UPAE Petrolina segue até dia 10/02 com 1º Curso de Eletrocardiograma

por Carlos Britto // 25 de janeiro de 2023 às 13:00

Foto: Ascom UPAE Petrolina/divulgação

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada (UPAE) de Petrolina está oferecendo o 1º Curso de Eletrocardiograma, voltado para médicos, enfermeiros e fisioterapeutas. A abertura aconteceu na última sexta-feira (20) e o encerramento ocorrerá dia 10 de fevereiro. A ação tem como facilitador o cardiologista e coordenador médico da unidade, José Roberto Coelho, assim como a contribuição do médico convidado Jackson Ferreira Neto.

O curso de ECG da UPAE Petrolina foi construído com duração de seis horas e contará com emissão de certificado, desde que cumprida 70% da carga horária.

O ECG é um exame básico de triagem e diagnóstico, pelo qual é possível verificar a saúde do coração do paciente e indicar tratamentos para eventuais condições que requerem intervenção médica. A capacitação foi pensada para resolver dúvidas dos profissionais de saúde que precisam identificar de forma correta o que o gráfico do exame tem para dizer, desde os conceitos mais básicos do exame à interpretação das leituras como derivações, frequência cardíaca, ritmo e eixo cardíaco.

Em outras palavras significa que vai ajudar quem deseja interpretar ou identificar, com mais segurança, os dados e as alterações presentes no exame, como arritmias, distúrbios de condução e alterações isquêmicas“, esclarece o coordenador médico da UPAE Petrolina, José Roberto Coelho. “A detecção precoce de eventos como esse, dentro de uma unidade de urgência e emergência, como a da nossa UPA 24h, faz toda a diferença no primeiro atendimento, inclusive com a possível melhora no prognóstico do paciente após regulação para um hospital especializado. Por isso, a expectativa é que o aproveitamento seja o melhor possível“, completa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.