UPA 24h de Petrolina alerta e destaca importância da prevenção do câncer bucal

por Carlos Britto // 06 de novembro de 2023 às 20:30

Foto: Ascom UPA 24h

A Unidade de Pronto Atendimento de Petrolina (UPA 24h), nesta Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal, que acontece até 7 de novembro, alerta e conscientiza a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. Com o tema ‘O câncer bucal é uma doença que pode ser prevenida’, a campanha deste ano destaca, entre outros fatores, a relevância de adotar hábitos saudáveis para evitar a enfermidade.

A cirurgiã dentista da UPA 24h, Dra. Karícia Franklin Falcão, ressalta que a prevenção é fundamental para combater o câncer bucal. “Através de simples hábitos diários, como evitar o consumo de tabaco e bebidas alcoólicas em excesso, manter uma boa higiene bucal, adotar uma alimentação equilibrada e utilizar protetor labial, é possível reduzir significativamente o risco de desenvolver a doença“, afirma.

O câncer bucal é uma condição séria e representa o quinto tipo de câncer mais comum no Brasil, com aproximadamente 15 mil novos casos registrados anualmente. Geralmente, afeta mais homens com mais de 40 anos de idade. Os principais fatores de risco incluem o consumo de tabaco, o abuso de bebidas alcoólicas e a infecção pelo vírus HPV.

A Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal é uma iniciativa do Conselho Federal de Odontologia (CFO). Durante a semana, diversas ações de conscientização são realizadas em todo o país, incluindo palestras, workshops e exames gratuitos.

É essencial que a população esteja atenta a sinais e sintomas de câncer bucal, como feridas na boca que não cicatrizam, manchas vermelhas ou brancas na boca ou língua, ou inchaço na boca ou garganta. Caso qualquer desses sintomas seja observado, recomenda-se procurar imediatamente um dentista ou cirurgião de cabeça e pescoço para uma avaliação adequada.

A UPA 24h apoia e incentiva a participação de todos na Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal 2023, reforçando a importância da prevenção como a melhor forma de combate da doença. Juntos, podemos cuidar da saúde bucal e garantir um sorriso saudável e feliz“, destaca a coordenadora geral, Elizangela Torre.

Urgência e emergência

Vale lembrar que a UPA 24h de Petrolina dispõe de urgência e emergência odontológica, funcionando de domingo a domingo, inclusive feriados, das 7h às 19h. Correspondem ao seu perfil: pacientes com queixa de dor latente, sangramento proveniente de corte ou hemorragia; com perda de dente por trauma, abscesso em boca ou com deslocamento de mandíbula; e que apresente corpo estranho em qualquer lugar da face ou luxação dentária, quebra de dente com aresta cortante e dente luxado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. A situação não é fácil, porém não acho que devemos condenar o rapaz com tanta violência. Quem nunca errou que…