A Unidade de Pronto Atendimento e Especialidades Médicas (UPAE) de Petrolina iniciou segunda-feira (26) o mutirão de cirurgias eletivas do programa Cuida PE, do governo do Estado. O objetivo da iniciativa é ampliar o acesso a procedimentos cirúrgicos, reduzir filas de espera e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Na unidade, são realizadas pequenas cirurgias como vasectomias, correções de hérnias, exérese de pterígio (conhecida como ‘carne no olho’), catarata, prostectomia e retirada de lesões dermatológicas. Até dia 8 de dezembro, a expectativa é realizar 121 procedimentos.
De acordo com a coordenadora de Cuidados Interdisciplinares da UPAE, Fátima Michelle, o mutirão busca atender pacientes que aguardam esses procedimentos há algum tempo. A marcação das cirurgias é organizada pela Central de Regulação da Secretaria Estadual de Saúde, que distribui as vagas conforme a demanda.
Luiz Henrique, 33 anos, morador de Petrolina, foi um dos primeiros atendidos e relatou a importância do mutirão. Após realizar a vasectomia, destacou o acolhimento na unidade: “Optei pela cirurgia porque minha esposa teve partos cesáreos difíceis. A cirurgia foi tranquila e o atendimento foi muito bom”, disse. A ação é parte do esforço estadual para acelerar o atendimento no SUS e atender pacientes de diversas localidades.
E como. Faz para fazer a cirurgia.
Bom serviço. É o tipo eletiva para correção de deformidade, ou para correção da visão.