UPAE Petrolina recebe novo medicamento experimental para tratar pacientes

por Carlos Britto // 18 de janeiro de 2023 às 18:40

Foto: Ascom UPAE Petrolina/divulgação

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) recebeu ontem (17) o novo antiviral  Paxlovid (Nirmatrelvir/Ritonavir), voltado ao tratamento de pacientes com a Covid-19, não hospitalizados e de alto risco. O medicamento faz parte da lista de distribuição do Governo de Pernambuco que contemplou um serviço de saúde em cada macrorregião de saúde do Estado, sendo a UPAE Petrolina referência para a IV Macro.

Os primeiros kits contra a doença chegaram a Pernambuco em novembro de 2022. A distribuição dos fármacos está sendo feita pelas Gerências Regionais de Saúde. O medicamento está sendo usado para tratamento, em caráter experimental, da Covid-19.

A remessa foi enviada pelo Ministério da Saúde. Os pré-requisitos para uso da associação dos fármacos são pacientes com teste positivo para a doença, que não requerem o uso de oxigênio suplementar e que estejam até o quinto dia do início dos sintomas, que sejam imunodeprimidos, com idade maior ou igual a 18 anos ou pessoas com idade igual ou maior a 65 anos.

De acordo com o supervisor de farmácia da UPAE Petrolina, Reginaldo Souza, o uso do kit é prescrito somente após avaliação médica. “Os médicos do pronto atendimento vão avaliar o paciente para definir se o perfil é compatível. Em geral, é indicado para pacientes positivados com a Covid-19, com sintomas de leves a moderados, e que estejam com sintomas de 1 a 5 dias. Outros critérios como idade e comorbidades, também são levados em consideração. É um tratamento novo e bem caro que está sendo disponibilizado pelo SUS“, esclarece.

Orientações

Ontem, toda a equipe de farmácia foi treinada por um infectologista do Recife, que deu orientações para todas as unidades que receberam o medicamento. Ainda sobre o tratamento, a coordenadora geral da UPAE, Grazziela Franklin, destaca: “É importante lembrar que a nossa Unidade não atua como farmácia de dispensação, e que a medicação será prescrita apenas para os pacientes atendidos na UPA 24h, ou seja, na nossa urgência e emergência. O tratamento será entregue completo ao paciente para ser feito em casa“.

UPAE Petrolina recebe novo medicamento experimental para tratar pacientes

  1. Edilberto disse:

    Nos EUA medicamentos experimentais são proibidos pelo FDA, para cidadãos norte americanos, a constituição não permite. Institutos como ROCHE e outros de fora enviam para países pobres onde não existe restrições, como amostra gratis. Como somália e outros da África, servem como cobaias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.