O bispo emérito de Juazeiro, Dom José Rodrigues, falecido em setembro deste ano, recebeu uma homenagem especial da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O Conselho da instituição aprovou o projeto que prevê a criação do Título Honorífico de Mérito Educacional ao religioso. A honraria visa a homenagear personalidades e instituições da comunidade que prestem relevante serviço à educação e à sociedade.
De acordo com o projeto aprovado, a indicação da honraria poderá ser encaminhada por qualquer membro da comunidade universitária com endosso de, no mínimo, cinco conselheiros. A decisão sobre a outorga do título ao indicado caberá ao Conselho Universitário e a certificação será conferida com a entrega de diploma.
“A adesão dos nossos conselheiros a esta iniciativa expressa o reconhecimento da comunidade universitária ao bispo Dom José Rodrigues, pelo seu exemplo e ações junto às comunidades desta região. Instituir este título é, portanto, uma dupla homenagem que estamos fazendo, e quem o receber, sem dúvida, será digno desse mérito”, enfatiza o reitor Julianeli Tolentino.
Segundo a assessoria da universidade, durante a apresentação da proposta ao Conselho a pró-reitora de Extensão da Univasf, professora Lúcia Marisy, lembrou das ações de Dom José Rodrigues no campo da educação e para a socialização das classes populares. “O trabalho de Dom José Rodrigues foi importantíssimo em benefício de pessoas e territórios socialmente excluídos, ações que resultaram em melhorias na qualidade educacional e que transformaram a realidade do Ssmiárido”, salientou Lúcia.
Sou daquelas pessoas que entendem que as boas ações de pessoas (e autoriddes, no caso) como meu querido amigo dom José Rodrigues devem ser imortalizadas, perpetuadas e sempre lembradas, para servir de (bom ) exemplo para todo mundo cristão e até os nãop-cristãos.
Esse gesto das cabeças pensanates da Universidade do São Francisco é um gesto de nobreza e justiça para com alguém que foi em vida um grande defensor da causa das comunidades abraâmicas (para lembrar o grande Dom Hélder Câmara), os fraqcos e oprimidos do nosso sertão relegado ao despreso pelos casos e descasos que se sucedem ahá centenas de anos.
Dom José Rodrigues vive ! (e viverá para sempre em nossos corações e na memória do povo dos grotões ).