UPAE/Imip é criticada por suposta negligência durante pandemia; Unidade rechaça denúncias

por Carlos Britto // 29 de julho de 2020 às 10:12

UPAE de Petrolina. Foto: Divulgação

A UPAE/Imip de Petrolina está sendo alvo de uma séria denúncia, em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Segundo uma fonte do Blog, a unidade estaria com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) de péssima qualidade, que não protegem seus profissionais. “Não tem capote que cubra o pescoço, só avental descartável”, alerta a fonte.

Além disso, não haveria insumos básicos como toalhas ou roupas privativas. Por esta razão esses profissionais saem para jantar sem tomar banho, aumentando seriamente os riscos de contaminação entre eles mesmos. “A contaminação vai ser em massa lá (na UPA)”, completa.

Por meio de uma nota de esclarecimento, a UPA rechaçou as denúncias. Confiram:

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/Imip) informa que a denúncia não procede. O serviço dispõe de todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) recomendados pela Anvisa e disponibiliza, inclusive, aventais impermeáveis de proteção superior a recomendada.

A Unidade possui protocolos próprios de paramentação e desparamentação (colocação e retirada de equipamentos de proteção individual) e treinou 100% de todos os profissionais da casa. Existem locais específicos para paramentação, desparamentação e banho. Banho este que faz parte da rotina e é obrigatório a todos os funcionários do setor COVID-19 ou que apresente risco biológico. Todo funcionário foi orientado conforme protocolos.

Por fim, vale ressaltar que toalhas não são insumos e nem têm fornecimento obrigatório previsto pelas unidades de saúde. Apesar disto, a UPAE Petrolina adquiriu esse item para os funcionários, visando a melhorar a comodidade e aumentar a segurança de todos.

UPAE/Imip

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários