Universidades apresentarão produção científica em evento internacional

por Carlos Britto // 17 de junho de 2025 às 17:12

fotoarte: divulgação

Entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, será realizado será um dos pilares do International Coop Semiárido (ICS) em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), um importante evento internacional voltado ao debate sobre os desafios e oportunidades de desenvolvimento no Semiárido brasileiro. A programação contará com palestras, painéis, oficinas e workshops, abordando temas como mudanças climáticas, educação, recursos hídricos, economia solidária e inovação tecnológica. O evento reunirá professores, pesquisadores e especialistas do Brasil e de outros países no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro, para discutir soluções voltadas ao desenvolvimento sustentável do Semiárido brasileiro.

Instituições de ensino superior da região participarão ativamente das discussões, apresentando experiências, pesquisas e projetos voltados à transformação social e ao crescimento sustentável no território semiárido. O evento reunirá pesquisadores, professores, estudantes, especialistas nacionais e internacionais, criando um ambiente de troca de conhecimentos e construção de soluções concretas para a realidade local. A professora Herbênia Cruz (UNEB) destacou que o ICS será um momento estratégico para promover debates interdisciplinares sobre os desafios enfrentados pela região. “Até o final do evento, vamos participar da elaboração de um documento final, o Manifesto ICS, que será apresentado na 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), em novembro, em Belém (PA)”, explicou.

Já a professora Elâine Maria dos Santos Ribeiro, da UPE Petrolina, pontuou que o cooperativismo deve ganhar visibilidade no encontro. “O setor cooperativo é uma das bases da economia solidária. Espero que o evento valorize esse papel, especialmente no que diz respeito à educação e à valorização da cultura e biodiversidade dos produtos dos cooperados”, afirmou.

Para o analista ambiental sênior do Nema/Univasf, Fabricio Santos, o ICS será um espaço essencial para unir prática e teoria. “Será o momento de reunir quem está pesquisando, vivendo e atuando no Semiárido para pensar soluções reais e aplicáveis. Espero que os debates e oficinas contribuam com propostas concretas que reflitam a diversidade e a força da região”, comentou. A realização faz parte do conjunto de ações comemorativas ao Ano Internacional das Cooperativas (2025), proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU). O evento é promovido com o apoio de diversas entidades e instituições acadêmicas e do setor cooperativo. Mais informações e inscrições estão disponíveis no site oficial: www.ics.coop.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários