UPAE e HDM se engajam mais um ano na Campanha ‘Outubro Rosa’

por Carlos Britto // 09 de outubro de 2019 às 21:00

Foto: Ascom/divulgação

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada (UPAE) e o Hospital Dom Malan (HDM), ambos geridos pelo Imip em Petrolina, aderiram mais um ano à Campanha Outubro Rosa. O movimento é comemorado em todo o mundo e tem como objetivo chamar a atenção para a realidade sobre o câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.

Este ano a campanha traz como tema ‘Cada corpo tem uma história. O cuidado com as mamas faz parte dela’ e pretende estimular a participação da população, empresas, entidades, governos e serviços de saúde.

Cada setor lembra o Outubro Rosa à sua maneira. Na UPAE, por exemplo, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) distribuiu laços rosa para toda a equipe e o Serviço Social realizará, durante o mês, rodas de conversa com pacientes e acompanhantes. “Todo ano nós realizamos essa sensibilização. A CIPA tem como foco os funcionários e colaboradores e o serviço social o público externo. Dessa forma, conseguimos uma boa cobertura“, acredita a cipeira Nazaré Cunha.

Já no HDM, que é o hospital referência em saúde da mulher e da criança, o Outubro Rosa está sendo trabalhado também pela equipe do serviço social, com o apoio da fisioterapia e outros profissionais. “Realizamos a abertura nesta terça-feira [8] distribuindo os laços e informativos, mas também durante todo o mês iremos trabalhar o tema nos setores, com palestras, rodas de conversa e muito mais“, afirma a supervisora do HDM, Kátia Silene.

Foto: Ascom/divulgação

A doença

Vale lembrar que o câncer de mama é o segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Para o Brasil, foram estimados 59.700 casos novos da doença em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres. Os dados são do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

UPAE e HDM se engajam mais um ano na Campanha ‘Outubro Rosa’

  1. maria dilsa disse:

    a gente precisa é de ação, não é de laços não! de nada adianta distribuir laços, fazer palestras e não fazer o exame! precisamos de prevenção! os laços e as palestras previnem o câncer de mama? entrem em ação! liberem o exame para que assim as mulheres possam se prevenirem! deixem de blá! blá! blá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Tem que desapropriar o imóvel onde ficava a casa da criança, atrás do regente, para fazer um terminal de ônibus.

  2. Deu lugar ao mercado turístico? Por que deram esse nome? Bom, acho que já mudou, mas era melhor ser chamado…