras da UPE Campus Petrolina) e a poetisa Zita Alves.

Ecoleituras, conferências, feira de livros, exposições, minicursos, cinema, teatro, recitais poéticos, contações de histórias e concertos musicais são as principais atrações da 4ª edição do evento.

De acordo com o coordenador, Genivaldo Nascimento, as atividades serão gratuitas e vão acontecer na UPE e em escolas da cidade, além de vinícolas, ilhas, praças e sítios arqueológicos. “Vamos trazer personalidades como o linguista e escritor, Marcos Bagno (UnB); o crítico literário Flavio Kothe (UnB); e o jornalista Eric Nepomuceno. Além deles, estarão presentes os convidados internacionais Elicura Chiuhailaf, um dos mais importantes escritores do Chile; Pablo Montoya, da Colômbia, vencedor do Prêmio Casa de las Americas; Alejandro Reyes, do México; Abdulbaset Jarour, da Síria, e Keto Kebongo, da República do Congo”, destacou.

Parceria

Afinados com a proposta de discutir a produção e circulação do livro no município e região, alguns parceiros da iniciativa também estiveram no lançamento. A secretária interina de Educação, Larissa Soeiro e a gestora da Gerência Regional de Educação (GRE), Anete Ferraz, renovaram a parceria com o evento e reafirmaram o apoio necessário para esta edição.  O diretor vice-presidente da Agrovale, Denisson Flores também destacou as linhas temáticas do Clisertão, justificando o apoio ao congresso.

A edição 2018 do Clisertão vai oferecer 26 minicursos. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de abril, através do e-mai: cursoclisertao4@yahoo.com. Até o momento já foram inscritos 140 trabalhos (posters), que serão apresentados durante o evento. Mais informações no site da UPE/Campus Petrolina. As informações são da CLAS Comunicação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome