Univasf adota ensino híbrido e define calendário acadêmico 2021/22

por Carlos Britto // 30 de setembro de 2021 às 20:22

Campus Sede da Univasf, no Centro de Petrolina. (Foto: Blog do Carlos Britto)

As atividades letivas na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) durante os períodos regulares no primeiro e segundo semestres de 2021 ocorrerão no formato híbrido (ensino remoto e práticas presenciais). A Resolução Nº 10/2021, que regulamenta a modalidade de ensino a ser adotada pela Instituição ao longo do ano que vem foi aprovada pelo Conselho Universitário (Conuni), na reunião extraordinária realizada em 17 de setembro último. O documento também estabelece o Calendário Acadêmico da Graduação 2021.

O semestre 2021.1 terá início no dia 24 de novembro e será concluído em 21 de abril de 2022. Já o período 2021.2 começará em 16 de maio e será finalizado em 13 de setembro de 2022. No calendário acadêmico da Graduação 2021 constam, ainda, os prazos para matrículas, trancamentos de disciplinas, atividades dos Colegiados, entre outras ações executadas na instituição. Todos os recessos acadêmicos e feriados previstos também estão listados no calendário, que está disponível para acesso no Portal do Estudante.

Os dois semestres letivos de 2021 serão divididos em duas partes, chamadas de módulos, sendo um módulo remoto e um prático-presencial. Este último incluirá as disciplinas práticas ou que tiveram a carga horária prática separada da teórica sem adaptação ao ensino remoto e não foram ofertadas nos três semestres letivos de 2020. O módulo remoto estará em vigor durante todo o período letivo 2021.1, enquanto o módulo prático-presencial ocorrerá a partir de 24 de janeiro de 2022. No período letivo 2021.2, os dois módulos poderão ocorrer simultaneamente durante todo o semestre.

Plano de Retomada

O pró-reitor de Ensino, Adelson Oliveira, explica que os colegiados acadêmicos irão planejar o funcionamento das atividades híbridas no âmbito de cada curso, observando as determinações previstas no Plano de Retomada das Atividades Presenciais, que estabelece as condições necessárias para o retorno seguro na Univasf – entre elas as condições epidemiológicas dos municípios onde estão os campi, com a manutenção de índices de incidência em queda constante e RT abaixo de 1, assim como a redução do número de óbitos e da taxa de ocupação de leitos de UTI. “É importante frisar que o módulo prático-presencial só irá ocorrer se a Universidade estiver vivenciando as fases 3 ou 4 do Plano de Retomada de Atividades Presenciais”, reforça Oliveira.

Univasf adota ensino híbrido e define calendário acadêmico 2021/22

  1. Cecilia Amorim Nunes disse:

    Espero com a volta das aulas na Univasf, o Magnifico Reitor decida convocar os Técnicos em Assuntos Educacionais que foram aprovados no ultimo concurso. Essa é uma demanda da Instituição Univasf.

  2. Marcelo de Souza Santos disse:

    Concordo com o comentário feito acima.
    Sou estudante da Univasf e sinto falta de alguns profissionais do corpo técnico. Sobretudo dos TAE em assuntos educacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *