Universidades do Nordeste firmam acordo com Japão por educação superior humanista

0
Foto: NippoBrasil/reprodução

Tecnologias sociais, educação e sustentabilidade são o mote da parceria internacional firmada  neste sábado (24) entre as universidades federais do Nordeste e a Universidade Soka, de Tóquio (Japão). O acordo foi sacramentado em solenidade realizada no Salão Nobre da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no campus Dois Irmãos, Recife, durante toda a manhã de hoje.

Participaram os 18 reitores e reitoras da Rede de Universidades Federais do Nordeste (RENE) e representantes da instituição japonesa. O reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Julianeli Tolentino de Lima, e o assessor de Relações Internacionais, Isnaldo Coêlho, prestigiaram a cerimônia.

A ideia surgiu a partir de visita de reitores ao Instituto Soka, em Manaus (AM), baseado em princípios humanísticos da educação e liderado por Ikeda. Diante dos atuais desafios enfrentados pela educação superior no Brasil, os gestores das instituições nordestinas se propõem a trocar tecnologias sociais, conhecimentos científicos e populares, bem como promover o intercâmbio entre estudantes e professores.

Declaração conjunta

Durante o evento, os gestores firmaram uma Declaração Conjunta, que viabilizará o fortalecimento da Rede de Universidades Federais do Nordeste para a Tecnologia Social a partir da cooperação internacional entre as universidades dos dois países. A representante da Soka Gakkai Internacional, Silvana Vicente, acredita no sucesso do acordo por se tratar de uma parceria fundamentada na educação humanista, sem viés político ou religioso, tendo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU como inspiração. “É um sinal de esperança para os estudantes”, afirma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome