Um Novo Tempo

por Carlos Britto // 15 de dezembro de 2008 às 19:28

Foi Janus, o deus das portas e transições da mitologia romana, quem deu seu próprio nome ao mês de janeiro pela extraordinária capacidade de e ver passado e futuro simultaneamente. É nele que concentro minha maior inspiração para conversar aqui com vocês.

Claro que Deus é a única e verdadeira inspiração, contudo o seu livre arbítrio me possibilitou ser um apaixonado pela leitura e fã incondicional de mitologia.

Agora deixo o passado para trás e vivo esse presente que já será passado também quando você estiver lendo esse texto. Romper o trabalho de assessoria política, deixar de ser secretário municipal e voltar para a província agora é fato real. E a vida real exige adaptações severas. Nada que eu não conheça, não tenha vivido, que não esteja habituado ou que não estivesse contando as horas para voltar a fazê-lo.

O desafio de criar um Blog, o primeiro atualizado em tempo real em nossa região, é um desafio tão fascinante quanto trabalhoso. Chego revigorado para este novo desafio. Se de um lado venho mais experimentado para o ofício a ausência me impõe uma responsabilidade maior. Saberei corresponder sobretudo por ser um aprendiz contínuo. Um aluno dedicado que teima em não aprender para ter a oportunidade de continuar tentando.

Rompo com qualquer ligação política para selar aqui uma aliança com você que vai me acompanhar por esse fantástico veículo. Não sou hipócrita. A amizade continua, mas os laços profissionais se desfazem.

O Blog se pautará, incondicionalmente, pela seriedade, pela ética e pelo bom senso.

Tenho a convicção de que preciso fazer o melhor respeitando a todos, mas sem me curvar para manter a credibilidade do veículo que se abre agora para mim e para você. Será necessário obstinação. Como já prescrevia Montesquieu no século XVIII, “não se constrói uma sociedade baseada na virtude dos homens, e sim na solidez das instituições”.

Nunca é demais lembrar que o fortalecimento de tudo depende – acima de tudo – de uma comunidade bem educada, bem informada por meios de comunicação responsáveis e empenhada na manutenção da liberdade, da democracia e da justiça.

É bom tê-lo ao meu lado nesse novo desafio. Que Deus nos guie.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.