Univasf cria título honorífico em homenagem a Dom José Rodrigues

por Carlos Britto // 25 de outubro de 2012 às 19:31

O bispo emérito de Juazeiro, Dom José Rodrigues, falecido em setembro deste ano, recebeu uma homenagem especial da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O Conselho da instituição aprovou o projeto que prevê a criação do Título Honorífico de Mérito Educacional ao religioso. A honraria visa a homenagear personalidades e instituições da comunidade que prestem relevante serviço à educação e à sociedade.

De acordo com o projeto aprovado, a indicação da honraria poderá ser encaminhada por qualquer membro da comunidade universitária com endosso de, no mínimo, cinco conselheiros. A decisão sobre a outorga do título ao indicado caberá ao Conselho Universitário e a certificação será conferida com a entrega de diploma.

“A adesão dos nossos conselheiros a esta iniciativa expressa o reconhecimento da comunidade universitária ao bispo Dom José Rodrigues, pelo seu exemplo e ações junto às comunidades desta região. Instituir este título é, portanto, uma dupla homenagem que estamos fazendo, e quem o receber, sem dúvida, será digno desse mérito”, enfatiza o reitor Julianeli Tolentino.

Segundo a assessoria da universidade, durante a apresentação da proposta ao Conselho a pró-reitora de Extensão da Univasf, professora Lúcia Marisy, lembrou das ações de Dom José Rodrigues no campo da educação e para a socialização das classes populares. “O trabalho de Dom José Rodrigues foi importantíssimo em benefício de pessoas e territórios socialmente excluídos, ações que resultaram em melhorias na qualidade educacional e que transformaram a realidade do Ssmiárido”, salientou Lúcia.

Univasf cria título honorífico em homenagem a Dom José Rodrigues

  1. Machado Freire disse:

    Sou daquelas pessoas que entendem que as boas ações de pessoas (e autoriddes, no caso) como meu querido amigo dom José Rodrigues devem ser imortalizadas, perpetuadas e sempre lembradas, para servir de (bom ) exemplo para todo mundo cristão e até os nãop-cristãos.

    Esse gesto das cabeças pensanates da Universidade do São Francisco é um gesto de nobreza e justiça para com alguém que foi em vida um grande defensor da causa das comunidades abraâmicas (para lembrar o grande Dom Hélder Câmara), os fraqcos e oprimidos do nosso sertão relegado ao despreso pelos casos e descasos que se sucedem ahá centenas de anos.

    Dom José Rodrigues vive ! (e viverá para sempre em nossos corações e na memória do povo dos grotões ).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários