UPAE/Imip será referência, a partir de maio, em reabilitação de pacientes com microcefalia

0

UPE microcefalia

A partir de maio, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE)/Imip se tornará referência na reabilitação para pacientes com microcefalia da 4ª Macrorregião de Saúde de Pernambuco. A decisão foi tomada na última sexta-feira (1), em reunião da qual participaram a direção e equipe multiprofissional da UPAE, além de representantes da 8ª Gerência Regional de Saúde (Geres) e do diretor do Hospital Dom Malan (HDM), Etiel Tavares Lins. O prazo será apenas para que sejam realizadas algumas adequações necessárias ao atendimento dos recém-nascidos.

De acordo com dados da 8ª Geres, até o momento na 4ª Macrorregião – que compreende 25 municípios de Pernambuco da 7ª, 8ª e 9ª Regionais, com sedes em Salgueiro, Petrolina e Ouricuri, respectivamente – foram notificados 148 casos. Destes 20 foram confirmados, 45 descartados e 82 seguem em processo de investigação, aguardando um laudo final do neuropediatra.

Dentro deste cenário, o HDM/Imip é referência na triagem e diagnóstico da doença, enquanto a UPAE de Petrolina terá esse mesmo estatus quanto à reabilitação.

A indicação partiu da Secretaria de Saúde de Pernambuco, sendo prontamente atendida pela unidade, e deve-se ao fato de que o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), que gere a UPAE e o HDM, ter fundado em setembro de 2015 o Núcleo Central de Monitoramento e Estudo da Microcefalia. As informações são da assessoria (foto/divulgação).

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome

treze − 9 =