Uma homenagem muito especial

por Carlos Britto // 08 de agosto de 2013 às 23:00

foto-pai-de-ericoO professor Eurico Serafim é um daqueles homens raros. Daqueles que não perdem a oportunidade de sorrir da piada, mas também não abre mão que esse sorriso seja ao lado dos amigos. Tranquilo, discreto e boa gente “demais da conta”, vi o amigo que sorri verter a lágrima. E ela desceu doída, aflita e angustiada.

Testemunhei sua dor em ver seu pai, Eurico Régis (foto), partindo aos poucos, como areia que cai da mão e não é possível segurar. No abraço de conforto vi alguém que sofria, mas foi possível enxergar a alma de alguém orgulhoso de que, os que estavam ali, se despediam de um cidadão de bem, de um homem tão raro quanto ele, que ainda não sabe que é.

Entre a emoção e a saudade, entre a dor e o orgulho, ele nos mandou esse texto que foi digitado por suas mãos, mas quem falou foi o coração:

Lá vai aquela figura inconfundível pela Ponte Presidente Dutra todos os dias, a pé, satisfeito da vida, pela manhã e pela tarde, inclusive domingos e feriados. Ele já fazia parte do cenário. Fazia isso como um preito de gratidão à sua amada Petrolina. Tinha que beijar-lhe as mãos todos os dias como filho apaixonado que sempre foi.

Açoitado pelas injustiças impostas pelos ímpios, resignadamente buscou a melhor maneira de blindar os seus filhos e a sua família de quaisquer sofrimentos, afastando vários dos espinhos que estavam nos nossos caminhos. Apesar de tantas adversidades, apesar de tudo, jamais se afastou das lições do “berço”, mantendo-se incondicionalmente fiel a Deus e à sua família, sendo intransigente no que se refere a questões éticas….Oh, homem bom …..nunca fez mal a ninguém, nem nunca abriu a boca para falar negativamente de alguém.

Depois de longa luta pela vida, de tanta esperança de retornar para o aconchego da família, Deus o chamou. Vai descansar junto a sua amada Esméria, D.Júlia, sua mãe, da Professora Lourdes Regis, sua irmã, seu filho José Erasmo e tantos outros queridos da família.

Saudades vão ficar ………da sua maneira sóbria, discreta e conveniente de se comportar em todos os lugares, …..dos saraus ao som de Nelson Gonçalves, …..das novenas a N. Sra. do Perpétuo Socorro, na casa de Seu Everton e D.Naninha (seus compadres),….. dos piqueniques na Ilha do Fogo, …..dos domingos no Estádio da Associação Rural,…. dos “casos” contados divertidamente aos filhos, ….dos simples, fartos e maravilhosos “réveillons” na nossa humilde casa da rua José Pititinga …..dos beijos espontâneos e tradicionais que tinha que dar no rosto de todos da família que o cumprimentavam, ….etc.

Não deixou herança material, mas deixou legados que o dinheiro jamais terá condições de comprar. Nos deixou o exemplo de homem íntegro, honesto, decente, digno, paciente, alegre, disponível, solidário….Nos ensinou a amar os livros e a crescer com eles…..Nos ensinou a amar verdadeiramente, o amor que não pede ou espera reciprocidade.

Enfim,obrigado Eurico Regis por tantas e tantas coisas maravilhosas que nos proporcionou.

Vá em paz meu querido pai! Que N. Sra. Rainha dos Anjos, de quem era tão devoto, o acolha carinhosamente.

Descanse em paz!

Nós, seus filhos e netos, enfim toda a nossa família, saberemos honrar o seu digno nome.

Viva Eurico Regis Serafim!

Uma homenagem muito especial

  1. Rosa Alves disse:

    Prof. Eurico,
    Não fui sua aluna, mas você sempre esteve presente em nossos encontros, junto com o Prof. Rivas. Conheci um pouco das suas qualidades narradas pelo Carlos Britto, que certamente foram “herdadas” do seu querido pai. A saudade fica, e ficará para sempre. Mas reconforta bastante o orgulho, a admiração e o respeito dedicado ao seu pai. A certeza que ele ensinou tudo que sabia e que seus ensinamentos foram incorporados pelos filhos, é também a certeza do cumprimento de sua maravilhosa missão nesse plano.
    Que Deus o receba e conforte a todos.

  2. GUILHERME VITOR disse:

    FAMILIA QUE SE AMA UNIDA….PERMANECE UNIDA VENCENDO ATÉ A MORTE!.

    SÃO COISAS SIMPLES QUE NOS ENCHE DE ESPRANÇAS!!..

    AMEI O QUE LI….ACHO TUDO ISTO MUITO LINDO E NECESSÁRIO ENTRE NÓS HUMANOS

  3. carlos augusto martins pereira disse:

    Não tive a honra de conhecer pessoalmente Seu Eurico, mas tive com ele, o vi nas ruas de Juazeiro… Mas para conhecer um pai, basta conhecer seus filhos: eu trabalhei e convivi com um dos seus filhos, Tadeu, sofri com ele no falecimento do seu irmão José Erasmo, e por essas e outras é que, como disse, se faz conhecer o feitio do pai, nas atitudes dos filhos.Um abraço a todos da família, que Deus os abençoe e conforte!

  4. Petrolinense disse:

    Bela homenagem. Percebe-se pelo texto que o sr. Eurico Regis era uma pessoa íntegra, do tempo que a honestidade era qualidade intrínseca de todo cidadão , alem disso vê-se que o mesmo era um apaixonado por Petrolina, coisa muito difícil de encontrar hoje em dia, pois, hoje, as pessoas só pensam no financeiro. Que Deus conforte a família desse petrolinense que era exemplo e espelho para todos.

  5. Wenderson Batista disse:

    Professor Eurico,

    Que Deus acalente o seu coração e de toda sua família.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *