Univasf divulga protocolo de segurança para reabertura de suas bibliotecas

por Carlos Britto // 01 de maio de 2021 às 13:27

Foto: divulgação

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) lançou o Protocolo de Segurança para as Bibliotecas. O documento, elaborado pela Comissão para a Reabertura das Bibliotecas da Univasf (Covid-19), estabelece as condições necessárias para reabrir esse setor da instituição, de forma gradativa, destacando as medidas preventivas a serem adotadas nesses locais. O objetivo é diminuir os riscos de disseminação do novo coronovírus em seus espaços coletivos, quando houver a retomada das atividades presenciais.

O responsável pelo protocolo é o Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi), que segue as recomendações da Portaria Nº 572/2020, do Ministério da Educação (MEC), instituindo o Protocolo de Biossegurança para Retorno das Atividades nas Instituições Federais de Ensino e  as orientações da Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias (CBBU) e demais associações e instituições de bibliotecas e profissionais bibliotecários, nacionais e internacionais.

De acordo com o documento do Sibi, a retomada dos serviços nas bibliotecas da Univasf ocorrerá de forma planejada e será dividida em etapas: reorganização de rotinas administrativas e espaços, quarentena de materiais bibliográficos, entre outras diretrizes. A diretora do Sibi e integrante da comissão que elaborou o protocolo, Ana Paula Lopes da Silva, esclarece que as ações previstas no documento serão executadas quando ocorrer a autorização de retomada das atividades administrativas presenciais de todos os setores da Instituição, mediante a implementação do Protocolo de Biossegurança Geral da Univasf e as devidas medidas de proteção, em conformidade com as determinações dos órgãos competentes, como o Ministério da Saúde (MS) e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários