UPA 24h e HDM iniciam campanha de prevenção contra escorpiões em Petrolina

0
Escorpião. (Foto: Reprodução)

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) e o Hospital Dom Malan (HDM) iniciaram nesta sexta-feira (17) um trabalho de prevenção contra o aumento do número de escorpiões em Petrolina. O objetivo é esclarecer a população e dar dicas sobre os cuidados necessários em caso de picada do aracnídeo.

Os acidentes envolvendo o animal são mais frequentes no verão, período de chuvas e altas temperaturas. Segundo a coordenadora médica da UPA, Bruna Spíndola, na maioria das vezes a picada parte do escorpião amarelo, que é menos venenoso. “Este é o tipo mais prevalente em nossa região. Então, os sintomas costumam ser menos graves, principalmente em adultos”, esclarece.

Diante de um acidente, a médica explica que é importante manter a calma, lavar o local com sabão e água corrente e direcionar a vítima para um serviço de urgência e emergência, que neste caso pode ser a UPA 24h de Petrolina. Casos mais graves com indicação de infusão de soro são direcionados para outras referências na rede. “Como não somos a referência nesse tipo de acidente, não dispomos do soro antiescorpiônico em nossa unidade”, acrescenta.

Foto: Reprodução/ Imip

Foco nos sintomas

Com relação às crianças a referência passa a ser o Hospital Dom Malan. “A equipe avalia a necessidade de uma infusão de soro nelas. Muitas vezes, os casos são tratados com foco nos sintomas, como no adulto”, comenta a gerente da sala de vacina, enfermeira Tâmara Barreto.

De acordo com a profissional, é importante manter o local limpo e virado para cima. Não estourar possíveis bolhas, nem fazer compressas. Depois de higienizar a ferida, os pais ou responsáveis devem procurar o serviço de saúde imediatamente para avaliação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome