Uma lição de vida chamada Lula

por Carlos Britto // 31 de dezembro de 2010 às 23:14

O guarda municipal Antonio Damião Oliveira da Silva enviou este artigo, no qual destaca a trajetória vencedora do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cujo mandato encerra-se hoje (31). Ele também destaca sua confiança na sucessora de Lula, Dilma Rousseff, que assume o País neste sábado (1º de janeiro).

Confiram: 

Pra nunca esquecermos:

Ao longo dos anos, foi muito questionado o grau de escolaridade do presidente da República, principalmente quando Lula lançou seu nome para apreciação geral da nação brasileira. Esses falatórios foram tão fortes, que tiveram uma influência negativa, quando ele (Lula) candidatou-se pela primeira vez em 1989, e foi derrotado. Naquela época, e assim como foi agora, o processo eleitoral para a presidência da República foi marcado por muita mentira, calúnia e difamação, objetivando manchar a pessoa dele. Falaram que o mesmo não poderia ser o chefe do estado brasileiro, porque iria mudar as cores da bandeira do Brasil, perseguir os evangélicos e tumultuar definitivamente o país, por ser uma pessoa ligada ao sindicato dos trabalhadores. Então, sua vida fora especulada em revistas, jornais e televisão. Diante de tais circunstâncias negativas, como era extremamente difícil conseguir ganhar as eleições presidenciais.

A maneira como ele alcançou o Palácio do Planalto, levando em consideração as suas raízes, e as condições de vida que ele tinha quando saiu da cidade de Pernambuco, não há nenhuma dúvida, teve a interferência de Deus na condução deste processo. Deus um dia determinou no seu relógio de tempo que tinha que ser assim.

Lula foi um presidente diferente, não ficou restrito na sala do seu gabinete, ar condionado e conforto. Muitos criticavam suas viagens e andanças. Mas, essa atitude era o desejo de acompanhar de perto o sofrimento das pessoas, de forma específica o negro, o índio, os favelados, as crianças, e aqueles que viviam às margens da linha de pobreza absoluta.

Lula provou para todas as pessoas que o país estava precisando não era de ninguém que tivesse excelente currículo escolar, mas sim de uma pessoa que tivesse amor no coração e vontade política de corresponder aos anseios da população brasileira, demonstrando plena sensibilidade as questões sociais deste imenso país.

Ninguém pode negar, nem mesmo os seus opositores partidários, que ele não deu o seu melhor, a fim de que nosso Brasil fosse mais justo e caminhasse avançando na melhoria do bem estar das pessoas.

Na atual conjuntura em que nos encontramos com problemas concernentes à saúde, à educação, segurança pública, moradia e outras particularidades, embora ele tenha feito muito, um presidente consegue manter em final de mandato um nível tão alto de popularidade, algo invejável. Pois bem, Luiz Inácio Lula da Silva conseguiu tal proeza.

O presidente governou para os pobres, para os ricos, para a classe média e diversos seguimentos da sociedade, não fez acepção de posição social e estatus. Todos foram beneficiados através de suas ações.

Cumpriu seu papel fielmente como presidente, deixou sua marca e fez história. Sem dúvidas, deixará saudades para todos os brasileiros. Dentre seus inúmeros discursos, falou a língua do povo, isto facilitou e muito o sucesso do seu governo.

Por vezes, se confundia a figura do presidente com a de um homem comum, quebrou protocolo, juntava-se à multidão. Foi a sua simplicidade que tornou um dos presidentes mais queridos e populares do Brasil.

O presidente Lula deixou lições de perseverança para todos nós, em relação às várias tentativas de ser candidato ao cargo máximo do país. Aqui abro um parêntese e fecho ao mesmo tempo: Todas as vezes que ele foi candidato à presidência, teve a confirmação do meu voto, porque consegui enxergar nele muita vontade de realizar as grandes transformações em prol de todos os brasileiros.

Em Sobradinho-BA, tive a oportunidade de vê-lo pessoalmente quando ele se candidatou pela primeira vez, em 1989, infelizmente foi derrotado, porque ainda não era chegada a sua hora. No pleito de 2002, em Petrolina-PE, consegui dar um aperto de mão, dando minha força e contribuição, mesmo no anonimato. Sou suspeito em afirmar isto, mas é a mais pura verdade quanto aos fatos.

Foram oito anos de governo, avançou muito o país em suas mãos e, certamente continuará avançando, pois Deus o quer. Na história ficará registrado para sempre que um nordestino, sobretudo um torneiro mecânico, um trabalhador alcançou o topo, o cargo máximo de um país, a Presidência da República. Foi como se fosse uma compensação pelas lutas e obstáculos que teve em busca da realização do seu grande sonho. Esse presente dado por Deus à pessoa dele, ninguém tira, ninguém anula, foi o pai celestial que o legitimou para ser assim, desafiando a lógica humana, em detrimento das condições em que fora criado por sua saudosa mãe, e como chegou lá!

Finalmente, que Deus ilumine a mente da presidenta que chega bem como cada ministro e suas respectivas pastas. E se ela, Dilma Rousseff, dar continuidade aos projetos e as obras que estão em andamento, e colocar em prática o que prometeu em seu guia eleitoral, quando estava em campanha, certamente registrará sua linda história, como a primeira mulher presidenta do Brasil.

Antonio Damião Oliveira/Guarda Municipal

Uma lição de vida chamada Lula

  1. em nome de todos os Brasileiros disse:

    SAUDADE LULA VC NÃO VAI DIZER A DEUS VC VAI DIZER ATÉ 2014
    ATÉ LOGO

  2. cleiton disse:

    Meu caro Damião. O senhor fala muito sobre Deus e as falácias que o (agora) Sr Luis Inácio sofreu em sua primeira campanha presidencial. Pois bem, em primeiro lugar como pode Deus permitir tudo oque aconteceu no ano de 1989, já que o Lula era uma pessoa iluminada por Ele. Seria uma provação, como aconteceu com Jó? Para que somente no ano de 2002 conseguisse a vitória do “bem contra o mal”. Ou será que foi puro markting inserido em sua campanha, como por exemplo o ‘lulinha paz e amor’. Em que ele esqueceu neste ano e proclamou que um partido da oposição fosse exterminado da política brasileira. Como pode uma democracia viver sem oposição? Como pode um presidente, que não consegue ser criticado, falar uma estupidez dessas. Lula, como foi mencionado no texto, em suas viagens teve como propósito conhecer de perto o sofrimento do povo que o elegeu, mas suas viagens não passaram de autoelogios sobre a sua forma de governar. Onde tentou se estabelecer como o homem que “nunca antes na história desse país” foi o melhor presidente que esse Brasil já teve. Somente blá-blá-blá. Foi sim o governante que mais jogou para baixo do tapete os inúmeros escândalos de corrupção que permeiou seus oito anos de governo. Nunca antes na história desse país tivemos um governo tão corrupto, antietico e insensível a opinião publica.

    Mas tivemos algo de louvável na sua poltíca, como a continuidade do programa economico do governo de FHC. O que possibilitou a manutenção da estabilidade financeira e a inserção de vários brasileiros em melhores condições sociais. Estabilidade esta conseguida com FHC e mantida por Lula. Não quero com isso tirar o mérito de Lula, mas enaltecer a sua coragem em mater o rumo traçado pelo governo anterior em detrimento do que o seu partido cogitava.

    Deus não tem nada haver com a robalheira que esse governo promoveu.

  3. pedro disse:

    EJa vai tarde.

  4. fafa disse:

    Pedro vc tem certeza que vc é normau? vc não tem problema de esquecimento? porque vc dizer que Lula já vai tarde, ou vc pode ser RICO!!!!!!!!!!!!!! que isso Lula foi o CARA

  5. Dreda disse:

    Concordo 100% com as sábias palavras do Cleiton. Apesar de se autopromover como humilde, faltou a Lula a humildade para reconhecer que boa parte das coisas boas de seu Governo foram herança bendita do Governo anterior, que ele simplesmente manteve, e fez alguns bons ajustes, nada mais. Reforma tributária, previdenciária, política, etc que é bom, nada.

  6. damis disse:

    Meu caro cleiton,é bom a liberdade de expressão e viva a democracia!Boa parte da população brasileira não pensa como vc.Eu acho que seus comentários foram superficiais,porque esqueceu de enaltecer e reconhecer as grandes ações deste presidente que sai.Parece que vc é algum militante político de epoção,porque não teve a humildade de reconhecer na pessoa de Lula nada de bom,apenas atribuindo tudo o que lula fez a Fernando Henrique Cardoso.Finalmente, segundo as escrituras,todas as autoridades foramconstituidas por DEUS.

  7. cleiton disse:

    Meu caro Damis, as autoridades que você menciona são os chefes de uma nação? Então se todas as autoridades foram constituidas por Deus concluisse que as ações dessas autoridades estão de acordo com a vontade Dele. O que você me diria sobre as realizações feita por Adolf Hitler e Musssolini. Ou sobre Armadinejad, King jong IL, Hugo Chaves e Fidel Castro.

  8. Fabio disse:

    O que posso dizer é que LULA mudou a cara do Brasil. Dizer que ele não foi um bom presidente é normal pois os brasileiros esquecem das coisas rapido é tão provavel que tem gente que não sabe mais em qual deputado, senador e governador votou. Dou meus parabens a esse Ex presidente que fez historia no Brasil e que olhou pra um país e não pra apenas uma região como fazia os outros…. PARABENS LULA…. Será você novamente em 2014 com a força do povo.

  9. RODRIGUES disse:

    PARABENS!!!!!! LULA!!!!! na proxima eleição é você novamente. Você ja tem o apoio do povo, você vai tirar umas ferias de 4 anos e vai retornar em 2014.

  10. Desconstituidor de Discurso disse:

    Agora Lula vai dar palestras… rapidamente vai ficar milionário… o resto todos aqui já sabem como um ex-servidor público consegue ganhar tanto dinheiro depois que deixa o serviço público. Vai ter gente querendo pagar 100 mil para assistir a uma palestra de Lula.

  11. damis disse:

    cleiton,certa feita jesus diss:”aquele que não tem pecado atire a primeira pedra”…Todos nós cometemos erros e falhamos em algum aspecto da vida.Algumas pessoas citadas por vc foram extremamente cruéis em suas ações,mas,o amor de Jesus é tão imenso que se um dia elas pediram perdão,prontamente foram perdoadas.Em nossa argumentação,é muita maldade comparar as ações do presidenre Lula com essas pessoas.Plenamente estou de acordo,com algumas colocações da sua perte.Apenas acho que deveriamos ser moderados e usar o bom senso com relação a pessoa do presidente Lula.É por isso que é importante a democracia,cada um de nós utiliza da forma como queremos para defender nossos pontos de vista.Da minha parte respeito suas posições e espero que vc respeite as minhas.O bom disso tudo cleiton,é que o nosso embate é no campo da argumentação ideológica e não no campo vida pessoal.

  12. Jonh 13 disse:

    O artigo postado prima pela qualidade, pela fidelidade eleitoral ao hoje Srº LULA, mas este, sem sobra de dúvida realizou dois mandatos históricos no feitio de suas ações positivas; liquidação da dívida externa, assistência efetiva às classes sociais que se encontravam abaixo da linha de probreza, construção de 100 novas escolas técnicas federais, aqui na nossa região a Univasf, claro, diversas ações que beneficiaram sobretudo as classes sociais menos privilegiadas economicamente do nosso povo. Concordo também que faltou força política ao hoje Srº LULA para realizar duas reformas essências à nossa macro estrutura nacional; POLÍTICA & TRIBUTÁRIA, torçerei para que sejam desenvolvidas agora com DILMA. Outrossim em relação ao artigo, gosto de encarar LULA, como o ser o humano que é e não como o mito que construiram em torno dele, pois, fazendo um exercício de memória, como raciocinou um de meus mais queridos professores, ele raciocinou da seguinte maneira; quando LULA se tornou um eminente líder sindical, no ABC, exatamente naquele momento se processava a abertura, nos idos de 1979 e a inteligência de esquerda que sobreviveu ao golpe militar retornava, mas ainda com os direitos políticos limitados, não podia ainda promover movimento políticos… O que fizeram então? Se aproximaram do líder sindical em ascenção, o fortaleceram ideologicamente e o fizeram seu porta voz e naturalmente candidato! Continuaram no embate político até elegê-lo e deram-lhe sustenção nos dois governos consecutivos. Assim aceito o Srº LULA e não como o mito que criaram. De qualquer maneira, você fez dois excelentes governos Srº LULA!

  13. Maria de Fátima Silva disse:

    Então, nem Jesus Cristo é unanimidade.

    O reconhecimento de mais de 80% da população; a eleição de Dilma, os avanços sociais, as autonomias ao Ministério Público e à Policia Federal, consequentemente a maior transparência em escândalos que eram jogados debaixo do tapete, a criação de centenas de instrumentos educacionais (faculdades, escolas técnicas) especialmente nas zonas mais carentes, fazem de LULA o líder querido e carismático que é, o que lhe faltou em diplomas e escolas, sobrou-lhe em inteligência emocional para entender as necessidades do povo mais carente.

    Parabéns Antonio Damião, não se preocupe com os comentários acima, desagradáveis quando o Senhor faz uma homenagem a algém que merece, devem ser viúvas de algum político que votou em Serra e não conhece democracia, ah! esta tambem assegurada por LULA! em frente com Lula em 2014

  14. Jonh 13 disse:

    Pensar no Sr. LULA para 2014 é um total menosprezo ao Governo da Presidente DILMA que se inicia… Ela tem tudo para fazer um bom Governo, está herdando a máquina governamental estável e muito bem estruturada, porque não um bom Governo DILMA e consequentemente a reeleição da primeira mulher Presidente deste país? Salvo haja alguma crise mundial, será natural que ela seja bem sucedida, isto sim é tentar ver as coisas com clareza e não com a visão turvada por um mito… Com todo respeito que tenho pelo Sr. LULA!

  15. Maria de Fátima Silva disse:

    Então Amigo Jonh 13, é a minha opinião, e opniões são respeitadas em um País democrático como o Brasil de Lula e Dilma, Relembro que mesmo na crise Lula se saiu bem, com Dilma,
    AH! a quem o brilho da estrela de Lula turva? Aos que não o reconhecem como o melhor governo que o país teve.
    A mim seu brilho ajuda a enchergar longe… A vê que podemos! Coisa que não conseguiamos pensar a 8 anos atrás.

    Já pensou? Um pernanbucano, vizinho de mim, sem nenhuma faculdade fazer o que fez?

  16. Jonh 13 disse:

    Só por hoje, me estenderei a respeito deste tópico. Minha querida avó, se utilizava muito de um metáfora regional muito significativa e cheia de sabedoria; “Águas passadas não movem moinhos…” Qual é a dificuldade em entender que agora o timão governamental da embarcação chamada Brasil esta nas mãos da Presidente DILMA, que também é um do raros expoentes da inteligência de esquerda, que sobreviveu as masmorras da ditadura! O que estou tentando chamar a atenção, é que o GOVERNO agora é DILMA, que pela história, pela principal personagem que compôs a equipe do GOVERNO que passou, pelo GOVERNO que ora se inicia, merece como foi demostrado nas urnas, todo apoio do povo brasileiro! É minha opinião também, exercitando essa agora vigorosa democracia brasileira que; Descartar a possibilidade da Presidente DILMA se reeleger em 2014, fazendo um bom Governo, insisto, é no mínimo menosprezo… Outro enfoque primário e necessário, não existem GOVERNOS de homens sós, ou mulheres sozinhas, aqui, na minha humilde visão, GOVERNOS são grupos, ora bem sucedidos, oram mau sucedidos, mas serão sempre grupos e heterogêneos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários