Uma crônica para Maria Gadú em Petrolina

por Carlos Britto // 30 de agosto de 2011 às 20:38

O jornalista e professor Emanuel Andrade foi um dos que prestigiaram o show da jovem cantora Maria Gadú, na última sexta-feira (27) no Iate Clube. Saiu de lá enebriado pelo talento da garota.

Mas, para o jornalista, infelizmente a produção local não ficou à altura do show de Maria Gadú. Confiram seu relato:

Quem foi na última sexta-feira ao Iate para ver Maria Gadú, saiu extasiado com a beleza do show da menina que – diga-se de passagem – ainda é estreante, mas manda bem o recado, sem crise de estrelismo. Não é uma monstruosa voz, mas tem estilo próprio e agradável no papel de compositora. Nem precisa lembrar o aval de Caetano, com quem andou dividindo DVD e palcos. Mas lembrar dos incidentes de sua passagem por Petrolina. Excelente iniciativa da produção local, apesar dos tropeços, a começar pela propagação de que haveria uma surpresa. Até a possível presença do mesmo Caetano foi cogitada. Conto de vigário. Aliás, várias surpresas negativas.

A primeira foi o intragável atraso da cantora, que ao subir no palco lá pelas 2 horas da madrugada pediu mil desculpas e várias vezes. Atraso que deixou cheiro de mistério no ar. Aqui quero frisar o desrespeito com o público, que em lugar nenhum do planeta merece pagar para passar por isso. Foram precisos gritos, vaias e chamado repetitivo por “Gadú, Gadú, Gadú”.

Não era para menos, para quem tinha muito o que fazer no sábado. Anunciou-se antes que o show começaria pelos menos por volta da meia noite e meia. Ainda bem que a vereadora Maria Elena – que conhece os direitos do consumidor e do cidadão – estava na plateia e fez reclamação apontando pro relógio. Aí vale lembrar que em Salvador a Câmara instituiu há anos que na Concha Acústica do Castro Alves os shows têm que começar por volta das 21h. Mas tudo bem, em quase todo Sertão o povo tá acostumado com shows que varam madrugada.

Mesmo assim, a produção local do show não espirrou nem a mínima. Depois de algumas pré-atrações, já pela madrugada, manda umas figuras (que até merecem aplausos pelo talento) encarar a trupe do Michael Jackson. E tome o passinho da lua. Até deu pra se divertir. Só que imitações a essa hora da madruga é um golpe no humor de qualquer um. E diante da cena real do atraso, nenhuma satisfação por parte de um locutor que só engrossava a voz e gritava para dizer que o DJ da noite tocava as melhores músicas do mundo.

E que músicas!: bate-estaca de boate, daquelas que dói até em ouvidos de surdos. Um repertório que desconstrói a linha musical da atração Gadú. Quem sabe o som da Gretchen ajudasse, já que a moça está virando Cult. Quem estava na tal pista só se estressava e dizia palavrões. Aliás, uma pista muito longe – o que é outro absurdo – do palco. Perto do palco em Petrolina só fica quem compra mesa e consome as bebidas mais caras do bar. Um tipo de divisão social que parece separação de castas, o que está virando rotina. Algo que não se vê em outras cidades.

Sim, quem paga mais caro no mercado bruto tem direito ao melhor. Mas quem paga pra ficar na pista qualquer dia vai ficar do lado de fora. Nos grandes centros tem mesa, camarote, tem de tudo… Mas as pistas ficam bem mais perto do palco. Isso precisa mudar senão vai virar rotina. E haja provincianismo. Ainda bem que o show compensou de verdade, pois além de suas canções Gadú interpretou muito bem a clássica “Lamento Sertanejo’, de Gilberto Gil. Foi muito aplaudida. Mas o lamento do público engrossou e muito o atraso. Desculpas e satisfação são palavras civilizadas que estão no dicionário. Volte sempre Gadú, mas cante mais cedo! Que com outras atrações a cena não se repita. O público merece respeito.

Emanuel Andrade/Jornalista e Professor

(foto Maria Gadú/reprodução)

Uma crônica para Maria Gadú em Petrolina

  1. O STRESS disse:

    Me desculpe o nobre jornalista e professor, mas o texto que ele escreveu
    deixa transparecer um certo nível de stress ou coisa parecida. Calma, professor! Shows iniciam com atraso aqui, em New Iork, em Tóquio, em Paris e em Madri. Isso – o atraso e a falta de respeito com o público – não é privilégio dos provincianos. Forte abraço e…. calma!!!

  2. Show disse:

    Na minha humilde opinião, o atraso não foi tão determinante assim no show. Posso dizer que valeu a pena e muito. Lembro do coro de um jovem “Ne me quitte pas” e a cantora talentosíssima voltou ao palco e cantou. Achei impressionante, pois se ouvia apenas uma pessoa gritando tal música. Talento, carisma fazem dessa ilustre cantora!

  3. Dr. Teodoro disse:

    Tive em um show de CHICLETE COM BANANA em Recife no sabado e começou 10 da noite e depois teve Aviões do forro o show de aviões começou 12:30 o ingresso da pista era R$ 40,00 no chevrolett holl ambiente climatizado, cheverja gejada e muita gente bonita, aqui se não pagar pelo menos R$ 150,00 não vê o show e sim uma zuada da piii…

  4. PAULO disse:

    Parabéns pela crítica professor! De fato, muita gente reclamou da organização do show. 2h de atraso é um absurdo. Parabéns também para a organização do show de KID ABELHA, também no Iate, onde o show começou às 12:00h “EM PONTO”. Pena que eu ainda estava na GIGANTESCA fila para entrar.
    AGORA, 2H É UM ABSURDO SIM! QUE ISSO NÃO SE REPITA.
    Sabe aquela festa que muita gente, cerca de 90%, repudiou a organização do show e sairam falando mal dela??? Foi essa.

    1. Bruno Afonso disse:

      Pura coincidência, o show do KID ABELHA foi mais uma grande produção da SUCESSO PROMOÇÕES,isso implica que
      realmente a culpa foi da Maria Gadú. Dia 12 de novembro tem mais um grande show com a marca da Sucesso Promoções:
      OS PARALAMAS DO SUCESSO, está programado para começar ás 0:45, vou conferir, se realmente vão cumprir esse horário, não perco por nada esse show!!!

  5. Maria Auxiliadora disse:

    Nenhum produtor em Petrolina e Juazeiro vê meu dinheiro, única e exclusivamente pela absoluta falta de respeito pelo meu horario.
    Só saio de casa quando sei que o show tem hora marcada.
    É um absurdo dizer que começa 11 ou 12 e começar 2h e todo mundo achar correto.
    Taí o exemplo de Luan santana que atrasou e foi”obrigado”pelos fâs a repassar o cache para entidades sem fins lucrativos. Pelo exemplo do publico que reclamou.
    Ja´que os produtores não se incomodam com a falata que faz os que não vão porque se aborrecem com a demora. E sem pedidos de desculpas, geralmente.

  6. Patrícia disse:

    Caro Professor,
    Estou me perguntando o que “Você” estava fazendo lá, já que deixa transparecer nas suas malfadadas linhas que nem curtia a cantora… Ah, já sei, deve ser para demonstrar aos amigos que é “Cult”.
    Já estive presente em vários shows organizados pela produtora que trouxe o show de Gadu e todos começaram pontualmente, coisa que não acontece em shows abertos,mas em teatros.Quanto a surpresa… Feliz surpresa, diga-se de passagem, mas para quem entende de Show Bussines, mais uma vez cartada de mestre da Produção do evento, ninguém nunca imaginou que pudéssemos reviver o astro do POP, através do melhor cover do mundo… já que Rodrigo – o Michel, Cover – ganhou vários prêmios nacionais e internacionais… Mas isso é pra quem entende e é mais descolado! Estou vendo não ser o seu caso.
    Ah! quanto a pista, o nome já diz tudo: PISTA………., Então não pode realmente ser na frente do palco, senão as mesas não poderiam ser comercializadas. Acorda e vê se faz críticas construtivas!
    Quanto às vaias, nada mais Tupiniquim, o Senhor insinua que foram preciso vaias para que Gadu subisse ao palco, talvez querendo dizer que Ela não tenha recebido o cachê, mas uma falta de informação sua, nenhuma grande atração nacional ou intercional, ou até mesmo local, sobe ao Palco sem receber o cachê integral…. E como vimos lá, a produção da cantora a todo momento arrumava os instrumentos no palco, o que deixa claro que a produção já estava aqui, por sinal, desde a quinta-feira, mas Gadu ficou de vir na sexta-feira e perdeu o avião, tendo de fretar um jatinho que a trouxe até aqui. Então que fique bem claro para todos nós espectores, que nem sempre a culpa é somente da produção ou de falta de pagamento a culpa também pode ser do artista, e que no caso de Gadu, foi extremamente educada e humilde pedindo desculpas pelo atraso várias vezes.

    1. Emanuel Andrade disse:

      Meu caro. acredito que vc não saber ler e nem interpretar o que eu disse. Nao falei que nao gostava de Gadu e nem sou cult.
      E se vc interpretou o problema como sendo a falta de cachê total, provelmente está ai resposta. Malfadada talvez sua defesa em coidsas erradas. Por acaso vc recebe algum cachê para agir nessa indignação contra o público? Quanto foi?
      Provincianismo nao é a minha praia. Se vc quer saber cobri shows por dez anos no Recife e pesquiso sobre o assunto. Vc não é a pessoa ideal para falar sobrte esse assunto.

      Emanuel Andrade

      1. patricia disse:

        Emanuel,
        Não recebo nenhum cachê, mas sempre compro mesas e vou a vários shows, coisa q não acontece com vc. Quanto a dizer q cobriu shows por 10 anos em Recife, acho que aqui não seria legal, porque as suas críticas são infelizes. Não tenho indignação quanto ao público, até porque público não se resume somente a vc, nem preciso ganhar nada pra defender produtora alguma, porque aqui na nossa região todo mundo conhece a produtora q realizou o Show – são 17 anos de SUCESSO! Quanto à você acabou de chegar e já quer difamar a empresa dos outros. Crítica não se faz assim, vc é bastante infeliz nas suas colocações. Acho que lá em Recife vc deve ser mais importante, por enquanto, aqui percebo q vc só está querendo conseguir um espaço, ou quem sabe seus 15 segundos de fama.

  7. Cris Maria disse:

    Concordo totalmente com a crônica.
    Achei uma falta total de respeito com o público.Sai antes de acabar.Realmente show aqui na região nem de graça eu vou.Achei uma merda tudo lá.E olhe que sou fã de Mariaaaaaaa…Achei decepcionante

  8. Marcos disse:

    Gostaria de parabenizar o nobre Professor, acredit que esse pessoal pensa que o interior do Nordeste só tem gente burra, que aguenta ficar esperando por horas por uma pessoa que ficou famosa, que se acha a última pessoa do universo. Em relação as festas aqui na cidade estão cada dia pior, devido a esses produtores que só pensam em grana e não respeitam o público. Parabéns Professor.

    1. Marcos disse:

      E ainda esqueci de lembrar que o show foi mais ou menos uma hora de duração, isso é uma vergonha, demorar tanto e quando cehga canta tão pouco tempo por um preço tão caro, duvido se nas capitais dure esse missero tempo. Isso é discriminação com o povo do INterior do Nordeste.

  9. joao doido disse:

    se liga doido, vc que queria ter o talento dela e n tem, vivemos no Brasil e aqui todo mundo se atrasa……

  10. benne disse:

    ESTÁ MAIS DO Q NA HORA DESSES PROMOTORES DE EVENTOS QUEBRAREM A CARA PELO DESRESPEITO COM O PUBLICO. NO MINIMO É FALTA DE PAGAMENTOS DOS CACHÊS.

    1. Sandra disse:

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!! Falou o cara que trabalha em instituições financeiras e sabe quem paga e quem não paga cachê….kkkkkkkkk

  11. Rosa Alves disse:

    Para quem estar elogiando a organização do evento uma pergunta: ganharam os ingressos? Porque justificar um atraso de duas horas, achar que é normal, que isto acontece em todo show .. é demais…É por isso que neste país já não se reclama de mais nada… porque tudo ficou “normal”…O show do Cover Michael foi um “arraso”…
    Mas não paguei para vê-lo. Paguei para ver Maria Gadú.

    1. Sandra disse:

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkk, então ganhou de quebra o Michael Jackson, ficou no lucro!!!!!!!!!!!!

  12. Emanuel Andrade disse:

    Corrigindo…

    Grato aos que postaram neste blog opinião que foram condizentes com a verdade e não com meus comentários. Como jornalista é meu papel apontar absurdos do tipo. Quem paga ingresso até para ver circo mambembe, merece respeito. Afinal, não vivo de jabá em nenhuma circunstância pra ficar calado. E isso não se chama estresse, mas coerência para com o público e comigo. Se tivesse medo de falar verdade não assinava o nome verdadeiro, usava codinomes. Escrevi o artigo como profissional da imprensa e público pagante. E pensando nos que se indignaram com a palhaçada. Só isso. Doa a quem doer.

    Emanuel Andrade

    1. José Roberto Barbosa disse:

      É Emanuel, diante dos fatos ocorridos, a produção local não teve culpa do atraso da artista. Isso merece uma retratação sua,pois, postou comentários sem ter a devida ciência dos acontecimentos. Você deveria ter entrado em contato com o produtor do evento,pois o trabalho feito por Osvaldinho da Sucesso Promoções é elogiado em todo o Brasil, e a sua credibilidade faz do Vale do São Francisco um roteiro obrigatório para as grandes turnês de shows nacionais.
      Parabéns a Sucesso Promoções pela iniciativa de locar um jatinho,para trazer a Maria Gadú ao Iate Clube,isso sim, é uma atitude de respeito e compromisso com seu público.
      Estamos cheios de jornalistas desinformados no Brasil.
      Está perdoado Emanoel Andrade !
      Ainda bem que você assistiu mais um grande show de nível internacional.
      Você deveria ter vaiado a Maria Gadú quando ela subiu no palco!

    2. Eduardo Amorim disse:

      José Roberto,
      Seria só forró e pagode !
      Fui ao evento, e achei tudo bem organizado.
      Fiquei na área VIP, que estava um luxo, skol geladíssima, e outras novidades, Rolou uma boate muito massa e várias garçonetes do restaurante Curaça servindo a galera. Achei o máximo a homenagem aos 53 anos do \Michael Jackson, o cara errebentou !
      Adorei o atraso da Gadú,senão terminaria muito cedo a festa.
      Quanto vai custar a área vip para o show dos Paralams? Já começou a vender? Esse vai ser o show do ano!
      Valeu Sucesso Promoções,a festa foi tudo de bom.

  13. José Roberto Barbosa disse:

    O que seria de Juazeiro e Petrolina senão fosse a Sucesso Promoções?
    Já fui a grandes shows memoráveis,tais como: Caetano Veloso,Djavan,Kid Abelha,Skank,Jota Quest,Titãs,Victor e Leo,Paulo Ricardo,Engenheiros do Hawaii,Capital Inicial, Charlie Brown Júnior,Paula Fernandes…. e muitos outros.
    Soube que a Sucesso Promoções não teve nenhuma culpa pelo atraso da artista, e sim, que ela perdeu a conexão em Salvador. De imediato foi fretado um táxi aéreo. Isso sim é respeito ao público,que
    não soube do acontecido. Sempre os shows da Sucesso Promoções começam pontualmente,infelizmente imprevistos acontecem.
    Independente do show da Maria Gadú,que foi excelente,adorei a performace do Michael Jackson Cover, que encantou a todos e foi muito aplaudido. Foi uma noite maravilhosa e me divertir demais.
    Já estou aguardando o próximo show que foi anunciado: OS PARALAMAS DO SUCESSO na sua turnê de trinta anos.
    Com certeza será mais um grande SUCESSO!

    1. Patricia disse:

      Ainda bem que apareceu alguém sensato!!! Faço minhas as suas palavras!!!! Valeu!!!

    2. Paulo Januário disse:

      Mas o show de Paulo Ricardo foi o pior de todos que já vi na história do Iate. Aquele sujeito era pra ter sido preso naquele terrível reveillon. E a produção multada por tudo de errado que foi aquele panacéia!!! Quem quiser que lembre a porcaria que foi.

  14. Andréia disse:

    Kkkkkkkkkkkkk!! Show aqui na região começar na hora certa??? Nuncaaaaaaaa!! É piada, não é???!!
    E essa coisa de “pistas”, “camarotes”, “tapetes vermelhos”, “áreas vips”,etc. é coisa de gente que não ocupa lugar nenhum no mundo (leia-se vazios de alma, cérebro e coração) e fica querendo se afirmar de acordo com o local onde fica nesses shows (se é que alguns podemos chamar de “show”, excetuando-se o de Maria Gadu, claro!), achando que ficar nessas áreas exclusivas vai torná-los “imortais celebridades”. E claro, como em toda sociedade capitalista, tem gente prontinha pra ganhar dinheiro em cima da imbecilidade dos outros, criando esses espaços próprios para massagear momentaneamente o ego de que só tem isso: ego…
    Sábias palavras as suas, Emanuel. Em nenhum momento ofendeu a artista, e isso foi grandioso de sua parte.

  15. Bruno Afonso disse:

    Tais fatos e acontecimentos. isentam a Produção local do evento,deveria ter uma multa para a Maria Gadú pagar pelo seu erro.
    Sábia a atitude e urgente em locar um jatinho para trazê-la ao show em Petrolina !
    A crônica diante desses fatos se torna infundável, e a eficácia da Sucesso Promoções louvável, em saber contornar tal situação em tão pouco tempo,dando margem de tempo em realizar um evento primoroso e delicado. Comprei uma mesa e fiquei bastante satisfeito com o que foi prometido,desde a localização no mapa,bufê de salgados da Saborei,atendimento privilegiado e mais a brilhante apresentação e homenagem ao ídolo Michael Jackson,foi espetacular.
    A Maria Gadú se desculpou diversas vezes,deve ter levado uma enorme bronca do produtor do evento. Quanto a quem estava na pista , já sabia onde iria ficar,pois, um fusca custa um preço e uma Hilux SW4 custa 20 fuscas. Dá próxima vez, compre uma mesa ou uma área vip,para não ficar tão constrangido,certo.
    Parabéns, a festa foi extraordinária e o Iate merece receber mais esses tipos de eventos nacionais.

  16. Girlane Santos disse:

    Concordo com o Sr. Bruno Afonso,…realmente a Maria Gadú deveria pagar uma multa pelo seu atraso.
    Só vou em eventos da Sucesso Promoções,pois são os mais organizados e lindos, só shows nacionais de gabarito ( coisa de capital),adorei a festa e melhor ainda a homenagem feita ao Michael Jackson, fiquei toda arrepiada com as performaces e os figurinos identicos aos originais,levou o público ao delírio. Quanto a Maria Gadú,cantou músicas legais,só faltou ela cantar umas de Caetano Veloso.
    Manoel, agora diante desses fatos ocorrido e sabido,seja humilde e faça uma crônica construtiva,pois não é fácil produzir shows nacionais,fazer forró e pagode,todo mundo faz,mas trazer grandes turnês nacionais, só a Sucesso Promocões tem essa credibilidade.
    A festa do Iate foi bárbara,vou aguardar agora o Herbet Viana,pra mim a melhor banda de Pop nacional é Paralamas do Sucesso.
    Grata,fiquem com Deus!

  17. Marcelo Sampaio disse:

    O cara lá em cima lembrou bem a porcaria que foi aquele cantor ultrapassado ex-RPM que foi paulo Ricardo. E lembro que a Sucesso promoções prometeu bebidas para área Vip gratuita. E deu vinho e espumante de quinta categoria. O Emanuel não tem que se desculpar em nada. Jornalista tem de ser incisivo mesmo. Chega de picaretagem. Ora, e óbvio que Maria Gadu subiu ao palco depois que tudo foi pago. Pronto. Esse pessoal que sai em defesa de coisas erradas que vao de encontro ao consumidor gostam de flashes nos portais engrossando o caldo da falsa sociedade. ÔOO PROVINCIANISMO!!!

    1. Girlane Santos disse:

      Marcelo,vc é muito desinformado ! Nenhum artista nacional e sua equipe (banda), saem para fazer show sem estar pago 100%! A culpa assumida pela artista Maria Gadú foi notória, e isentou a Sucesso Promoções de
      qualquer falha pelo seu atraso. Achei bonito da parte dela, o resto foi só alegria e mais um showzaço, com muitas canções belas, na voz ímpar,da nova musa da nossa MPB.
      Parabenizo a Sucesso Promoções e com certeza eu estarei no próximo dia 12 de novembro no Iate Clube para assistir a melhor banda de Pop nacional: Os Paralamas do Sucesso, afinal só a Sucesso Promoções faz os melhores shows nacionais.KKKKKKKK bjs.

  18. Paula Carvalho disse:

    Ô Girlane que defesa clichê e barata.
    Vc deve ganhar algo ou ter relações de compromisso com a Sucesso.
    Gente, assumir erros é tão normal e profissional.
    pelo jeito você não paga pra ver shows.
    Gadú como musa é de fazer chorar.
    A MPM só reproduz a reprodução do que já foi produzido.
    Acorda garota.
    Depois de Cássia Eller, tudo ficou igual e repetitivo.

    1. Girlane Santos disse:

      Lembrou bem, Cássia Eller, foi a Sucesso Promoções quem a trouxe para o Casarão em Juazeiro/BA, por sinal foi um dos últimos shows. O que seria de nós, senão fosse a Sucesso Promoções ? Essa pergunta foi feita pelo Sr. José R. Barbosa,….Forró e pagode é a resposta certa .
      Vou aguardar o ícone Herbert Viana, que vem a Petrolina na sua turnê de 30 anos,
      da melhor banda de pop rock do Brasil:
      PARALAMAS DO SUCESSO, dia 12 de novembro no iate clube. Valeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários