UPAE Petrolina oferece sala exclusiva para curativos em pacientes diabéticos

por Carlos Britto // 29 de junho de 2022 às 13:30

Imagem: Reprodução

O Dia Nacional do Diabetes foi celebrado no dia 26 de junho – data que surgiu em parceria entre o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar os brasileiros sobre a doença que acomete mais de 15 milhões de pessoas adultas no Brasil e 537 milhões em todo o mundo. Em Petrolina, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada (UPAE) criou uma sala exclusiva para priorizar a assistência integral do paciente diabético, oferecendo curativos e manejo das feridas causadas pela doença.

O espaço é chamado de Ambulatório do Pé Diabético e está disponível a todo o público da VIII Regional de Saúde (Geres). Segundo a coordenadora geral da UPAE, Grazziela Franklin, além do ambulatório do pé diabético, também é disponibilizado um atendimento multiprofissional, uma vez que as feridas nessa parte dos pacientes diabéticos são uma das principais causas de amputação.

Dessa forma, a equipe orienta como secar e olhar o vão dos dedos, usar calçados e palmilhas próprias para o alívio da pressão em locais que estejam desenvolvendo feridas e ulcerações, como também reforça a importância do controle da glicemia, pressão arterial, alimentação saudável e a prática de atividades físicas.

O agendamento para o programa é feito exclusivamente pela VIII Geres, mediante disponibilidade das vagas ofertadas pela UPAE, que são redistribuídas entre os sete municípios que atende.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.